Como Curar Cólicas Menstruais ou Dismenorreia – O que é, Sintomas, Causas e Tratamentos


Todas as mulheres, pelo menos em um momento da sua vida irão sofrer de cólicas menstruais que geralmente são leves, mas podem “atacar” de uma forma mais intensa causando dores de barriga fortes, também chamado de dismenorreia. Tudo o que dói associamos a algo ruim, porém, estas cólicas causadas pela menstruação não são necessariamente ruins, elas apenas indicam que está saudável e que se está a iniciar um novo ciclo menstrual.

O que são cólicas menstruais?

As dores menstruais são mais frequentes nas adolescentes principalmente nos primeiros anos de menstruação. Porém, nada impede que mulheres adultas também sintam este desconforto abdominal. Existem dois tipos de cólicas menstruais: A primária e a secundária.

A cólica menstrual primária surge desde o início da menstruação – menarca – e é de natureza desconhecida. A secundária é um tipo de cólica que geralmente ocorre quando existem inflamações pélvicas, endometrioses e/ou miomas.

Causas das cólicas menstruais

O útero da mulher está feito de forma a receber um óvulo fecundado para dar origem a um bebê. No inicío do ciclo, existe uma camada no útero – o endométrio – que terá como função nutrir um embrião. Porém, quando não existe fecundação, o endométrio torna-se inútil naquela situação e começa a libertar prostaglandia que irá obrigar o próprio útero da mulher a contrair para que o endométrio seja expelido do útero. Essas contrações são as principais responsáveis pelas dores menstruais que as mulheres sentem e tanto se queixam.

Sintomas das cólicas menstruais

Para além da forte dor sentida na região do abdómen, este problema que tanto afeta o sexo feminino também pode estar acompanhado de outros sintomas tais como:

  • Dores de cabeça;
  • Tonturas;
  • Má disposição, enjoos e vômitos;
  • Diarreia.

Como aliviar as dores menstruais?

As cólicas provocadas pela menstruação na mulher são “normais” e deve ser visto como uma coisa boa, significa que tudo está funcionando corretamente. Contudo, essas dores podem ser bastante incómodas e é importante procurar uma forma de aliviar as dores, pelo que é possível usando medicamentos ou através de formas naturais e exercícios.

Apesar de ser algo normal a mulher ter dores menstruais de vez em quando, acaba por não ser normal quando essas dores viram rotina. Se as cólicas passam a ser recorrentes é importante que a mulher procure um médico ginecologista para investigar melhor o caso e realizar exames médicos de forma a encontrar onde está o problema para poder avançar com o tratamento.

Se o problema estiver a surgir devido a outras patologias ou complicações, deverá escutar atentamente as indicações do seu médico e fazer o tratamento prescrito por ele.

Se por outro lado, felizmente, o desconforto abdominal que sente é devido à libertação de prostaglandinas que vai provocar as contrações, existem métodos simples que podem ajudar no tratamento das cólicas menstruais e a aliviar as dores.

1. Pratique Exercício físico

Praticar exercício físico promove a libertação de endorfinas que causam a sensação de bem estar e ainda ajudam a relaxar o corpo;

2. Faça Alongamentos

Ao alongar está a estender e a relaxar os músculos, ao mesmo tempo irá aliviar a dor;

3. Faça massagem embaixo da barriga

A massagem permite um relaxamento dos músculos aliviando as dores provocadas pelas contrações

4. Ingira alimentos ricos em fibra

As fibras dos alimentos ajudam a excluir o excesso de estrógeno no organismo o que irá resultar numa diminuição da dor sentida.

5. Coloque uma bolsa ou compressa de água fria na barriga

A água gelada é bastante eficiente para curar as dores menstruais, isto porque o frio impede a produção de prostaglandinas, as principais causadoras das contrações que provocam dores.

6. Bolsa ou compressa de água quente também ajuda

O efeito do calor não é tão duradouro como o frio, mas também resulta, uma vez que o quente irá relaxar os músculos e dilatar os vasos sanguíneos reduzindo a dor.

7. Medicamentos e remédios para cólicas menstruais

Por fim, se não consegue dar conta da dor, pode tomar um medicamento anti-inflamatório que certamente irá aliviar o desconforto sentido.

Como prevenir as cólicas menstruais?

A prevenção é a melhor forma de evitar sofrer com estas dores mais tarde. É importante fortificar-se com um suplemento de Vitamina B1 ou de magnésio. Uma alimentação saudável e equilibrada também é o rumo certo para evitar futuras dores de barriga provocadas pela menstruação. Exercícios físicos frequentes também irá contribuir para reduzir o fluxo menstrual e reduzir a síntese de prostaglandinas devido à libertação de endorfinas durante o exercício físico, evitando assim futuras dores.







  • Como Curar as Cólicas ou Dores de Barriga

    Costuma ter cólicas? As suas dores de barriga são muito fortes? Descubra aqui de que forma pode tratar e como curar as cólicas. Por vezes,…

  • Como curar a Diarreia

    É horrível quando a diarreia aparece nos piores momentos… Quando estamos fora de casa, quando estamos a sair de casa, no meio de uma…

  • Como curar candidíase

    Tem a área genital vermelha? Sente coceira? Não sabe o que fazer? Leia este artigo para saber tudo sobre a candidíase e saber quais…

  • Como Tratar Corrimento

    Toda mulher possui, eventualmente, secreções vaginais chamadas de corrimentos. É muito importante identificar a cor, o cheiro e a frequência desses fluidos, para saber…