Como curar um Torcicolo


torcicolo

Uma noite mal dormida, uma posição incorreta a ver televisão, ou até mesmo ao computador, podem ser as principais causas para apanhar e ficar com um torcicolo…

Sente uma dor no pescoço? Não consegue endireitar o pescoço? O torcicolo nunca é bem-vindo, mas pode sempre ser curado! Veja aqui como curar um torcicolo

O que é um Torcicolo?

O torcicolo carateriza-se por uma contração dos músculos e tendões no pescoço, em que geralmente a cabeça fica inclinada para um lado e o queixo para o outro, sendo que o movimento dos dois para o mesmo lado provoca uma ligeira dor muscular. O torcicolo pode atingir qualquer idade, sendo que normalmente é mais comum entre os 30 até aos 60 anos e as mulheres têm um risco muito mais elevado do que os homens para este tipo de contorções.

Como acontece/quais as possíveis causas de um Torcicolo?

Geralmente um torcicolo acontece quando utilizamos uma postura errada tanto ao dormir como ao ver televisão ou até mesmo quando estamos sentados em frente a um computador. Quase todas as pessoas sabem as regras básicas para colocar a coluna direita, mas nem sempre a adequamos conforme as situações e depois os nossos músculos do pescoço acabam por prender num determinado local. Esta é a maior causa que geralmente acontece, no entanto, o torcicolo pode estar associado a outro tipo de condições médicas mais graves, como por exemplo, uma infeção do sistema nervoso.

Quais os sintomas de um torcicolo?

Um torcicolo apresente alguns sintomas bem simples de se detetar:

  1. Dores no pescoço;
  2. Limitação dos movimentos da cabeça;
  3. Rigidez dos músculos no próprio pescoço
  4. Por vezes além da rigidez, pode notar-se um certo inchaço;
  5. Um ombro pode estar mais alto de um lado que do outro, devido à contração dos músculos.

Geralmente quando uma pessoa apresenta este tipo de sintomas, até afirma de uma forma bem natural de que está com um torcicolo.

Como curar um torcicolo

Uma das técnicas mais utilizada é a descontração e exercícios de relaxamento dos músculos. Por vezes em alguns casos mais extremos é necessário envolver medicamentos, massagens, fisioterapias, exercícios de alongamento etc.

Estas técnicas variam conforme o grau de contração dos tendões e músculos. Contudo, não arrisque consumir algum tipo de medicamento sem antes ter falado e se aconselhado com o seu médico ou farmacêutico. Na maioria dos casos, nem é necessário consumir algo, com massagens e alguns exercícios de alongamento é possível curar o torcicolo.

Como se previne um Torcicolo?

Não existe uma forma exata para prevenir os torcicolos, eles acontecem devido à postura que adotamos no nosso dia a dia. O tratamento precoce do torcicolo é que pode prevenir o agravamento da contração…

Tente adotar as posturas corretas da coluna e evite ficar muito tempo na mesma posição, vá alternando para que não ocorra nenhuma contração dos músculos e tome sempre atenção quando vai atender o telefone, evite segurar o telemóvel com a ajuda do ombro e quando estiver sentado, encoste-se bem na cadeira, não se debruce em cima da mesa.

Outras duas dicas muito importantes que podem ajudar é evitar ficar de costas para o ar condicionado, principalmente quando este está frio e evitar ver televisão deitado.

Não existem muitas maneiras para evitar um torcicolo, mas uma boa postura pode ajudar a libertar a tensão dos músculos e pode até mesmo evitar alguns problemas de coluna que poderão surgir ao longo dos anos.