Como curar uma Queimadura

 

Acidentes todos sofremos, e queimaduras por vezes acontecem, apesar de não querermos que isso aconteça, pois ninguém gosta de sofrer com a sensação de queimadura e ardor na nossa pele. Quando não é possível evitar uma queimadura, o melhor a fazer é curá-la.

Se não sabe como curar uma queimadura, leia aqui o nosso artigo para saber tudo sobre queimaduras e como pode curar a queimadura.

Artigo relacionado: Como curar uma queimadura solar

Quais os diferentes graus das queimaduras?

Conforme a profundidade das queimaduras, assim se podem distinguir os diferentes graus  de queimaduras. Estes graus de queimaduras, é o factor que determina a evolução da queimadura, e as possíveis futuras sequelas.

Queimadura de 1º Grau:

Estas queimaduras, são queimaduras em que o calor apenas afecta a camada à superfície da pele (a epiderme). As queimaduras originam uma grande vasodilatação, por isso, a área que ficou queimada, adquire uma cor característica vermelha. Para além da cor vermelha, essa área também fica dolorida, e por vezes com sensação de ardor, que se intensifica ao contacto.

O tecido lesionado vai-se reconstituindo ao longo das primeiras 24 a 48 horas após o acontecimento da queimadura, ficando curado ao fim de 3-4 dias, sem deixar quaisquer cicatrizes.

Queimaduras de 2º Grau:

Este tipo de queimaduras afectam toda a camada da epiderme, e uma parte da derme (camada que está por debaixo da epiderme). Quando estas queimaduras acontecem, existe um aumento da permeabilidade vascular e por consequência um extravasamento dos elementos constituintes do sangue.

Queimaduras deste grau, levam ao desenvolvimento de bolhas ou de vesículas com líquido no seu interior, e caso sejam rompidas, dá origem a uma camada vermelha onde se forma uma crosta que cai quando a queimadura estiver curada.

Estas queimaduras são dolorosas, e a evolução da sua cura, depende da profundidade da queimadura. Se apenas a parte superficial da pele foi queimada, o epitélio irá-se regenerar ao fim de 1 ou 2 semanas sem deixar quaisquer cicatrizes. Porém, se a queimadura na derme for mais profunda, o tempo de cura será maior e é possível ficarem algumas cicatrizes pequenas.

Queimaduras do 3º Grau:

As queimaduras do terceiro grau afetam todas as camadas da pele, penetrando a epiderme e a derme, até chegar à hipoderme, ou até outros tecidos mais profundos, como os músculos ou ossos.

As áreas queimadas, são reconhecidas como superfícies duras com uma cor branca, que se vai tornando cada vez mais escura. Uma vez que estas queimaduras são tão profundas, as terminações nervosas que provocam a sensação de dor, também são destruídas. Portanto, é possível não sentir dor com estas queimaduras.

A cura de uma queimadura do 3º grau pode levar muito tempo, levando meses e até anos, podendo até a pele nem se chegar a regenerar completamente de forma espontânea, e nesse caso será necessário recorrer a um implante cutâneo.

Este tipo de queimaduras deixam cicatrizes e superfícies deformadas.

O que é uma Queimadura?

As queimaduras acontecem quando os tecidos orgânicos (como a pele), estão expostos à ação de uma fonte de calor, quer seja através de radiação (p.ex: Sol), quer seja por objectos quentes (p.ex: Ferro engomar), ou substâncias quentes (p.ex: Água a ferver).

Dependendo da forma como acontece a queimadura, assim será o seu tipo:

Queimadura térmica: É uma queimadura provocada pelo contacto com uma foto de calor forte (p.ex: uma chama, líquido a ferver, ou um corpo sólido a arder ou bastante quente);
Queimadura Química: Provocada pelo contacto com produtos químicos, como ácidos ou bases potentes;
Queimaduras Eléctricas: Acontecem quando o calor é gerado por uma corrente eléctrica que entra em contacto com tecidos orgânicos;
Queimadura por Radiação: São queimaduras provocadas por qualquer tipo de energia radiante (p.ex: Sol)

Como curar a Queimadura?

