Como curar a baixa Auto-estima


A importância da auto-estima e do respeito próprio em relação a um estilo de vida saudável e a felicidade é difícil de negar. Um olhar mais atento sobre o assunto mostra que ambos são possíveis. Encontrar um caminho confiável para uma auto-estima adequada é chave para a felicidade duradoura. Todos estão ligados, mas não assim, como muitos sociólogos e educadores pensam.

O que é auto-estima?

Existem muitas definições de auto-estima. A auto estima tem a ver como nós nos vemos e apreciamos. Este relacionado a sentir-se bem consigo mesmo, como realizar seus próprios desejos e/ou conseguir que suas realizações sejam confirmadas por outros e poder comparar-se com os outros.

Independentemente das suas definições, o respeito próprio é uma parte fundamental do que somos como indivíduos, e isso afeta na totalidade nosso comportamento dentro da sociedade. Uma grande parte dos males sociais, como o crime, a pobreza e o vício, foram atribuídos a baixa auto-estima.

Especialistas no desenvolvimento da primeira infância enfatizam a importância de promover a autoconfiança positiva em uma idade precoce. Como a maioria dos pais, eles reconhecem a necessidade das crianças ter um senso positivo de auto-estima para construir uma boa base social e lidar com o mundo à sua volta.

Esta necessidade emocional profunda não se limita a crianças e também não é ruim. Uma auto-avaliação positiva certamente ajuda a espalhar um humor otimista em nosso ambiente. No entanto, há razões para se preocupar quando se vê que um número crescente de educadores chegou à conclusão de que isso traria automaticamente bons resultados na escola e se apenas os alunos se sintam bem consigo mesmos.

Muitas vezes nos tratamos injustamente, consideramos nossas próprias habilidades como insuficientes, e sentimos mais respeito aos outros do que a nós mesmos. Existem muitas formas de como a falta de auto-estima na vida cotidiana pode aparecer, como ele emerge e do que você deve fazer para fortalecer seu auto-respeito.

Dicas para fortalecer seu auto-respeito

Assim como alguém perdeu sua auto-estima com o tempo e circunstâncias especiais, ela também precisa de tempo para se reconstruir. Isso não funciona de uma hora para a outra. Para estas pessoas os padrões negativos de pensamento foram perseguidos durante um longo período de tempo e não podem ser facilmente apagados. No entanto, quando a pessoa reconhece a necessidade de ação e quer mudar alguma coisa, ela também precisa da motivação necessária para manter-se.

As dicas a seguir também ajudam a reconstruir a auto-estima, recuperar o reconhecimento de suas próprias forças e se tratar de forma justa. Os erros são cada vez mais evidentes do que os outros, porque nos confrontamos com eles todos os dias e nos conhecemos melhor. Além disso, esperamos mais de nós mesmos do que dos outros. Ninguém pode satisfazer tal grau de perfeccionismo.

Seja misericordioso com você. Tente olhar seus próprios pontos fortes e fracos. Peça ajuda a um amigo ou colega. Isso ajudaria você se algo der errado. Eles oferecem ajuda e mostrarão compaixão.

Concentre-se em sua própria pessoa

Muitas pessoas somente têm auto-estima quando alguém da família, amigos e colegas — fazem para ela um elogio. O respeito próprio deve sempre vir de dentro de você. Nunca espere que alguém te elogie para aumentar sua auto estima. Mesmo críticas ou desentendimentos não alteram o valor de sua pessoa. Aprenda a confiar em você, para não depender do encorajamento dos outros. Se você tiver sucesso nesta etapa, você conseguira auto-respeito equilibrado.

Definir limites

Sem o auto-respeito necessário, nos deixamos pressionados por outros porque estamos convencidos de que não merecemos nada melhor. Para mudar essa maneira de pensar e, claro, o comportamento dos outros, é necessária uma clara distinção. Não permita que as pessoas te influencie, mas deixe claro que você sabe como apreciar e defender suas opiniões e sua pessoa.

Da mesma forma, você precisa enfrentar limites para manter a auto-estima que é construída com o tempo. Seja forte e lute com você quando os padrões de comportamento anteriores reaparecem. Se você não conseguir sozinho procure a ajuda de um especialista. Nada este perdido. Você tem seu próprio valor e descobrirá isto mais cedo ou mais tarde.







  • Como curar e parar com os pensamentos negativos

    O positivismo e a presença de pensamentos positivos já foi comprovado cientificamente que trás inúmeros benefícios no nosso dia a dia! A “arma” de…

  • Como curar a baixa Auto-estima

    A importância da auto-estima e do respeito próprio em relação a um estilo de vida saudável e a felicidade é difícil de negar. Um…

  • Como curar a Depressão

    Quando alguém está com uma depressão, todos os pensamentos são pessimistas, fica sem capacidade de ter alguma ideia, alguma solução, a tristeza e a…