Como curar diabetes tipo 2 naturalmente


diabetes tipo 2

Farto de tomar remédios para a Diabetes tipo 2? Quer saber como pode curar a diabetes tipo 2 de uma forma natural? Saiba aqui neste artigo do que se trata a diabetes tipo 2, e como pode curar só com a alimentação de uma forma natural.

Sofre de Diabetes tipo 2 e não sabe como curar naturalmente? Aprenda aqui sobre a Diabetes tipo 2 e saiba como curar.

O que é a Diabetes tipo 2?

A diabetes do tipo 2, quando afeta uma pessoa, é de forma crônica, afetando o jeito com que o corpo irá processar a glicose (açúcar), no sangue… A insulina é um hormônio que regula a entrada da glicose nas células… E uma pessoa que sofre de diabetes tipo 2, está fazendo resistência aos efeitos da insulina e a insulina não funciona de um jeito certo, não sendo aproveitada… Ou então, o corpo não está produzindo insulina na quantidade suficiente para controlar os níveis de glicose no sangue. A diabetes quando não é tratada de uma forma correta, pode causar a morte no paciente!

Qual a causa e como funciona a Diabetes tipo 2?

Na diabetes tipo 2, existe uma resistência à insulina… Ou seja, a insulina que é produzida, não é aproveitada da melhor forma pelo corpo… Também pode ser o caso de o corpo não produzir a quantidade suficiente de insulina, para as necessidades do corpo.

A função da insulina, é “avisar” as células do corpo,  de que existe muito açúcar no sangue… E as células “puxam” o açúcar que se encontra no sangue, para elas mesmas…

No caso de existir uma produção insuficiente de insulina, a insulina não vai conseguir avisar todas as células que existe muito açúcar no sangue, e por isso o açúcar vai acabar por acumular no sangue. .. As principais células afetadas, seão as células de gordura (conhecidas como adipócitos), as células dos músculos, e as células do fígado… Essas células não vão dar uma resposta eficaz à insulina, e o açúcar não irá entrar nelas, ficando na corrente sanguínea.

Os adipócitos, são as células onde está armazenada a nossa gordura. Se estas células são sensíveis à insulina, significa que a célula reconhece que existe glicose no sangue, logo não será necessário queimar as células de gordura para fornecer energia ao corpo… Se está com diabetes tipo 2, e o adipócito não reconhece a insulina, também não irá ter conhecimento de que existe glicose no sangue, e irá entender que o corpo está com falta de energia, por isso, irá libertar a gordura do adipócito para o sangue (é esta a razão pela qual os diabéticos têm colesterol alto).

As células do fígado (hepatócitos), quando são sensíveis à insulina, absorvem a glicose que se encontra no sangue, e “guardam-na”. Se essas células forem resistentes à insulina, então elas não vão detetar a glicose no sangue, e vão pensar que existe pouca glicose no sangue, libertando a glicose que armazenaram para o sangue, aumentando os níveis de glicose no sangue.

As células do músculo quando detetam insulina no sangue, elas absorvem a glicose para o seu interior para usar como energia… Se não detetarem insulina, ou se forem resistentes à insulina (não detetarem a insulina apesar de ela estar lá), as células do músculo vão entender que não há glicose, e vão “avisar” o corpo que está com falta de energia, para queimar a gordura de forma a fornecer mais energia ao organismo.

As células dos músculos também: com a insulina elas absorvem glicose para usar como energia, sem a insulina entendem que está faltando e sinalizam para o corpo a necessidade de queimar gordura para fornecer energia.

Quais os fatores de risco da Diabetes tipo 2?

A diabetes tipo 2 pode aparecer em qualquer pessoa, de qualquer idade… Mas é mais provavel aparecer em pessoas com:

  •  Idade superior a 45 anos;
  • Obesidade;
  • Hipertensão;
  • Colesterol LDL elevado;
  • Colesterol HDL baixo;
  • Triglicéridos elevados;
  • Consumo de álcool;
  • Pré-diabetes;
  • Histórico na família com diabetes tipo 2;
  • Diabetes gestacional;
  • Sedentarismo;

Quais os sintomas da Diabetes tipo 2?

De inicio, a diabetes tipo 2, não apresenta sintomas significativos… Os pacientes com diabetes tipo 2 podem ter esta doença, e não revelar quaisquer sintomas… Porém, quando começam a aparecer os primeiros sintomas, eles são:

  • Infeções com alguma frequência;
  • Sede constante;
  • Vontade constante de urinar;
  • Pés dermentes (formigamento);
  • Alteração na vista;
  • Fome frequente;
  • Demora na cicatrização das feridas.

Como curar a Diabetes tipo 2 naturalmente?

É possível regular os níveis de glicose naturalmente, utilizando alguns alimentos simples ou suplementos alimentares naturais… Porém, deverá sempre de monitorizar os seus níveis da diabetes para ter conhecimento do efeito que os alimentos estão fazendo no seu organismo.

Alimentos e substâncias recomendadas para curar diabetes tipo 2 naturalmente:

 

Quiabo:
O quiabo é bastante nutritivo e ajuda bastante pessoas que sofram de diabetes tipo 2. Este vegetal é rico em vitaminas A, B1 e B2, e também ajuda na digestão… Para além disso, algumas pesquisas realizadas, indicam que é um alimento que ajuda a controlar e a prevenir a diabetes tipo 2.

Ácido Alfa-lipóico: 
Estudos realizados, indicam que este ácido, para além de curar lesões em células nervosas de pacientes com neuropatia diabética, tabém é capaz de regular o metabolismo da glicose e aumentar a sensibilidade das células à insulina.

Gymnea
Esta planta proveniente do sudeste da Ásia e África, sempre foi utilizada no tratamento natural da diabetes tipo 2. Esta planta é capaz de reduzir os níveis de gliose no sangue, uma vez que bloqueia a absorção intestinal da glicose. Para além disso, a Gymnea também ajuda a perder peso e a constrolar os níveis de colesterol no sangue.

Crômio ou crómio
Um oligoelemento natural que, segundo alguns estudos, tem uma ação semelhante aos medicamentos utilizados para o tratamento da diabetes.

Beta-glucanos 
Os beta-glucanos podem ser encontrados em alguns cerais, tal como a aveia… É uma fibra solúvel capaz de reduzir os níveis de colesterol no sangue, ajudando no combate natural da diabetes.

Ginseng 
Com bastantes benefícios para a saúde, o ginseng também contribuí para a redução dos níveis de glicose no sangue em pacientes que sofram de diabetes tipo 2… Se pretende curar a diabetes tipo 2 naturalmente, o ginseng é fundamental!

Stévia
Uma planta que tem demonstrado resultados maravilhosos para curar a diabetes tipo 2 naturalmente. Para além de ser um adoçante natural com 0 (zero) calorias, esta também controla os níveis de glicose no sangue.

Canela 
Uma especiaria excelente para controlar os níveis de glicose e de lípidos… Pode aproveitar a canela para consumir nas refeições, chás, como tempero, etc…