Como curar um Terçol


terçol

Quer saber como pode curar o terçol? Por vezes pode aparecer um caroço na pálpebra do olho que é incomodativo e causa alguma dor… É chato, mas também tem a cura! Saiba aqui neste artigo, como curar um terçol.

Está com um caroço na pálpebra do olho? Incomoda e causa dor? Está com um terçol!

O que é um terçol?

O terçol, está localizado na pálpebra do olho, e é causado por uma infeção bacteriana das glândulas sebáceas. O terçol é um caroço pequeno, vermelho, que se localiza na maior parte das vezes, na pálpebra do olho, apesar de também poder aparecer no canto dos olhos.

O terçol pode ser considerado um terçol interno ou terçol externo:

Terçol Interno:

O terçol interno trata-se de um abcesso que se localiza na borda da pálpebra e normalmente tem um ponto vermelho parecido com um grão… Este tipo de terçol leva mais tempo a curar do que o terçol externo.

Artigo recomendado: Como Curar um Abcesso

Terçol Externo

O terçol externo encontra-se também na borda da pálpebra, com uma inflamação vermelha, e um pontinho amarelo parecido a um grão. Este tipo de terçol seca sozinho e cura em menos tempo que o terçol interno.

Causas do terçol

A causa mais comum, é a presença de bactérias estafilococos perto do olho… Estas bactérias vão ser as principais responsáveis pelo aparecimento do terçol.

O terçol também pode ter origem devido a outras causas, tais como o estresse, as mudanças hormonais ou a presença de uma inflamação crônica do olho (blefarite).

Sintomas do terçol

Se tem dúvidas se será um terçol, veja esta lista de sintomas do terçol, para ficar com a certeza:

  • Incomodo no olho ao piscar;
  • Vermelhidão em volta do olho;
  • Sensibilidade no contato com a luz;
  • Coceira, ardor, ou sentimento de formigueiro em volta do olho;
  • Inflamação nas pálpebras do olho;
  • Estar constantemente a lacrimejar;
  • Visão turva;
  • Secreções mucosas no olho;
  • Aparecimento de um ponto vermelho ou amarelo, parecido a um grão.

Como curar e tratar o terçol?

O tratamento do terçol pode ser bastante simples, até porque os terçóis normalmente desaparecem em 2 ou 3 dias, mas até lá causam bastante incomodo, e através de alguns tratamentos é possível reduzir esse incomodo.

Veja aqui estes 10 tratamentos para curar o terçol:

1) Aplicação de água morna

É o tratamento mais comum para este tipo de problema… Basta ferver cerca de 1 litro de água e deixar esfriar até ficar morna. Molhe uma compressa ou um pano limpo com essa água, e coloque-o sobre o olho que tem o terçol, até o pano ou compressa ficar frio. Quando esfriar, volte a repetir o processo várias vezes ao dia. Isto irá fazer com que o terçol liberte o seu pus mais facilmente.

2) Aplicação de pepino no olho

Corte o pepino em rodelas, e coloque uma rodela sobre o olho… O pepino é refrescante e é útil para ajudar a curar o terçol reduzindo a inflamação e a dor.

3) Não canse os olhos

Não fique esforçando os olhos, não passe horas olhando a TV ou computador, nem mesmo ficar muito tempo a ler um livro… Este cansaço adicional só irá irritar o terçol, e prolongar a sua cura, o tratamento e piorar a infeção.

4) Chá de acácia

A acácia ajuda a aliviar a dor do terçol… Faça um chá de acácia, adicionando algumas folhas em água a fever. Depois de esfriar e ficar morno, molhe uma compressa ou um pano limpo nesse chá, e coloque-o sobre o olho que tem o terçol, até o pano ou compressa ficar frio. Quando esfriar, volte a repetir o processo.

5) Uso de coentro

O coentro é considerado o remédio natural mais eficaz para curar o terçol. Faça ferver uma colher de chá de semente de coentro em uma xícara de água… Assim que esfriar e ficar morno, coe esse chá e com a ajuda de uma compressa, limpe o seu olho, pelo menos 3 vezes por dia.

6) Uso de salsa

Tal como o coentro, a salsa também ajuda a curar o terçol. Ferva algumas folhas de salsa numa xícara de água e assim que esfriar e ficar morno, com a ajuda de uma compressa, limpe o seu olho, pelo menos 3 vezes por dia.

7) Não esprema nem fure o terçol!

Nunca tente espremer  nem furar o seu terçol de propósito! Caso faça isso, poderá ocorrer uma infeção mais séria, que se espalhe por todo o olho… Espere que o terçol rebente sozinho, e quando isso acontecer, vai começar a drenar… Use um pano limpo ou compressa para limpar o corrimento e lave a ferida com água morna.

8) Se for necessário, recorra ao médico

Se o caso se tornar mais sério e o terçol não desaparecer, ou se os sintomas piorarem, deverá de consultar um médico para que ele lhe receite uma pomada ou antibiótico para curar o terçol.