Como Curar a Anemia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos


A anemia é um problema de saúde que atinge mais de 30% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Este transtorno de saúde frequente nas regiões mais pobres do mundo. Ainda hoje, milhões de crianças que passam fome morrem em decorrência da doença, que afeta o sangue e prejudica a produção de glóbulos vermelhos.

Em 1999, metade das crianças brasileiras tinham anemia. Hoje, o número é menor devido às políticas públicas criadas em prol de acabar com a fome e a miséria no país. No entanto, a anemia infantil ainda é um grande problema a ser enfrentado no país, haja vista que a doença é causada em decorrência da má, ou falta de, nutrição, entre outros fatores.

Este problema trata-se de uma doença causada pela falta de ferro, vitaminas ou ácido fólico no organismo. Dependendo do que está em falta, assim pode variar o tipo de anemia.

Há diversos tipos de anemia, como anemia falciforme, anemia sideroblástica e anemia ferropriva.

Quer saber o que é anemia, quais são suas causas, tratamentos e muito mais? Confira nesse artigo todas as informações e dicas que temos para você! Veja abaixo:

O que é?

É uma doença caracterizada pela dificuldade na produção de hemoglobina, que, por sua vez, é primordial para o desenvolvimento de glóbulos vermelhos. Dessa forma, a anemia faz com que o oxigênio não chegue a todas as veias sanguíneas, o que faz com que a pessoa afetada pelo problema se sinta fraca ou, nos casos mais sérios, venha a desmaiar, entre outros transtornos. Isto é, a anemia não se trata de uma doença em si, mas de um problema de saúde que pode ser decorrente de outras doenças.

A anemia de células falciformes trata-se de um defeito estrutural hereditário dos glóbulos vermelhos. Já a anemia sideroblástica trata-se da incapacidade de para realizar ou utilizar a hemoglobina, enquanto a anemia ferropriva é decorrente da privação ou deficiência de ferro no organismo. Ou seja, há diversos tipos de anemia, sendo que em todos os casos é primordial contar com a ajuda médica para superar o problema de saúde que leva a morte milhares de brasileiros todos os anos.

Quais são as causas?

Causada pela deficiência de vitaminas, ferro e ácido fólico no organismo, a anemia está associada à desnutrição e pode ser causa por outras doenças que prejudicam a saúde do sangue, como o câncer, o alcoolismo e a AIDS, entre diversas outras.

Em relação à anemia infantil, ainda hoje a principal causa para que o transtorno de saúde afete tantas crianças no país são os problemas de nutrição da mãe, enquanto gestante, e da falta de alimentação adequada para os bebês assim que nascem.

Isto é, a anemia é causada pela falta de nutrientes essenciais ao organismo e à oxigenação do sangue. Portanto, trata-se de um problema de saúde que precisa ser evitado através do consumo adequado de vitaminas, minerais e ácido fólico.

Quando a alimentação não é o suficiente para combater o problema, é comum que os médicos e nutricionistas receitem suplementos vitamínicos, que também são recomendados às gestantes para evitar que a criança nasça com anemia.

Como saber se tenho anemia?

De forma geral, é preciso ir até o médico para detectar a anemia e encontrar um tratamento adequado para o problema de saúde. A anemia, quando não é tratada, pode gerar problemas de saúde mais sérios. No caso das crianças, especialmente, é preciso tomar providências rápidas para que o crescimento e desenvolvimento seja saudável.

Principais sintomas da anemia

  • Palidez da pele e mucosas;
  • Fraqueza;
  • Falta de disposição e ânimo;
  • Falta de apetite;
  • Apatia;
  • Cansaço;
  • Tonturas;
  • Dores musculares;
  • Falta de ar;
  • Falta de memória;
  • Taquicardia;
  • Desmaios.

Como funciona e como é feito o tratamento da anemia?

Cada caso de anemia é avaliado de forma diferente pelo médico. No entanto, é comum que o tratamento se dê através da reeducação alimentar, em decorrência da necessidade de consumir mais vitaminas e minerais através de alimentos, e da ingestão de suplementos vitamínicos, que ajudam a regular as taxas de vitaminas necessárias para a saúde do organismo.

Para casos mais sérios, também pode ser preciso recorrer às transfusões sanguíneas.

É essencial que, caso você desconfie que está com a anemia, ou que uma criança está com este problema de saúde, procure um médico com urgência para que possa ser feita uma avaliação e um diagnóstico acerca da situação.

É possível recorrer aos hospitais e postos de saúde, que contam com médicos, clínicos gerais e nutricionistas que estão preparados para oferecer suporte aos pacientes que sofrem com a anemia e indicar o tratamento mais adequado para cada tipo de anemia. Evite se automedicar!

Como prevenir a anemia?

Para evitar a anemia, tenha uma alimentação nutritiva e consuma alimentos que possuem vitaminas, ferro e ácido fólico, como verduras, legumes, folhas, saladas e frutas, entre outros.