Como curar a Boqueira – Ferida no canto da boca

A boqueira nada mais é do que uma pequena ferida ou rachadura que aparece nos cantos dos lábios e causa um enorme desconforto e uma dor, principalmente quando se abre a boca para comer, falar, escovar dentes, etc… Ela é provocada por fungos e pode ser tanto unilateral (aparecer em apenas um dos lados da boca) como bilateral (em ambos os lados).

Esta situação é muito semelhante ao herpes labial, porém podem ter algumas diferenças começando pela boqueira que surge apenas no canto da boca e o herpes pode aparecer em qualquer área do lábio.

Mas afinal, o que será que você já sabe sobre essa condição? A seguir, poderá aprender muito mais sobre o que é boqueira, assim como os seus sintomas, causas, prevenções e tratamentos.

O que é boqueira?

A boqueira é uma ferida que se manifesta no canto da boca, sendo o seu nome científico ‘queilite angular’.

Ela surge a partir da proliferação excessiva de fungos em nosso organismo e alguns hábitos também podem ocasionar o seu aparecimento, tais como lamber os lábios com muita frequência, por exemplo, ou partilhar copos com pessoas que sofram deste problema.

A boqueira pode aparecer de um lado da boca ou de ambos. Pode acompanhar vermelhidão, dor ou até mesmo dificuldade para abrir a boca. Mas, de modo geral, a condição é comum e dificilmente grave.

Quais os sintomas desta infeção fúngica?

Entre os sintomas da boqueira podemos destacar:

  • Ferida no canto da boca;
  • Sensação de que os lábios estão ardendo (principalmente do lado da ferida);
  • Dor na hora de abrir a boca, e principalmente, na hora de comer ou falar;
  • Sensibilidade nos cantos dos lábios (mais forte no local da ferida);
  • Pele mais seca, especialmente a do rosto;
  • Vermelhidão no canto dos lábios;
  • Pequenas rachaduras ou crostas também podem ser consideradas feridas e são sintomas de boqueira.

A boqueira traz sensibilidade e desconforto na boca como sintomas principalmente na hora de beber ou comer alimentos com ácidos, sal ou grande concentração de açúcar.

Causas de boqueira

Como já destacamos anteriormente, a boqueira é causada principalmente pela proliferação de fungos em nosso organismo. Além disso, lamber os lábios com muita frequência, ficar com a boca sempre molhada (como os bebês enquanto usam chupetas, por exemplo) e usar aparelhos ou próteses dentárias também podem ocasionar o surgimento da ferida na boca.

A boqueira também surge quando o indivíduo faz o consumo por longos períodos (ou muito frequente) de medicamentos corticoides inalados. O mesmo também pode ser dito para antibióticos.

Quem está com o sistema imunológico muito comprometido, tais como pacientes com diabetes do tipo 2 ou HIV, por exemplo, também pode manifestar esse tipo de ferida com grande frequência.

A boqueira pode aparecer devido ao consumo excessivo de alimentos ácidos, ou ao simples aparecimento de uma ferida, ou pequeno corte no canto da boca que evolua para uma infeção. Também é comum aparecerem boqueiras através do contágio por copos mal lavados utilizados por pessoas infetadas com este problema – situação muito recorrente em restaurantes.

 

Tratamento de boqueira: como curar?

O tratamento da boqueira é simples e não costuma ser longo.

O primeiro passo é manter os lábios bem hidratados e os cantinhos da boca secos e limpos. Evitar passar a língua na região também pode ajudar na cicatrização, uma vez que a saliva ajuda a proliferar ainda mais os fungos.

Para auxiliar no tratamento, a aplicação de pomadas fluconazol ou cicatrizantes (desde que prescritas por dentistas ou médicos) também é recomendada. Uma opção costuma ser a pomada Omcilon, que além de cicatrizante, também é rica no mineral zinco. Pomadas antibióticas também podem ser as preferidas pelos médicos, como é o caso da Neomicina, por exemplo. Neste caso, o medicamento que irá acabar com os fungos é oral, sendo os comprimentos de fluconazol os geralmente prescritos.

Nota: Todos estes medicamentos antifungicos e antibióticos referidos, só devem ser tomados com o aconselhamento e prescrição do médico! Caso sinta a necessidade de recorrer a medicamentos, deverá visitar o seu médico e pedir para que avalie a situação e receite o melhor medicamento para a sua boqueira.

Como já destacamos antes, o consumo de alimentos cicatrizantes durante uma infecção por boqueira também é recomendado para que ela seja curada com maior eficácia e rapidez.

Caso não tratada a queilite angular pode se tornar permanente ou crônica – ou seja, indo e voltando em alguns períodos do ano.

Apenas casos mais graves (e extremamente raros) exigem a realização de cirurgias plásticas. Elas são indicadas para levantar os cantos da boca após manifestações muito excessivas deste tipo de doença.

Como se prevenir da boqueira

Felizmente, existem algumas medidas simples e eficazes capazes de prevenir o surgimento de boqueiras. Confira a seguir quais são elas.

#1. Manter os cantos da boca sempre bem limpos e hidratados

Essa recomendação é válida principalmente no calor, quando a umidade dos lábios é um dos fatores que causam a proliferação de fungos em nosso organismo.

#2. Evitar o consumo de alimentos ácidos

Alimentos extremamente salgados, frituras, industrializados, congelados e alimentos ricos em ácidos podem não só ocasionar a boqueira, como também, atrasar o tratamento por completo da mesma.

Além disso, os alimentos com alta concentração de açúcar também podem causar ou agravar uma ferida de boqueira. Por isso, evita o consumo de refrigerantes e doces de modo geral.

#3. Mantenha os lábios sempre hidratados

Passando, pelo menos 3x ao dia, protetores ou cremes labiais. Não se esqueça também de passar antes de dormir!

#4. Aposte em alimentos cicatrizantes

Para além de um bom tratamento, os alimentos cicatrizantes também são um bom tratamento para a boqueira! Suco de laranja e iogurte são alguns exemplos de alimentos que auxiliam na formação do tecido responsável por ‘fechar’ a boqueira. Sendo assim, se você já tiver tido a condição uma vez, já sabe como se cuidar da próxima.

Artigos relacionados

  • Como curar as Feridas

    Ninguém deseja sofrer um corte no dedo, ou em outra parte do corpo, ou abrir uma ferida porque caiu… É algo que incomoda e…

  • Como curar Herpes Labial

      Bolhas pequeninas todas juntas nos lábios ou em redor da boca são muitas vezes confundidas com aftas, mas pode estar muito enganado! Essas…