Como curar a Caxumba – Papeira


Está com um inchaço de lado na cara? Sente dor? A área afetada está quente? Muito provavelmente está com caxumba que também pode ser chamada de papeira ou parotidite.

De fato é desconfortável ter caxumba, mas a parte boa, é que essa doença só irá aparecer uma vez na sua vida! Se tomar a vacina da Caxumba, então nunca irá contrair a doença!

A caxumba afeta principalmente os jovens (crianças e adolescentes), mas em nada impede que os adultos também possam ter essa doença! Tome atenção no caso dos adultos porque pode ser mais grave, mas neste artigo vamos explicar tudo sobre a caxumba e dar os melhores truques e dicas para curar a caxumba, aliviar sintomas e até ensinar a fazer um remédio caseiro para curar a caxumba.

O que é a Caxumba?

A doença da caxumba é caracterizada por um inchaço na lateral da bochecha. Esta doença é causada por uma infeção viral (por um vírus) que irá “atacar” ou atuar nas suas glândulas que produzem saliva (glândulas parótidas). Tenha em atenção porque a caxumba é contagiosa! Atualmente já existe uma vacina de prevenção da caxumba, mas até existir, os casos de doentes com caxumba era muito grande!

Quais as causas da Caxumba?

Como já foi dito na definição, a caxumba é uma doença causada por uma infeção viral que é contagioso, ou seja, passa de pessoa para pessoa através da saliva. O beijo é uma ou a principal causa da transmissão da caxumba, mas na verdade não é preciso estar beijando a outra pessoa para contrair caxumba, basta estar conversando muito próximo de uma pessoa que esteja infetada com caxumba para contrair também. Partilhar utensílios que sejam colocados na boca (talheres, copos, escova de dentes, algum alimento, etc), com uma pessoa que tenha essa doença, é uma forte possibilidade para contrair a caxumba!

Quais os sintomas da Caxumba?

O principal sintoma que é bem visível na Caxumba, é o inchaço das glândulas salivares que é visível na bochecha. Este inchaço é acompanhado de dor na área afetada!

A partir do momento em que ficou infetado com a Caxumba, os sintomas não são logo visíveis, mas já é possível que infete outras pessoas! O período de infetar outras pessoas vai até 9 dias após começar a sentir os sintomas. Até começar a sentir os sintomas, demora entre 2 a 3 semanas.

Há pessoas que sentem poucos sintomas, ou um sintoma muito leve, desta doença! O sintoma mais comum é mesmo o inchaço que é visível na cara e causa alguma dor, mas este sintoma principal da caxumba pode ser acompanhado de outros sintomas, tais como:

  • Febre e dor de cabeça;
  • Fraqueza e cansaço (fadiga);
  • Pouco apetite;
  • Dor ao fazer movimentos com a boca (falar, mastigar, engolir…).

Em casos mais graves, a caxumba pode causar meningite ou surdez! Se ocorrer após a puberdade, também pode causar uma inflamação e um inchaço nos testículos ou ovários. Caso isso aconteça, é necessário procurar ajuda médica URGENTE! Até porque pode levar à infertilidade nos homens!

Como curar, como aliviar sintomas e como tratar a Caxumba?

A caxumba é causada por um vírus, e por isso, tal como as outras infeções virais, o nosso próprio corpo irá combater os vírus. Apesar de ser um sofrimento, a maioria dos adultos e das crianças que têm caxumba, ficam livres dessa doença em pouco mais de 2 semanas…

A parte “boa” da caxumba, é que você só irá ter essa doença uma vez na sua vida, tal como a catapora. Depois de contrair a doença, o seu corpo irá combatê-la, eliminar e depois de curar irá ficar imune à caxumba!

Artigo relacionado: Como curar Catapora

Não existe grande forma de se livrar da caxumba… Terá que ficar aguentando até o seu organismo limpar o vírus para que você se sinta melhor. Contudo, é possível aliviar alguns sintomas que são sentidos durante o tempo em que você está com caxumba. Lembre-se, enquanto estiver com a doença, não saia de casa para não ter chance de contaminar outras pessoas!

