Como curar uma Entorse – Rutura de Ligamentos


entorse rotura ligamentos

Sente uma dor forte no pé ou tornezelo? Está inchado e com alguns hematomas ou nódoas negras? Tem dores no tornezelo? Não consegue apoiar o pé no chão?  Provavelmente sofreu uma entorse…

Apesar de o mais comum ser uma entorse no pé ou tornezelo, é possível que as entorses também aconteçam nos pulsos, joelhos, ou outro local do corpo que contenham ligamentos! Veja aqui neste artigo como pode curar um entorse ou rutura de ligamentos

O que é uma entorse?

Entre dois ossos existe um ligamento que consiste numa pequena faixa de tecido que liga os dois ossos numa articulação. Quando ocorre uma entorse, acontece uma lesão traumática da articulação, com rutura (torção) dos ligamentos e das outras estruturas que fazem parte da articulação.

Estas ruturas podem localizar-se em diferentes partes do corpo, sendo que o mais comum é nos joelhos e nos tornezelos… Principalmente quando já tenha acontecido uma lesão anterior.

Causas de uma entorse

As entorses acontecem devido a um movimento brusco, a uma má colocação do pé, ou algum outro movimento que vá provocar um movimento forçado da articulação, que não é natural.

As entorses mais comuns, ocorrem devido a uma má colocação do pé, que provoque o torcer do pé. Também existem entorses nos joelhos e dedos, que normalmente estão associadas a lesões causadas ao praticar desportos.

Sintomas de uma Entorse

Existem 3 tipos de entorses diferentes, que se diferenciam pela intensidade da dor que causam… Elas podem ser:

Entorse ligeira: Neste tipo de entorse, o ligamento fica esticado ou rasgado de uma forma leve… A dor é fraca ou até mesmo inexistente, mas com o movimento as dores podem-se fazer sentir. Onde está localizada a entorse, é normal existir uma inflamação.

Entorse moderada: Neste caso, as fibras do ligamento encontram-se parcialmente rasgadas. No local da lesão, existe um inchaço, um hematoma ou nódoa negra e uma dor constante. É bastante complicado movimentar o membro afetado.

Entorse grave: Quando se trata de uma entorse grave, os ligamentos encontram-se totalmente rasgados. A área afetada está muito dolorida, bastante inchada e com hematomas visiveis. É completamente impossível mover a articulação lesada.
As entorses mais simples com rutura incompleta, geralmente desaparecem os sintomas entre 7 a 10 dias… Quando se trata de uma rutura completa, resultando numa entorse grave, pode levar várias semanas a curar.

Complicações das Entorses

Uma rutura completa não tratada devidamente, pode significar a distensão do ligamento… Neste caso, a articulação ficará definitivamente debilitada e sujeita a outro tipo de lesões mais graves e à possibilidade de aparecimento de artrites ou artroses alguns anos mais tarde.

Artigo relacionado: Como Curar Artroses

Como Curar uma Entorse?

 Quando se trata de uma entorse ligeira ou moderada deve de:

  • Aplicar comressas de gelo, o mais rapidamente possível após a ocorrência de entorse;
  • Usar uma meia de compressão, ou um gesso, durante 2 a 3 semanas, para impedir o inchaço;
  • Uso de pomadas anti-inflamatórias para aplicar na área afetada;
  • Em caso de dores mais fortes, tome um comprimido analgésico ou anti-inflamatório;
  • Repouso completo do membro afetado… Se for necessário, utilize um acessório (bengala ou muleta), para facilitar o seu movimento.

Quando se trata de uma entorse grave:

  • Para tratar uma entorse grave, para além das indicações referidas anteriormente para as entorses graves e moderadas, pode ser necessário recorrer a uma cirurgia.

Algumas dicas para curar uma entorse

  •  Aplique o gelo o mais rapidamente possível! Pode deixar o gelo aplicado durante cerca de 10 minutos, e voltar a colocar de hora a hora. (Utilize sempre o gelo enrolado numa toalha ou pano. Nunca aplique o gelo diretamente na área afetada, em contato com a pele).
  • Se a entorse aconteceu no pé, é aconselhado que o pé fique numa posição elevada;
  • Passados 2 dias (48 horas), após a entorse, se já não se verifica inchaço, aplique calor no local lesado. Caso o inchaço ainda presista, continue a aplicar gelo.

Como prevenir uma entorse?

  • Para evitar sofrer uma entorse durante a prática de algum esporte, não se esqueça de fazer um bom aquecimento, e completo;
  • No caso das senhoras, é aconselhado evitar o uso de saltos altos, para evitar as entorses;
  • Após a prática de um esporte, deve alongar bem;
  • Se já sofreu de entorses no passado, o aconselhado é aplicar compressas frias (ou gelo), nas áreas que já sofreram entorses, para evitar o aparecimento de lesões nessas áreas.