Como curar os Soluços


solucosQuem ainda não sentiu soluços? Aquele sentimento chato, de ter a garganta “aos saltos”, constantemente a soluçar, por vezes pode-se tornar incomodo, e é importante saber como parar e curar os soluços. Com certeza que já ouviu a expressão de “beba um copo de água de seguida que os soluços passam”, mas será que esta técnica resulta?

Acompanhe aqui o nosso artigo e fique a saber como curar os soluços!

Ter noção do que é um soluço, é importante para saber como curá-lo! Por vezes algumas técnicas simples podem ajudar a passar os soluços, mas existem casos em que os soluços são persistentes e não passam com tanta facilidade. Nesses casos deverá procurar um médico, pois a causa deve ser investigada por ele, e tratada com alguns medicamentos.

O que são soluços?

O soluço é provocado por uma contração involuntária de um músculo que separa o nosso tórax do abdómen, o diafragma. O diafragma está relacionado com a respiração, ele se contraí quando inspiramos, e relaxa quando expiramos. Essa contração involuntária do diafragma, provoca um fechamento da glote, que se localiza no nosso pescoço, bloqueando a passagem do ar para os pulmões, produzindo aquele som característico que conhecemos como soluço.

No caso dos bebês, estes estão sujeitos ao aparecimento de soluços mais frequentemente, porque o sistema nervoso deles ainda se encontra pouco maduro e não funciona adequadamente sobre o diafragma.

Causas dos soluços

O soluço acontece quando existe uma estimulação ou irritação do nervo vago, que se localiza no cérebro e se prolonga   até ao estômago e diafragma, com diversas causas:

  • Mudança brusca na temperatura;
  • Ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Ingestão de bebidas com gás;
  • Ingestão de muita quantidade de comida de uma só vez;
  • Gargalhadas constantes;
  • Derrame cerebral;
  • Tumor cerebral;
  • Baixos níveis de dióxido de carbono na corrente sanguínea;
  • Anestesia;
  • Hepatite;
  • Pancreatite;
  • Pneumonia;
  • Insuficiência Renal;
  • Respiração ofegante;
  • E qualquer outro tipo de estímulo que estimule o nervo vago, ou provoque uma mudança no padrão respiratório do indivíduo.

Como curar os soluços?

        1. Colocar açúcar na língua

Colocar uma colher de chá de açúcar na parte de trás da língua, irá estimular o nervo vago, fazendo o soluço parar, uma vez que ele agora terá uma prioridade em responder ao estímulo provocado na língua, e ficando esquecido de provocar os soluços.

        2. Puxar a língua para a frente

Pode puxar com força! Da mesma forma que o nervo vago vai atender ao açúcar na língua, assim também irá responder ao puxar da língua, e mais uma vez esquece-se de provocar os soluços.

        3. Cócegas no céu da boca

Pode utilizar um cotonete para fazer as cócegas no céu da boca, isso irá ajudar a parar o soluço.

        4. Tape os ouvidos

Ao tapar os ouvidos com os dedos, o nervo vago também irá atender a esse estímulo diferente, e mais uma vez, esquece de provocar os soluços.

         5. Apanhe um susto

Se alguém lhe conseguir provocar um susto, é óptimo para o nervo vago interromper o soluço.

        6. Beba água fria

Beber água fria de seguida, ou gargarejar durante alguns segundos, também ajuda a interromper o soluço.

        7. Sustente a respiração

Pode tapar a boca e o nariz durante o máximo tempo que conseguir, até sentir que os soluços já pararam

        8. Respire num saco de papel

Pode tapar a boca e o nariz com um saco de papel, e respire dentro dele durante alguns segundos. Isso irá aumentar os níveis de dióxido de carbono no sangue, e o corpo irá preocupar-se em livrar-se dele, esquecendo assim dos soluços.

        9. Medicamentos anti-ácidos

Um anti-ácido, que tenha principalmente magnésio, são ótimos para ajudar a livrar dos soluços.

        10. Chupar limão

Se não quiser tomar anti-ácidos, pode experimentar chupar uma pequena fatia de limão, que também irá ajudar da mesma forma, a perder os soluços.