Como curar Infecção Urinária

Uma infeção urinária é bastante dolorosa e muito fácil de apanhar. Existem alguns tratamentos naturais com chás, que podem ajudar a aliviar os sintomas e a curar a infeção urinária. Veja aqui como pode fazer para curar uma infeção urinaria

Sofre de infecção urinária? Alguns chás e remédios naturais podem ajudar a combater e a curar a infecção urinária!

O que é Infecção Urinária?

A infecção urinária é quando ocorre uma infecção em qualquer área do sistema urinário (rins, bexiga, ureteres, uretra). Esta infecção, é mais recorrente ocorrer na parte inferior do trato urinário (bexiga e uretra). Quando o local de infecção é na bexiga, trata-se de uma cistite. Quando a infecção é na uretra, trata-se de uma uretrite.

Causas da Infecção Urinária

A causa da infecção urinária, é a entrada de uma bactéria, no sistema urinário, através da uretra. As bactérias que invadiram o sistema urinário, seguem o seu caminho até à bexiga, onde se multiplicam. Normalmente, estas bactérias são excluídas do organismo, através do trato urinário. Porém, por vezes, as defesas falham, e a bactéria cresce dentro desse trato urinário, dado origem a uma infecção.

Quais os fatores de risco da Infecção Urinária?

  • As mulheres são um fator de risco, uma vez que possuem uma uretra menor… Ou seja, a distância que a bactéria tem que percorrer até à bexiga é muito menor;
  • Uma vida sexualmente ativa, é um fator de risco que facilita a infeção urinária, especialmente as infeções urinárias vaginais;
  • O uso de espermicidas pode ajudar a contrair uma infeção urinaria;
  • Mulheres que já passaram pela menopausa, podem estar mais susceptíveis a contrair uma infeção urinária, uma vez que a pouca quantidade de estrogênio causa alterações no sistema urinário, de modo a que a ação das bactérias seja facilitada;
  • Um sistema imunológico debilitado também ajuda a contrair uma infeção urinária, uma vez que impede que as defesas do organismo combatam as bactérias responsáveis pela infecção urinária.

Quais os sintomas da Infecção Urinária?

Os sintomas por vezes podem não aparecer… Mas quando aparecem, os mais comuns são:

  • Dor e sensação de ardor ao urinar;
  • Necessidade constante de urinar com sensação de bexiga cheia;
  • Urina com uma cor escura;
  • Urina com sangue;
  • Urina com um cheiro bastante intenso, cor turva e um aspeto espumoso;
  • Dor no reto;
  • Vómitos;
  • Febre

Como curar e tratar a Infecção Urinária?

Quando está com uma infeção urinária, o mais indicado e mais provável será ir ao médico, para que este lhe possa receitar um antibiótico para curar a infecção urinária.

Porém, caso a infecção urinária não esteja grave nem muito dolorosa, deverá de evitar os antibióticos, e existem algumas alternativas naturais que ajudam a curar a infecção urinária.

Remédios naturais para curar a infecção urinária

1) Beba muita água

Beba grandes quantidades de água! A água vai ajudar a eliminar as bactérias.

2) Mirtilos

Beba uma grande quantidade de suco de mirtilo e consuma mirtilos todos os dias. Os mirtilos impedem que as bactérias responsáveis pela infecção urinária se acumulem no trato urinário, e sejam eliminadas mais facilmente pela urina.

3) Bicabornato de sódio

Junte 125 ml de água, com 1/4 de colher (de sopa), de bicabornato de sódio. Antes de beber essa mistura, beba 2 copos de água.

4) Leite de coco 

Duas colheres de leite de coco virgem, sem refinar, por dia, será o suficiente para ajudar a curar a infecção urinária. Beba de manhã em jejum, e antes de deitar. O leite de coco irá ajudar a matar as bactérias responsáveis pela infecção urinária.

5) Alho

O alho ajuda a matar as bactérias do sistema urinário. Descasque 2 alhos e espalme-os. Coloque os alhos numa xícara com água quente, durante 5 minutos. Passados os cinco minutos, beba essa mistura. Repita o processo 3 vezes por dia até deixar de sentir os sintomas da infecção urinária.

6) Cebola

A cebola é antibacteriana e também diurética… Certamente irá ajudar a curar a infecção urinária. Corte a cebola e 4 pedaços, e ferva em meio litro de água durante 20 minutos. Retire a mistura e deixe repousar durante toda a noite… Na manhã seguinte coe a mistura e beba.

7) Chá de manjericão

Faça um chá juntando 2 colheres de sopa de manjericão em 1 xícara de água. Deixe repousar durante 10 minutos antes de beber. Beba este chá 2 vezes por dia, durante 2 dias.

8) Chá de carqueja

Leve 1 litro de água a ferver. Quando estiver a ferver, desligue o fogo e adicione folhas de carqueja e deixe repousar durante 10 minutos. Após isso, beba um copo deste chá de 4 em 4 horas.

PS: Também poderá fazer o mesmo com folhas secas de abacateiro ou com salsa.

Como prevenir a Infecção Urinária?

Existem algumas medidas que vão ajudar a prevenir a infecção urinária… Saiba aqui como pode prevenir a infecção urinária para não sofrer com esse problema:

  • Beba muita água por dia;
  • Limpe-se bem após urinar, para evitar que as bactérias entrem no trato urinário;
  • Não use produtos que contenham perfumes ou álcool para limpar a área genital;
  • Evite usar calças muito apertadas;
  • Use roupa interior de algodão, e troque-a todos os dias.


Artigos relacionados