Como curar uma dor de dentes


dor-dentes

Quem nunca sofreu uma dor de dentes? A dor de dentes é uma das piores dores que se pode sentir, e é bastante desconfortável, principalmente por não ser uma dor fácil de aliviar sem ter que recorrer ao uso de medicamentos.

Saiba aqui como pode curar uma dor de dentes, principalmente usando remédios caseiros!

O que é a dor de dentes?

A dor de dentes não é mais que uma dor sentida, provocando um desconforto físico no dente ou em redor deste.

O que causa a dor de dentes?

As principais dores de dentes, são resultado de cáries dentárias, ou infecções.
As cáries dentárias aparecem caso a higiente oral seja fraca, com escassez da prática de lavar os dentes, embora o aparecimento das cáries também tenha uma causa hereditária.
Por outro lado, uma dor no ouvido, também pode provocar dor de dentes.
Para além das cáries, infeções e dores de ouvidos, o abcesso dentário, lesões nos maxilares ou na boca e sinusite também podem ser a causa de uma forte dor de dentes.
Pessoas que usem aparelho nos dentes, também poderão sofrer com dor de dentes, principalmente nos dois dias seguintes às consultas mensais de rotina, uma vez que o médico “aperta” um pouco o aparelho para colocar os dentes no devido lugar.
Curiosamente, o ataque cardíaco também pode incluir dor nos maxilares, dor no pescoço ou dor de dentes.

Como curar a dor de dentes?

Dependendo da causa da dor de dentes, assim será o seu tratamento.
Uma dor de dentes causada por uma cárie, possivelmente terá que visitar o seu médico dentista para que ele retire a cárie e a dor desapareça.
Caso a dor de dentes seja causada por uma infeção ou abcessos dentários, o tratamento passa pelo uso de antibióticos, que deverá ser recomendado pelo dentista que possívelmente também deverá fazer um tratamento do canal dentário.

Enquanto aguarda pelo dia da sua consulta dentária, medicamentos analgésicos (como o paracetamol), ou anti-inflamatórios (como o ibuprofeno), podem ser tomados para aliviar a dor.

Remédios caseiros para a dor de dentes:

Uma das formas que tem para aliviar a dor de dentes, é através da salsa. A salsa tem vários compostos que ajudam a aliviar a dor, sendo utilizada para tratar diversas dores. Pode mastigar umas folhas de salsa, várias vezes por dia, passando principalmente no dente que lhe doi, para aliviar essa dor.

O sal também é ajudar a aliviar a dor de dentes, principalmente pela sua forte característica antisséptica. Misture num copo, água com sal, e coloque na boca, passando pelo dente que lhe doi. Se essa dor for causada por uma possível infeção, vai ajudar a curar a infeção e aliviar a dor. Obs: Não engula a água! Deite fora!

Cravos de cheiro têm eugenol na sua composição. Eugenol é uma substância com propriedades sedativas. Aplique cravos de cheiro na gengiva onde lhe doi o dente durante alguns minutos, várias vezes ao dia. Também pode deixar alguns cravos de cheiro de molho em água, e passado algum tempo, pode “lavar” a boca com essa água… Repita o processo várias vezes ao dia.

O alho tem propriedades antibióticas e anti-inflamatórias. Por isso, deverá aplicar um alho fresco picado, sobre a gengiva onde lhe doi o dente, e no próprio dente afetado, para aliviar as dores.

Se gosta de chás, o chá preto também ajuda a aliviar a dor de dentes de uma forma natural, principalmente devido ao seu conteúdo em ácido tânico, que tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, reduzindo assim a dor de dentes. Após ter o chá pronto, beba-o e deixe atuar um pouco no dente que lhe doi. Não beba o chá muito quente! Repita o processo várias vezes ao dia. Obs: O chá preto pode ter algum conteúdo de cafeína, se sofre de insónias, este poderá não ser o melhor método para si.

Outra forma de aliviar a dor de dentes, é através da aplicação de uma compressa gelada na cara, na área onde lhe doi o dente, para ajudar a reduzir a inflamação e o desconforto.

Como prevenir a dor de dentes?

Antes de sofrer com dor de dentes, lembre-se que pode preveni-las! Principalmente quando são causadas por cáries.
Uma cárie dentária pode ser prevenida através de uma boa higiene oral e de uma alimentação com pouco açucar, uma vez que o açucar é o principal “alimento” para o desenvolvimento das cáries.
Após a escovagem dos dentes, também é necessário o uso regular do fio dental.

Qual a melhor pasta de dentes a usar?

Apesar de todas as públicidades que vê, dizendo que cada pasta de dentes é melhor que a outra, porque os dentistas recomendam, esqueça!
Uma boa pasta de dentes, é qualquer uma que contenha flúor! O flúor é um componente importante na prevenção do desenvolvimento de cáries dentárias. Portanto, quando for às compras, escolha a pasta de dentes mais barata, desde que contenha flúor, pois é isso que importa!
Os suplementos de flúor não são necessários! Se a sua pasta de dentes contém flúor, não precisará de outra fonte deste componente.
O seu dentista poderá aplicar selante e flúor nos seus dentes, o que é bastante útil para prevenir a cárie.