Se está com caxumba, o melhor que tem para curar é o repouso e esperar que o tempo passe! Mas veja estas dicas para aliviar os sintomas da Caxumba:

  • Repouse na cama até ficar sem febre;
  • Se tiver dor tome um medicamento analgésico (p.ex: paracetamol);
  • Use compressas quentes ou frias e aplique na área inchada para aliviar a dor;
  • Não coma alimentos muito rijos que seja necessário mastigar muito, prefira alimentos liquídos ou semi-sólidos;
  • Não consuma bebidas ácidas (suco laranja, limão), ou outros ácidos que obriguem as glândulas a produzir saliva;
  • Beba bastante água!

IMPORTANTE: Não dê aspirinas a crianças que estejam a sofrer de caxumba! Se está com dores, o melhor será tomar o paracetamol! Ou então consulte o seu médico.

Remédios Caseiros para Curar a Caxumba

Estes remédios caseiros para a caxumba, não vai curar eficazmente a caxumba! Simplesmente vai acelerar a cura e vai ajudar a aliviar os sintomas.

Pasta de Gengibre

Em casa pode fazer este remédio para ajudar a curar a caxumba. Basta colocar 3 colheres de sopa de gengibre em pó e juntar um pouco de água para fazer uma pasta. Use essa pasta sobre o inchaço para aliviar os sintomas.

Aloe Vera

Use também o aloe vera para aliviar a dor na área inflamada. Basta esfregar a polpa do aloe vera na região que está afetada e inchada para sentir melhorias.

Pasta de folhas de margosa

Junte folhas de margosa e açafrão em pó, misturados em pouca água. Aplique essa pasta sobre o inchaço e deixe estar durante 15 minutos! Faça isto TODOS os dias e irá sentir melhorias ao fim do 5º dia.

Folhas de figueira sagrada

Num tacho coloque 4 a 5 folhas de figueira sagrada com um pouco de água e deixe aquecer por alguns minutos. Por fim, coloque um pouco de azeite de oliva. Aplique essa mistura durante 15 minutos antes de ir dormir. O inchaço irá reduzir.

Beber água do arroz cozido

Beber líquidos é muito importante! Aproveite a água da cozedura do arroz e beba 2 a 3 copos dessa água por dia! Nessa água, junte um pouco de gengibre em pó (1 colher de chá por copo é suficiente). Junte também 1 colher de chá de alho em pó. Esta água pode não ser muito agradável, mas as propriedades curativas que ela tem são maravilhosas para acelerar o processo de cura da caxumba!

Como prevenir a Caxumba

A Caxumba só ocorre uma única vez na vida de um indivíduo! Se você já teve caxumba alguma vez na sua vida, pode ficar tranquilo, não vai voltar! Porém, há pessoas que têm caxumba e não sabem, e isso é transmissível de pessoa para pessoa! Se ainda não teve caxumba e sabe de alguém que tenha, evite estar muito próximo dessa pessoa… Como já foi dito, a caxumba se transmite através da saliva, por isso evite ficar falando muito próximo de pessoas que tenha caxumba, evite trocar talheres e outros utensílios pessoais com outras pessoas.

É difícil saber se a outra pessoa tem caxumba, isto porque já pode tar infetado com o virus e no entanto os sintomas ainda não são visíveis nem a própria pessoa sabe que está infetado com o vírus da caxumba, contudo, já pode transmitir a outras pessoas…

Por isso, a melhor prevenção será mesmo tomar a vacina! Tome a vacina da Caxumba e não irá correr mais riscos de contrair caxumba! O seu corpo irá ficar protegido contra futuras infeções com o vírus da caxumba. Se alguma vez já teve caxumba, então já não precisa o vírus porque o corpo já estará pronto a eliminar o vírus caso ele apareça novamente no seu organismo.