Dependendo do grau da queimadura, ou da forma como ela aconteceu, assim será diferente o processo para a sua cura.

Porém, no geral, após um primeiro contacto com uma fonte de calor num tecido orgânico, que provoque uma queimadura, o primeiro passo a fazer para curar a queimadura, será aplicar água fria em abundância na área queimada, durante pelo menos, 10 a 15 minutos e soro fisiológico. Enquanto está com a água a correr sobre a área queimada, retire qualquer objeto que possa estar a pressionar a área lesionada (como anéis, pulseira, relógios, etc).

O que fazer para curar queimadura ligeira?

Depois de deixar a área afetada debaixo de água fria durante alguns minutos, deve:

Lavar a área lesada com água e sabonete, e passar essa área novamente em água abundante, e secar com bastante cuidado para evitar quaisquer contactos com a queimadura, que possa causar dor.

Desinfetar a área com um anti-séptico comum, de preferência sem cor ou cheiro. Certefique-se que é livre de álcool! Caso contrário poderá agravar a queimadura.

As pomadas ou cremes e produtos caseiros só devem ser aplicadas em queimaduras de 1º grau, e principalmente se forem queimaduras provocadas por água quente ou exposição aos raios solares! Os outros tipo de queimaduras devem ser vistos por um profissional de saúde!

O que fazer para curar uma queimadura grave?

Numa queimadura grave, deverá procurar ajuda médica de urgência, porém, se não conseguir procurar essa ajuda de uma forma rápida, deve adoptar algumas técnicas práticas:

Retire a roupa que está sobre a área queimada, com bastante cuidado! Caso a roupa esteja colada à pele devido à queimadura, não force a retirada da roupa. O melhor será cortar com uma tesoura, e deixar só o pedaço de tecido que ficou colado na pele.

Revista a área afetada com toalhas molhadas e frias, gazes esterilizadas ou um lençol limpo.

Se a dor for muito intensa, poderá tomar um analgésico para tentar aliviar a dor da queimadura.

Como curar uma queimadura com produtos caseiros:

O Aloe Vera para curar queimaduras:

O aloe vera é conhecido como o melhor remédio caseiro para uma queimadura superficial e outros problemas de pele. O aloe vera, não só alivia a dor, como também ajuda a regenerar a pele.
Basta cortar uma folha da planta de aloe vera, e aplicar o gel na área afetada, o alívio acontecerá no momento.
Esta planta é bastante eficaz para curar queimaduras provocadas pelo excesso de sol.

A cebola para curar queimaduras:

Um poderoso anti-séptico natural, é a cebola! Não só serve de antisséptico, como também hidrata a pele. Se sofreu uma queimadura doméstica leve, pode cortar uma cebola e aplicar na área queimada para ajudar a curar a queimadura.

O mel para curar queimaduras:

Para além da cebola, o mel também é um ótimo antisséptico. Se tiver mel em casa, pode colocar uma colher de mel sobre a queimadura para aliviar a dor e ajudar a curar a queimadura.

A batata para curar queimaduras:

A batata ajuda a refrescar a área queimada, para além de ser um excelente hidratante também alivia a dor e ajuda a curar a queimadura.

Em caso de queimadura mais grave e profunda, principalmente se apresentar bolhas, deverá consultar um médico, pois será uma queimadura do 2º ou 3º grau e requer outra atenção e outro cuidado.

Lembre-se que quando a queimadura é grave, do 2º ou 3º grau e caso apresente bolhas, deve procurar ajuda médica e não ficar esperando que a queimadura se cure sozinha!


Artigos relacionados

  • Como curar queimadura solar

    Passou demasiadas horas ao sol? Saiba que uma exposição prolongada aos raios solares pode causar graves problemas na sua pele incluindo câncer! Tenha em…

  • Como Curar Assaduras – Pomadas e Remédios Naturais

    As assaduras ocorrem devido à continuação de forças de atrito entre a pele e roupas, tecidos, calçados, fraldas e diversos outros motivos. Normalmente, as…