Como curar a Sarna


sarna

Tem manchas vermelhas na pele? Tem coceira? Não sabe o que é? Já ouviu falar da Sarna? Leia aqui o nosso artigo para saber como curar a sarna com cremes receitados pelo médico, e também com remédios naturais!

Se está com manchas vermelhas na pele e uma coceira intensa, saiba que pode curar a sarna de uma forma muito fácil! Saiba aqui tudo sobre a sarna e como curar a sarna.

 

O que é a Sarna?

A sarna também é conhecida como escabiose, e é uma doença que aparece na pele deixando uma cor característica avermelhada, que é causada por um parasita. É preciso ter cuidado com o contato com pessoas que contenham sarna, isto porque esta doença é bastante contagiosa e provoca uma coceira bastante intensa. O melhor desta doença, é que é uma doença também fácil de curar, apesar de alguns sintomas poderem demorar algum tempo até deixarem de ser sentidos.

Apesar de ser contagiosa, a sarna nos animais, não se transmite para os humanos, nem os humanos transmitem sarna para os animais!

Quais as causas da Sarna?

Uma vez que a sarna é uma doença causada por um parasita, a sua principal causa é o contato de uma pessoa com esse parasita, que é um ácaro que não pode ser visto ao olho nu, com o nome de Sarcoptes scabiei. Como já foi dito, a sarna é uma doença contagiosa, portanto, um indivíduo saudável que contate íntimamente, ou mesmo através da troca de roupas, com alguém afetado pela sarna, poderá ficar com a doença.

O parasita resonsável pela doença – Sarcoptes scabiei – alimenta-se essencialmente de queratina, que é uma proteína que existe à superfície da pele. Quando há o acasalamento entre estes parasitas, a fêmea deposita os seus ovos, de onde nascem novos parasitas passadas 2 semanas.

A coceira que sarna provoca, é uma reação alérgica pela presença dos parasitas à superfície da pele.

Quais os sintomas da Sarna?

O principal sintoma e característico da sarna é a cor avermelhada em alguns locais da pele e a coceira que pode piorar durante a noite.

Também podem surgir lesões e feridas entre os dedos das mãos, nas axilas, nos cotovelos, nos pés, nádegas, em volta da cintura, no pulso ou nos joelhos, conhecidas como pápulas. No caso dos homens, as pápulas também podem aparecer na região genital, e no caso das mulheres nos seios.

Em crianças, é comum que o parasita se instale no rosto (o que é raro nos adultos), no couro cabelodo, no pescoço, palmas das mãos e solas dos pés.

Como curar a Sarna?

A principal forma de curar a sarna, é através do uso de cremes e loções que vão eliminar o parasita existente na superfície da pele da pessoa infetada.

Basta aplicar o creme sobre o corpo, e deixar atuar durante algumas horas, durante alguns dias… Em princípio é o suficiente para curar a sarna.
O médico também poderá receitar esses medicamentos para todas as outras pessoas que estão em contato diáriamente com a pessoa afetada com a sarna, como por exemplo, todas as pessoas que vivem na mesma casa que a pessoa doente.
Alguns remédios que podem ser usados para curar a sarna são:
  • Zilaben
  • Parasimed
  • Miticoçan
  • Scabioid
  • Sarnilab

Todos eles têm benzoate de benzila na sua composição, que é o composto que irá terminar com o parasita que causa a sarna, tal como as larvas e os ovos.

Remédios Caseiros para Curar a Sarna

Exitem também remédios caseiros que são conhecidos como terem algumas propriedades capazes de destruir o parasita causador da sarna, e desta forma também ajudarem a curar a sarna.

1) Azeite de Oliva

Uma massagem com azeite de oliva na área que se encontra afetada com a sarna, vai acalmar e hidratar a pele, diminuindo a intensidade da coceira.

Para isso só precisa de aquecer o azeite a usar na massagem. Assim que estiver morno, molhe algodão no azeite e massage várias vezes ao dia, a área afetada pela sarna.

2) Chá de camomila

O chá de camomila tem propriedades calmantes nas doenças que provocam irritação da pele.

Para curar a sarna com chá de camomila, basta colocar algumas folhas de camomila em água a ferver, e depois de fervida é só colocar algodão ou uma compressa no chá, e passar na pele, onde tiver afetada com sarna.

3) Chá de Fumária

A fumária é uma planta que tem algumas propriedades anti-inflamatórias, depurativas e capacidade de regenerar a pele… Por isso, a aplicação de chá de fumária sobre a pele onde tem sarna, pode ser útil para aliviar a coceira provocada pela sarna e ajudar a curar a sarna.

Para curar a sarna com chá de fumária, basta fazer um chá colocando folhas de fumária em água a ferver, e depois de fervidas, basta molhar uma compressa no chá, e esfregar onde tiver coceira.







  • Como curar a Sarna

    Tem manchas vermelhas na pele? Tem coceira? Não sabe o que é? Já ouviu falar da Sarna? Leia aqui o nosso artigo para saber…