Como Curar as Cólicas ou Dores de Barriga

Costuma ter cólicas? As suas dores de barriga são muito fortes? Descubra aqui de que forma pode tratar e como curar as cólicas. Por vezes, sem saber como nem porquê, temos dores de barriga – cólicas. São bastante desconfortáveis e incomodam! Aprenda aqui, de que forma e como pode curar as cólicas.

O que são as cólicas?

Cólicas, são dores que ocorre em órgãos ocos, especialmente estômago, intestino e útero. É uma dor consequente de algum distúrbio a nível gastrointestinal ou por vezes no caso das mulheres, devido à menstruação, causando desconfortos abdominais, atacando na maioria dos casos, as mulheres, mas também os homens.

Causas das cólicas / dores de barriga

São diversos os fatores que podem causar as cólicas ou dores de barriga, como por exemplo: ingestão de alimentos muito frios, bebidas frias, alimentos em más condições (fora do prazo), ingestão de alimentos gordurosos, má digestão, acumulação de bolos fecais, stress e ansiedade, entre outros. Nestes casos, as cólicas costumam vir acompanhadas de espasmos abdominais e diarreia.

Para além da alimentação, as cólicas ou dores de barriga também aparecem nas mulheres, devido à menstruação. Durante as primeiras fases do ciclo menstrual, o útero prepara-se para receber uma possível gravidez. Quando essa gravidez não acontece, o organismo tem necessidade de se libertar dessa preparação feita anteriormente. Para que isso aconteça, algumas células do útero libertam uma substância química. Essa substância química, vai provocar a contração do útero, resultando numa forte cólica menstrual.

Para além destes casos, as cólicas também acontecem em casos de nervos, ansiedade e stress.

Como tratar e curar as cólicas – dores de barriga

Nas cólicas ou dores de barriga acompanhadas de diarreia, existem várias formas de combater essa dor. A forma mais eficaz, é simplesmente evacuar. Porém, isso nem sempre é suficiente para aliviar a dor, e deve-se adotar outras técnicas para controlar a dor. Para isso deve-se melhorar a alimentação, de forma a fazer uma alimentação mais saudável e evitar comidas gordurosas. É também importante beber bastante água. A ingestão de água (cerca de 2 litros por dia), pode ajudar a prevenir as cólicas.

Para além disso, um chá de camomila, também ajuda a aliviar a dor provocada pelas cólicas. Além de acalmar as cólicas intestinais, por ser um chá com propriedades calmantes, também ajuda a combater as cólicas e as dores de barriga se a sua causa for devido a stress ou nervosismo.

Métodos para diminuir a dor de barriga e curar as cólicas

1. Respiração

– Em cólicas não muito dolorosas, através de uma respiração controlada e profunda, pode-se aliviar a dor. É importante que esteja numa posição confortável quando tenta controlar a dor com a sua respiração.

2. Alimentos e líquidos

– Não sobrecarregue muito o seu estômago com alimentos que irão aumentar o seu tempo de digestão. O mais indicado é ingerir alimentos de fácil digestão, principalmente alimentos não sólidos. Evite lacticínios, comidas ácidas e gordurosas. Beba bastantes líquidos, principalmente água, e evite bebidas alcoólicas, gasosas ou com cafeína.

3. Exercícios

– Se o problema das cólicas não for nada muscular, a prática de alguns exercícios simples, podem ajudar a aliviar a dor das cólicas. Umas simples caminhadas, ou exercícios de abdominais suaves, podem ajudar a aliviar a dor (Isto apenas se não for dores musculares).

– Massajar a área onde sente dor, também pode ajudar no alívio.

4. Soluções Naturais

– A utilização de compressas ou bolsas de água quente nas costas, e um pano umedecido em água fria na testa, também pode ajudar a aliviar a dor.

Enquanto isso, tente controlar a respiração, desviar os seus pensamentos da dor, e se possível, tente adormecer.

– Se tiver oportunidade para tal, tente libertar a quantidade de gases que podem estar acumulados no seu interior, causando essa dor desconfortável e esse inchaço.

– Um banho de imersão quente poderá ajudar a relaxar os músculos e evitar uma cólica muscular.

Veja também: Como curar dor de barriga com remédio caseiro

5. Medicamentos para as cólicas ou dores de barriga

– Certos medicamentos são indicados para aliviar as cólicas ou dores de barriga. Dependendo da dor, assim dependerá a eficácia do medicamento.

– Existem medicamentos para ajudar a aliviar os gases e a dor das cólicas. Quando as cólicas estão relacionadas com diarreia, outro tipo de medicamentos (como o Imodium), podem ajudar a controlar a diarreia e a aliviar a dor. E caso a dor seja provocada por excesso de ácido no estômago, resultando em azia, um antiácido irá ajudar a controlar a situação.

– É importante saber qual a causa da dor de barriga para saber que medicamento tomar, porque diferentes medicamentos aliviam a dor de forma diferente.

– Evite aspirina, ibuprofeno, ou outros anti-inflamatórios, a não ser que tenham sido prescritos pelo seu médico, porque este tipo de medicamentos causam algumas dores de estômago e podem piorar a cólica.

– Em caso de cólicas menstruais, pode optar por anti-inflamatórios, que ajudam a controlar a dor.

Como prevenir as cólicas

Normalmente, se não forem cólicas menstruais, muito possivelmente são cólicas causadas por alguns alimentos. É importante ficar atento a que alimentos come quando tem cólicas, pois isso pode indicar alguma intolerância a algum tipo de alimento que comeu.

  • Se conseguir descobrir que alimento lhe causa as cólicas, é aconselhável evitar esse alimento.
  • Normalmente, o leite animal e produtos lácteos, podem causar algumas cólicas e dor de estômago se a pessoa for intolerante à lactose. (se sofre de cólicas constantes, experimenta trocar o leite de vaca e alimentos com lactose por leite sem lactose ou leite vegetal.)
  • Uma pouca ingestão de líquidos também podem causar cólicas a nível do estômago e nos músculos. Neste caso, com a prática de exercício físico, a situação pode agravar.
  • Ingestão de fibras não solúveis também pode provocar cólicas.
  • Evite o consumo de produtores de gás (bebidas gaseificadas, feijão, alimentos gordurosos, etc).
  • Evite os nervos e ansiedade, pois como já foi dito várias vezes, nervosismo, ansiedade e stress, podem causar cólicas.


Artigos relacionados