Como Curar a Anorexia


A anorexia é um distúrbio alimentar que faz com a pessoa fique com um peso muito inferior ao que é aconselhado para a idade e para a altura que tem.

As pessoas que sofrem de anorexia têm um medo irracional de aumentar o peso e consideram que estão gordas, mesmo que estejam subnutridas.

Quem sofre de anorexia abusa do ginásio e das dietas pois para elas vale tudo para perder peso.

Neste artigo, damos-lhe alguns conselhos para curar a anorexia!

Sintomas da anorexia 

Os principais sintomas da anorexia são os seguintes:

  • Medo exagerado de ganhar peso;
  • Falta de confiança;
  • Baixa auto-estima;
  • Não fazer as refeições ditas normais;
  • Exagerar no exercício físico
  • Não menstruar durante dois ou três meses.

Aceite que tem um problema

A grande ameaça neste tipo de problemas é a pessoa não admitir que algo não está bem. Diga em voz alta que tem um problema, fale com amigos sobre isso e desabafe sobre o que a inquieta. Este é o primeiro passo que vai dar para a sua cura.

Na nossa sociedade, infelizmente existe o culto da imagem perfeita e em todo o lado vemos publicidade a dietas milagrosas e a métodos super rápidos para perder peso. Isto contribui muito para a proliferação desta doença e é essencial que perceba desde o início que algo não está bem, pois só assim vai ser capaz de procurar ajuda e de se curar.

Procure pessoas com o mesmo problema

Existem grupos de pessoas organizados onde pode falar e partilhar a sua experiência com pessoas que sofrem do mesmo problema. Este tipo de terapia é muito importante pois vai fazê-lo perceber que não está sozinho no Mundo e que existe uma solução. Nestas reuniões, por norma, existem testemunhos de pessoas que já sofreram de anorexia e que superaram a doença. Ouvir estes testemunhos dar-lhe-á força e motivação para ultrapassar a anorexia.

Aceite o seu corpo

Não existem corpos perfeitos, por muito mais que as marcas de roupa e de desporto gostem de fazer parecer. Toda a gente se sente insatisfeito com alguma parte do seu corpo e não é por emagrecer exageradamente que vai atingir a perfeição.

Vivemos numa sociedade em que as pessoas magras são encaradas como as pessoas que estão corretas, mesmo que a magreza seja excessiva. Não estamos a defender a obesidade, pois esta também é um problema que acarreta graves consequências para a saúde, mas é necessário encontrar um equilíbrio. O importante é que esteja saudável e se sinta bem consigo próprio.

Se sentir que precisa de emagrecer, faça-o de forma ponderada e tenha sempre em mente que não existem dietas milagrosas e que aqueles planos alimentares que prometem perda de peso em muito pouco tempo são bastante prejudiciais ao organismo.

Consultar um médico com urgência

A prioridade para tratar a anorexia é ter acompanhamento médico constante, pois o pesomuito baixo traz problemas sérios para os órgãos vitais. Muitas vezes, a hospitalização é a melhor solução, pois é a única forma de haver um acompanhamento a tempo inteiro e de monitorizar os sinais vitais. Além disso, infelizmente em muitos casos a anorexia leva a tentativas de suicídio, pelo que estar rodeado de profissionais de saúde é essencial para evitar estas situações extremas.

A pessoa que sofre de anorexia não vai encarar bem este tratamento, pois vai achar que quem a quer internar quer o seu mal e quer que ela fique gorda. Assim, são os familiares e amigos que têm que ter força suficiente para internar a pessoa, tendo a consciência de que estão a tomar a atitude certa!

Veja também: Como curar a Bulimia

Saia de casa e distraia-se

Arranje um hobbie, saia com amigos e faça voluntariado! É muito importante que durante a fase do problema de anorexia arranje forma de ocupar a cabeça, para que não tenha tempo de pensar em coisas que não deve!

Fazer voluntariado é uma das melhores coisas que pode fazer, pois vai ajudá-lo a conhecer novas pessoas e a sentir-se útil por estar a ajudar.


A anorexia é um problema muito sério que em casos mais extremos pode mesmo levar à morte. Por isso, não deve ser encarado de ânimo leve. É importante que as pessoas que rodeiam quem sofre de anorexia se informem sobre a doença e que façam de tudo para ajudar a pessoa doente.

Por muito que não entendamos, quem sofre deste problema considera realmente que está gordo e que tem que fazer de tudo para perder peso. Cabe aos amigos e familiares serem pacientes e fazerem de tudo para que a pessoa se trate.

Em todo o processo da doença é essencial que haja um acompanhamento médico, pois só assim será possível a pessoa curar-se.







  • Como curar a Bulimia

    A bulimia é a repulse por alimentos. A pessoa faz a sua refeição normalmente, mas depois provoca o vômito para expulsar tudo aquilo que…