Como curar as Feridas


ferida

Ninguém deseja sofrer um corte no dedo, ou em outra parte do corpo, ou abrir uma ferida porque caiu… É algo que incomoda e pode infetar e ter consequências mais graves. Saiba aqui como curar uma ferida.

Cortou-se? Caiu e abriu uma ferida? Sofreu algum acidente e está com uma ferida? Descubra aqui como pode curar as feridas.

O que é uma ferida?

A nossa pele é constituída por células de uma forma contínua, e serve de barreira natural do nosso corpo à entrada de agentes maliciosos. Uma ferida é uma interrupção dessa continuidade da pele, permitindo assim a entrada de tais agentes maliciosos, ou agente patogénicos, tais como bactérias e micróbios, que podem atingir a circulação sanguínea. Ao penetrarem na abertura provocada pela ferida, os agentes patogénicos também vão atrasar o processo de cicatrização da ferida (por isso a importância de desinfetar a ferida).

Qual o tratamento para curar uma ferida?

1) Após sofrer o golpe que causou a sua ferida, passe a ferida abundantemente por água e sabão.

2) Certifique-se que não há quaisquer resíduos do objecto que causou a ferida (por exemplo.: se se cortou com um vidro, verifique se não tem vidros na ferida; se se cortou com uma madeira, certifique-se que não há vestígios de madeira na ferida, etc…)

3) Volte a passar água e sabão até parar de sangrar e depois remova o sabão com soro fisiológico ou água corrente abundante.

4) Aplique uma solução antisséptica, que contenha por exemplo cloro-hexidina (Handscrub e Hibitane) ou  Iodopovidona (Betadine®), ou então aplique água oxigenada, na ferida e na área em volta da ferida, para remover e desinfetar todas as bactérias, vírus e/ou fungos que possam ter entrado na ferida.

OBS: A água oxigenada não é o mais indicado para desinfetar as feridas, mas se não tiver alternativa, use-o.

OBS: O alcool não é totalmente eficaz no tratamento de feridas, e é CONTRA-INDICADO no caso de feridas abertas. 

5) De seguida proteja a ferida com um penso ou compressa. Se a ferida for profunda ou estiver um pouco aberta, a aplicação de um penso ou compressa não deve ser ignorada, ou se a ferida estiver localizada numa área em que exista contatos constantes (por exemplo em contato com a roupa, sapatos, etc).

 

Caso a ferida seja mais grave, deverá de se dirigir a um hospital para que possam ajudá-lo a curar a ferida.