Como curar a Alopecia areata


alopecia-areata

Está com queda de cabelo? Não sabe o que está a acontecer com o seu cabelo? Sabe que pode estar a sofrer de alopécia? Saiba aqui neste artigo como curar a alopecia.

A queda de cabelo pode afetar tanto homens como mulheres, uns casos mais graves que outros… Mas tem tratamento e pervenção! Saiba aqui tudo sobre a alopecia areata

O que é a Alopecia areata?

A alopecia areata é o nome dado á perda de cabelo ou de pelos em áreas do couro cabeludo ou de outras partes do corpo. Em casos mais graves, pode existir até a perda total de cabelo. A alopecia areata é comum em 2% da população.

Quais as causas da alopecia areata?

Atualmente a causa da alopecia areata, é desconhecida, apesar de se saber que é uma condição em que o próprio sistema imunológico de um indivíduo, ataca e destrói o tecido corporal onde tem cabelo, por engano, ou seja, é uma doença auto-imune.

Quais os fatores de risco da alopecia areata?

A alopécia pode aparecer em qualquer pessoa, de qualquer idade ou gênero, sem estar relacionado com nenhuma doença ou gravidez. Uma a cada cinco pessoas que sofre de alopecia, tem algum familiar que sofre do mesmo problema. Apesar de os fatores de risco serem desconhecidos, factores como o stress podem levar ao desenvolvimento de alopecia.

Quais os sintomas da alopecia areata?

O principal sintoma da alopecia areata, é a perda de cabelo. Porém, algumas pessoas também podem sentir coceira, formigueiro ou sensação de queimadura na região onde caiu o cabelo. A alopecia areata é mais comum no couro cabeludo, apesar de também pode acontecer em outras regiões com cabelo ou pelos, como na barba, nas sobrancelhas, axilas, pelos pubianos, nas pernas e braços.

Como curar a Alopecia areata?

Apesar de a alopecia provocar queda de cabelo, se não perder todo o cabelo, ele volta a crescer dentro de alguns meses, normalmente entre 6 a 12 meses, mesmo sem qualquer tratamento. Mas, poderá ser necessário recorrer ao tratamento, uma vez que algumas pessoas podem sofrer de um caso mais severo e levar à calvície (alopecia totalis), ou até mesmo à queda total de todos os pelos do corpo (alopecia universal).

Apesar de não haver um tratamento específico para elimintar por completo a alopecia, existem alguns tratamentos para controlar o problema, que são:

  • Aplicação de uma injeção de cortisona na área da pele onde caiu o cabelo;
  • Aplicação de cremes com cortisona na pele;
  • Imunoterapia utilizando difenilciclopropenona no couro cabeludo, de forma a produzir uma reação alérgica para evitar o ataque do sistema imunológico;
  • Aplicação de Minoxidil, que provoca o crescimento do cabelo mais rápido do que o normal;
  • Aplicação de Antralina no couro cabeludo, para estimular o crescimento de novo cabelo;
  • Administração de corticosteróides por via oral (prednisona);
  • Psoraleno e terapia com luz ultravioleta.

Como prevenir a Alopecia areata?

Apesar de ser imprevisivel e poder aparecer em qualquer pessoa sem qualquer razão, evitar o estresse diário pode ser um dos factores para prevenir a alopecia areata.