Como Curar Artrite Reumatoide


A artrite reumatoide incomoda bastante e causa grandes dores nas articulações de todo o corpo. Pode ser uma doença com uma cura complicada, em que aliviar os sintomas é o principal objetivo.

Ainda não existe uma cura totalmente eficaz para a artrite reumatoide mas é possível aliviar os sintomas da doença e ficar livre de dores. Veja aqui as nossas dicas para curar e aliviar as dores da artrite reumatoide

O que é a Artrite Reumatoide?

Artrite reumatoide é conhecida como uma doença associada à inflamação das articulações e normalmente é caracterizada por ser uma doença crônica. Contudo, a artrite reumatoide é uma doença auto-imune que pode afetar outros órgãos como por exemplo, os pulmões, os olhos e até mesmo o coração.
Normalmente sempre que o nosso corpo é infetado por algum vírus ou fungo, a tendência do nosso organismo é formar anticorpos que ajudem a combater as doenças, mas no caso da artrite reumatoide, os anticorpos começam a atacar as articulações e os tecidos que revestem os restantes organismos, ou seja, os anticorpos têm um comportamento anormal face ao que é costume acontecer com outro tipo de doenças.

A Artrite Reumatoide é uma doença que geralmente afeta indivíduos entre os 30 e 50 anos de idade, em ambos os sexos, sendo que aparece com mais frequência nas mulheres. Se porventura esta doença for detetada em indivíduos com menos de 16 anos, considera-se como artrite idiopática juvenil.

Quais as causas

A artrite reumatoide é uma doença que se manifesta pela inflamação das articulações, a sua causa exata ninguém conhece e ainda permanece em estudo, tanto pode ser um agente externo como por alguma razão pode ser reação do próprio organismo.

Quais os sintomas

Um dos principais sintomas desta doença já foi identificado e trata-se da inflamação das articulações, outros problemas poderão surgir como a perda de movimentos, sendo que à medida que o doente vai exercendo a sua atividade diária, a rigidez dos movimentos vão desaparecendo.

Dores no corpo, cansaço e febre são outros sintomas que poderão surgir no início da artrite reumatoide. De qualquer modo, sempre que apresentar estes sintomas procure o seu médico para desvendar o problema.

Como tratar

Os doentes que sofrem de artrite reumatoide devem ser aconselhados e acompanhados por um médico reumatologista. O tratamento evoluiu imenso ao longo dos anos, mas este é um tipo de doença que ainda não tem cura a 100% como já foi dito, a artrite reumatoide tem fases em que com o tratamento desaparece, mas pode voltar a aparecer.

Como prevenir a artrite

Não existem formas específicas para prevenir a artrite reumatoide, o que pode ajudar é o seu diagnóstico da doença o mais breve possível, assim como o tratamento adequado para prevenir danos superiores nas articulações já afetadas e apresentação de uma alimentação equilibrada é uma das atitudes que pode ajudar a prevenir não só a artrite reumatoide, como qualquer outro tipo de doença. O ômega 3 e os óleos dos peixes são ingredientes bastante úteis no que toca a reduzir as proteínas inflamatórias.

Outra dica que pode ajudar na prevenção da criação de novos problemas é evitar fumar, visto que os indivíduos fumadores e que adquirem esta doença, têm uma probabilidade muito maior de criar doença pulmonar, face aquelas pessoas que fumam e não adquirem a artrite reumatoide. Todos os cuidados são poucos e se puder prevenir algumas doenças opte pelo regime de vida saudável.