Como Curar Assaduras – Pomadas e Remédios Naturais


As assaduras ocorrem devido à continuação de forças de atrito entre a pele e roupas, tecidos, calçados, fraldas e diversos outros motivos. Normalmente, as partes mais afetadas são as coxas, a virilha, os mamilos, a barriga, as axilas e os pés. Sobretudo, é importante saber como curar assadura para que o problema não se agrave e se torne uma infecção, além de que as assaduras incomodam e provocam dores e ardência na região afetada pelo problema.

Muito comum em bebês, devido ao longo período em que utilizam as fraldas plásticas, as assaduras podem ser evitadas tomando algumas precauções, como passar pomadas e cremes que evitam o seu surgimento, entre outras. No entanto, é comum que muitas pessoas ainda fiquem em dúvida sobre como curar assaduras. Por isso mesmo, nesse artigo reunimos uma série de informações que podem te ajudar nesse aspecto! Veja abaixo:

Quais são os sintomas das assaduras?

O principal sintoma da assadura é o surgimento de vermelhidão, ardência no local afetado e coceira constante na área afetada. Portanto, antes de ela avançar e começar a doer ainda mais é comum que a pele fique irritada ou inchada antes. No caso das assaduras em bebês provocadas pelo uso de fraldas (dermatite de fralda), o principal sintoma é o surgimento de erupções vermelhas nas nádegas da criança. As assaduras são facilmente identificadas por qualquer pessoa, pois provocam dores e machucados na região do corpo afetada.

Quais são as causas das assaduras?

As assaduras podem surgir devido aos mais diversos motivos, como roupas apertadas, calçados que pegam no pé, higienização inadequada, obesidade, transpiração excessiva, contato prolongado com acessórios de plástico e excesso de limpeza na pele. Outras causas comuns também envolvem a colonização da pele por fungos e uso de antibióticos. O mais comum é que as assaduras surjam em decorrência do contato excessivo da pele com um fator agressor.

Tratamentos

Para tratar a região afetada pela assadura de forma natural, basta utilizar um sabão neutro para realizar a higienização do local e enxaguar bem. Em seguida, seque bem, porém evite esfregar a toalha na pele, já que fazer isso vai provocar o agravamento do quadro. Encoste de leve a tolha, de modo a remover toda a umidade sem agredir a pele. Por fim, o ideal é utilizar alguma pomada adequada ou um lubrificante natural que promova a cicatrização.

Os óleos naturais ajudam a pele a se recuperar, porém você deve procurar pelas opções que não contém fragrância. Entre os óleos que podem ser utilizados na cura de assaduras, estão: o óleo de amêndoas, o óleo de calêndula e a lanolina. É essencial que esses óleos sejam aplicados na pele já higienizada e seca. Caso julgue necessário, você também deve aplicar uma gaze no local depois de passar o óleo para proteger a região dos atritos.

Um tratamento caseiro eficiente e barato é utilizar o gel de aloe vera, proveniente das babosas. Muito utilizado nas queimaduras, esse gel é eficiente para promover a cicatrização da pele e pode ser aplicado direto no local afetado para evitar a coceira, a ardência e a vermelhidão. O gel de aloe vera pode ser encontrado nas farmácias, assim como as pomadas e cremes que combatem as assaduras e em gel pós-sol. Procure pelas opções compostas por 100% de babosa natural.

Outra opção é utilizar um creme com arnica, que promove cicatrização rápida e sensação de alívio rápido. Nas farmácias, é possível encontrar cremes, pomadas e bálsamos com arnica. A principal vantagem desse método é o alívio instantâneo dos inchaços e dores. Da mesma forma que a babosa, basta aplicar o creme com arnica sobre a região afetada e esperar o produto agir. Em poucos instantes é possível sentir a melhora.

Pomadas para assadura

Há vários produtos no mercado que ajudam no tratamento de assaduras. Abaixo listamos algumas pomadas que você encontra em farmácias para assaduras.

  • Hipoglós
  • Bepantol
  • Desitin Rapid Relif
  • Creme para assaduras da Weleda
  • Dersani Baby

Como prevenir as assaduras?

Sem dúvidas, a melhor forma para não sofrer com as dores e transtornos gerados pelas assaduras é investir em métodos de prevenção do problema. Portanto, nos bebês é indicada a utilização de pomadas, cremes e talcos específicos para combater assaduras, que preparam a pele para ficar em contato com as fraldas sem ser lesionada. Além disso, é essencial que a fralda seja trocada com frequência e que as nádegas da criança sejam higienizadas de forma adequada pelo adulto responsável.

Em relação às assaduras que surgem em adultos, a melhor forma de prevenir é evitar roupas apertadas demais e calçados de plástico que provocam o atrito da pele e machucam os pés. Manter a pele arejada, usar sabonetes neutros, tomar bastante líquido para manter-se hidratado, secar bem o corpo após o banho e utilizar roupas íntimas com tecidos, como o algodão, que não agridem a pele são outros métodos eficientes de prevenção.

Veja também: Como curar pano branco

Caso seja frequente ter assaduras entre as pernas, devido a roçarem entre si enquanto está a andar, vestir uma cinta modeladora, que vá desde a cintura até aos joelhos, para evitar o contacto direto entre a pele das pernas, é uma boa tática para prevenir o aparecimento de assaduras entre as pernas.

Como as assaduras também podem ser provocadas por alergia, o ideal será prestar atenção a todos os alimentos que você consome e evitar os ingredientes “fortes” e que podem ocasionar a aparência de assaduras. As mamães que estão amamentando também devem ficar atentas a esse aspeto.







  • Como curar uma Queimadura

      Acidentes todos sofremos, e queimaduras por vezes acontecem, apesar de não querermos que isso aconteça, pois ninguém gosta de sofrer com a sensação…

  • Como curar queimadura solar

    Passou demasiadas horas ao sol? Saiba que uma exposição prolongada aos raios solares pode causar graves problemas na sua pele incluindo câncer! Tenha em…