Como curar a Tuberculose


tuberculose

A tuberculose existe há mais de 50.000 anos, e é causada por um microorganismo patogénico chamado Mycobacterium tubercolosis.

Se está a sofrer de tuberculose ou conhecer alguém que sofra, saiba aqui como curar a tuberculose.

O que é a tuberculose?

Tuberculose é conhecida como uma doença infecciosa que é causada por uma bactéria denominada  mycobacterium tuberculosis que “ataca” principalmente os pulmões, apesar de aparecer em outros órgãos como os rins, meninges ou ossos.

A tuberculose é uma doença contagiosa!

É uma doença contagiosa que pode ser transmitida de uma pessoa para outra, de uma forma direita. Desta forma, o principal transmissor da doença, é a própria pessoa infetada. Pequenas gotículas de saliva, expelidas pela pessoa afetada, a falar, espirrar, ou tossir, são suficientes para contagiar outra pessoa que “aspire” essas gotículas.

Quais as causas da tuberculose?

A principal causa da tuberculose é a ocorrência de uma infeção causada por Mycobacterium tubercolosis, ou Bacilo de Koch, ou outras espécies microbacterianas que também pode causar a tubercolse: Mycobacterium bovis, africanum e microti.  Uma alimentação deficiente, a falta de higiene, e outros factores e maus costumes como fumar, beber álcool, ou outro fator que provoque uma baixa do sistema imunitário, favorece o alojamento da bactéria e o desenvolvimento da tuberculose.

Quais os sintomas da tuberculose?

Apesar de alguns pacientes não manifestarem sintomas de tuberculose, ou de alguns sintomas serem considerados insignificativos por parte do paciente durante algum tempo, na maior parte dos casos, os infectados com tuberculose sofrem de:

  • Tosse seca e em casos mais graves tosse seca com pús ou sangue;
  • Elevado cansaço;
  • Febre;
  • Pouco apetite;
  • Emagrecimento;
  • Fraqueza;
  • Palidez;
  • Rouquidão.

E em casos ainda mais graves, pode ocorrer

  • Dificuldade em respirar;
  • Colapso pulmonar;
  • Acumulação de pus na membrana que reveste os pulmões (pleura), com possível dor torácica.

Como curar a tuberculose?

É possível tratar a tuberculose! Porém, o tratamento para a tuberculose é de 6 meses. Ao fim desses 6 meses terá a sua tuberculose tratada. Mas até lá, terá que viver à base de antibióticos, sem qualquer interrupção!

Muitas vezes os pacientes não recebem a devida informação acerca do assunto, e passadas algumas semanas, já se sentem melhor e abandonam o tratamento… O que irá piorar a situação!

O paciente deverá tomar os antibióticos receitados pelo médico durante 6 meses, e assim irá curar a tuberculose.

Como prevenir a tuberculose?

Existe a vacina da tuberculose, a chamada vacina BCG, que as crianaçs devem administrar. Portadores de SIDA (ou AIDS), não devem receber esta vacina.

Para prevenir uma tuberculose deve evitar frequentar locais bastante públicos, especialmente em ambientes fechados, e deve evitar o uso de objetos de outras pessoas contaminadas com tuberculose.







  • Como curar uma Pneumonia

    Tudo começa com um resfriado, um resfriado, uma simples gripe, uma tosse, tudo sintomas que um chá, sopa quentinha e um repouso possam resolver.…

  • Como curar uma Bronquite

    Uma bronquite é um caso sério que pode levar a complicações mais graves como por exemplo o desenvolvimento de pneumonias ou outras doenças do…