Como curar uma gastrite


gastriste

Tem sentido o seu estômago estranho? Sente ardor, azia, sensação de queimadura, naúseas, vómitos e dores na área abdominal?

Tudo isso são sintomas de uma gastrite, quem sabe não seja o seu problema? Saiba aqui como curar a gastrite.

O que é uma gastrite?

Gastrite é o nome dado a uma inflamação, erosão ou infeção que exista nas paredes do estômago. Esta gastrite pode ser aguda quando dura por pouco tempo, ou crónica quando dura durante alguns meses ou durante alguns anos.

Quais as causas da gastrite?

A principal causa do aparecimento de uma gastrite, é o facto de o muco que protege as paredes do estômago enfraquecer, ou não estar a atuar devidamente na proteção do estômago, e os ácidos produzidos pelo estômago, atacam as paredes do mesmo, causando algumas lesões.

A fraqueza desse muco pode ser causada por uma bactéria, a Helicobacter pylori, que vive no revestimento do estômago, e se não for tratada, pode piorar e causar uma úlcera ou até mesmo cancro no estômago. Bactérias e virús que causem infeções também podem conduzir a uma gastrite, se estiverem no estômago.

Medicamentos, como os anti-inflamatórios, também podem irritar a parede do estômago, por pararem a produção de muco protetor das paredes do estômago. Por isso é importante comer sempre algo antes de tomar medicamentos anti-inflamatórios.

Quem pode sofrer de uma gastrite?

Qualquer pessoa pode sofrer com uma gastrite, mas existem alguns fatores que aumentam as chances de ser vítima da gatrite.

    • Anti-inflamatórios: Como já foi dito, os anti-inflamatórios são medicamentos que “param” a produção de muco que proteje as paredes do estômago. Se abusar no consumo deste medicamento, o estômago para de produzir esse muco, deixando as paredes do estômago mais vulneráveis a uma gastrite. Por isso é sempre importante comer antes de tomar anti-inflamatórios.
    • Idade: A idade também influência o aparecimento de uma gastrite, pois quanto mais idade uma pessoa tiver, pior estará o revestimento do estômago, pois as paredes do estômago vão ficando mais flácidas conforme os anos vão passando.
    • Álcool: A ingestão de excesso de bebidas alcoolicas, provoca uma irritação das paredes do estômago, o que provoca alguns danos nestas, provocados pelos sucos gástricos.
    • Stress: O stress também causa danos nas paredes do estômago.
    • Doenças auto-imunes: É chamado de doença auto-imune, quando as células de defesa do organismo, em vez de proteger o organismo atacando agentes patogénicos, atacam o próprio corpo. No caso de uma gastrite, os anticorpos podem atacar as células do revestimento do estômago.
    • SIDA/AIDS/HIV: Indivíduos afetados com o virús do HIV, têm falhas no seu sistema imunológico, e ficam sujeitas ao aparecimento de infeções causadas por ações de bactérias ou vírus.
    • Drogas: O uso e abuso de drogas, como por exemplo a cocaína, podem causar gastrites.

Quais os sintomas da gastrite?

Uma gastrite pode estar presente no estômago, mas mesmo assim o indivíduo não apresentar quaisquer sintomas e passar despercebido. Os principais sintomas são:

  • Mal disposição;
  • Sensação de queimadura no estômago e azia;
  • Náuseas e Vómitos;
  • Perda de apetite;
  • Dores na zona abdominal;

Caso a parede do estômago esteja com sangramentos, as fezes podem aparecer escuras ou com sangue, e vómitos com sangue ou coágulos de sangue (semelhante a borras de café).

Como curar a gastrite?

O tratamento da gastrite, depende do que causou esse problema.

Existem certos medicamentos que podem causar gastrite, se a causa da gastrite for devido a esses medicamentos, a primeira coisa a fazer é parar de tomar tais medicamentos, mas antes disso, deverá conversar com o seu médico.Pode tomar outro medicamento que diminua a quantidade de ácido produzida no estômago, e dessa forma diminuir a quantidade de ácidos existentes no estômago que podem atacar as paredes dele.Esses medicamentos podem ser antiácidos, antagonistas H2, Inibidores da bomba de protões, como é o caso do omeprazol, esomeprazol, rabeprazol, pantoprazol, iansoprazol, etc… Médicos também podem receitar alguns antibioticos se a gastrite for causada por uma infeção bacteriana.

Como prevenir uma gastrite?

Para evitar ter uma gastrite, deve preveni-la! E para isso não deve exagerar no consumo de bebidas alcoolicas, não deve fumar ou consumir drogas ou substâncias tóxicas que possam causar uma irritação nas paredes do estômago. Tudo isso pode causar gastrites.Quando a gastrite é causada pela bactéria H. Pylori, obviamente não conseguimos saber onde está esta bactéria presente, mas estudos dizem que ela é transmitida de pessoa para pessoa, ou através da água ou comida contaminados. Por isso, deve manter sempre a sua higiene pessoal em dia para evitar gastrites provocadas por esta bactéria.