Como curar uma Dor de Garganta


dor-garganta

Sente dores na garganta? Tem muita tosse? Sente a garganta a arranhar? Provavelmente estará a sofrer de uma inflamação na sua garganta ou até mesmo uma infecção bacteriana nas suas amígdalas. (amigdalite)

Existem vários tipos de dor de garganta, com diferentes causas e sintomas, saiba aqui quais as diferenças das inflamações da garganta, e principalmente como curar as dores de garganta.

O que é uma dor de garganta?

A dor de garganta é uma dor, situada na zona da garganta, no fim da boca, que incomoda bastante o doente. Algumas destas dores de garganta podem ser tratadas de forma natural, e outras apenas com anti-inflamatórios. Porém, quando se trata de infeções bacterianas, só pode ser tratado com antibióticos, portanto será necessário, nesta situação, procurar um médico.

Causas da dor de garganta

Quando aparecem por causas virais, devem-se a gripes que têm diversas causas, que podem também ser as causas da dor de garganta.

Dores de garganta por causas bacterianas, normalmente devem-se a uma evolução de dores de garganta de causas virais, ou aparecem por contágio com outras pessoas já infetadas, ou devido a gripes.

veja também: como curar a gripe

Tipos de inflamação na garganta:

Faringite – É uma inflamação na faringe (local logo onde acaba a boca e começa a garganta), que é provocada por vírus, e deixa essa zona bastante vermelha. Essa faringite pode evoluir para uma amigdalite causada por bactérias que normalmente é visível ao espelho e com luz, uns pontos brancos nas amígdalas.

Amigdalite – É uma inflamação nas amígdalas (as “bolas” que se encontram na garganta), que ficam inchadas e vermelhas se a inflamação for provocada por um vírus, mas podem evoluir ou ser de causa bacteriana se tiverem pontos brancos, e nesse caso procure um médico, pois será necessário um tratamento com antibiótico.

Laringite – É também uma infecção causada por vírus, esta zona não dá para ver ao espelho, localiza-se na zona do pescoço, perto da maçã de Adão, onde a voz é produzida. Uma Laringite normalmente dá sintomas de tosse e rouquidão.

Como já foi dito, se existirem pontos brancos nas amígdalas localizadas na garganta, trata-se de uma amigdalite de causa bacteriana, e a única solução será mesmo antibiótico, caso contrário poderá alastrar-se pela garganta e ter consequências mais graves.

veja também: como curar a amigdalite

Quais os sintomas da dor de garganta?

  • Dor ao engolir, ao falar e ao bocejar;
  • Constante mal estar;
  • Febre
  • Vermelhão no fundo da boca e início da garganta, e possivelmente aparecimento de aftas na garganta.
  • Amigdalas inchadas;
  • Quando a inflamação se deve a uma causa bacteriana ou quando evoluí para algo mais grave, pode dar origem também a amigdalite, e são visíveis pontos brancos nas amígdalas e na garganta (pús). Nesse caso deve ir ao médico e tratar com antibiótico.
  • Dor na garganta na parte do pescoço e rouquidão em caso de laringite;
  • Tosse seca e irritativa.

Como curar a dor de garganta ?

Se tiver pontos brancos (pús) na garganta, é uma infecção bacteriana, e precisa de antibiótico, portanto, deve-se dirigir imediatamente ao médico.

Se não tiver pontos brancos, tem diversas formas de tratar a sua dor e inflamação da garganta:

1 – Anti-inflamatório e analgésico

Pode sempre utilizar um anti-inflamatório e/ou um analgésico (como o ibuprofeno e o paracetamol), mas nunca tomando os dois em conjunto! Tome 1 comprimido de 8 em 8 horas, mas se tomar os 2, tome-os separados por intervalos de 4 horas. (O anti-inflamatório (ibuprofeno) deve ser tomado sempre junto com alimento no estômago).

2 – Garguejos de água, sal e limão.

Coloque 1 colher de chá de sal em 250 ml de água morna (nunca utilizar água fria ou muito quente).  É opcional colocar umas gotas de limão. Dissolva o sal na água, e de seguida faça garguejos na garganta para aliviar o desconforto e o inchaço.

3 – Garguejos com clorohexidina.

Clorohexidina é uma substância existente em muitos colutórios (aqueles elixires para bochechar após lavar os dentes), essa clorohexidina é antiséptica (desinfetante) e cicatrizante, e ajuda a “limpar” a garganta e a reduzir a dor e o problema.

4 – Pastilhas para a garganta.

Pode utilizar pastilhas para a garganta, que contém substâncias que deixam a garganta mais macia e aliviam a dor.

5 – Chá de limão com mel

Beba chá de limão com mel para deixar a garganta mais macia, e também reduz a inflamação. O mel acalma a dor.

6 – Liquidos mornos

Beba bastantes líquidos (sem açucar), mas evite as bebidas geladas ou muito quentes! Prefira uma temperatura morna.

7 – Vitamina C

Procure alimentos ricos em vitamina C para fortalecer o seu sistema imunitário, como: laranja, kiwi, romã, etc…

Após o tratamento da dor de garganta, principalmente de amigdalite, também é muito frequente o aparecimento de aftas na zona bocal.