Como curar as Varizes


varizes

As Varizes dão um certo desconforto nas pernas e causam dores desconfortáveis! Muitas podem ser as causas das varizes, mas também há uma forma de aliviar as dores sentidas por elas! Vamos explicar tudo neste artigo!

Veja o nosso artigo sobre como curar as varizes, e aprenda como pode deixar de ter varizes, ou como aliviar as dores e o inchaço que causam!

O que são varizes?

As Varizes também pode ser chamadas de veias varicosas e têm uma definição de veias dilatadas, que se encontram com uma alteração funcional. As varizes podem aparecer em várias lugares do corpo que contenha veias, mas o mais comum, é acontecer mesmo nas pernas.

Quais as causas e como se desenvolve as varizes?

O sangue percorre todo o nosso corpo, e quando passa pelas pernas, ele necessita de uma ajuda para regressar ao coração, uma vez que a gravidade “puxa” o sangue para baixo… Para que ele retorne ao coração, as veias contém umas pequenas válvulas que vão impedir que o sangue volte para baixo, ou seja, vão fazer com que o sangue suba nas pernas, até ao coração. Se estas válvulas estiverem danificadas ou ausentes, o sangue não sobe, e volta para as pernas, ou permanece lá… E esta é a verdadeiracausa para a formação das varizes! Com as válvulas danificadas, o sangue vai ficar acumulado nas veias e vai pressionar as paredes, provocando a dilatação delas, e a sua deformação.

No entanto, apesar de as varizes nas pernas serem as mais comuns, pode existir a formação de varizes por outros motivos nas paredes internas de outros locais do corpo, como por exemplo, no estômago, no esófago, no ânus etc.

De qualquer modo, sempre que se fala em varizes, é normal as pessoas associarem os vasos sanguíneos das pernas, esta é sem dúvida alguma o local predileto desta doença e uma das principais causas para que as válvulas deixem de funcionar são os longos períodos de tempo que se permanece de pé.

Contudo existem sempre mais alguns fatores favoráveis ao aparecimentos das varizes, e são eles:

  • Obesidade;
  • Gravidez (devido ao peso excessivo a partir de certo momento);
  • Tabagismo;
  • Sedentarismo;
  • Exposição ao calor;
  • Traumatismos nas pernas;
  • Pílulas anticoncepcionais e reposição de hormonas.

Quais os sintomas das varizes?

Os sintomas mais frequentes são a dor, o cansaço e a sensação de peso nas pernas, sendo que em alguns casos pode ser normal sentir ardor, prurido, formigueiros, edema e cãibras. O diagnóstico faz-se através da avaliação de dados clínicos, constituídos dos sintomas e basicamente através do exame físico. No exame físico verifica-se a presença das veias dilatadas, tortuosas e alongadas.

Através de exames complementares, como o ecodoppler (ecografia com som do fluxo venoso) e flebografia, faz-se um estudo da circulação venosa superficial e profunda dos membros inferiores.

Como se trata e como curar as varizes?

O tratamento das varizes faz-se basicamente através da escleroterapia (secagem de varizes) sempre que são consideradas microvarizes, isto porque, quando se tratar de varizes com maior dimensão, é sempre indicado efetuar uma intervenção cirúrgica.

Não existe mais nenhuma forma específica de efetuar o seu tratamento, podemos é contar com algumas estratégias de prevenção.

Como prevenir as varizes?

Para a prevenção das varizes é importante a utilização de meias elásticas, manter o peso adequado e praticar exercício físico é também uma boa aposta.

Como aliviar as dores das varizes?

Para quem já tem varizes nas pernas, existem algumas regras muito importantes que podem ajudar a aliviar as dores e o inchaço:

  • Procure elevar as pernas acima do nível do coração diversas vezes por dia (elevar as pernas);
  • Evitar ficar de pé o parado na mesma posição durante muito tempo;
  • Andar a pé é excelente para prevenir as varizes nas pernas;

Sempre que sentir um ardor muito forte e reparar que existe uma inflamação, procure o seu médico, tendo em conta que deste modo é um caso mais sério e estas pequenas dicas não irão fazer grande diferença na saúde das suas pernas.







  • Como curar as Varizes

    As Varizes dão um certo desconforto nas pernas e causam dores desconfortáveis! Muitas podem ser as causas das varizes, mas também há uma forma…