Como curar as verrugas ou cravos


Apareceu um ponto saliente no seu dedo da mão ou do pé? Ou até mesmo no nariz ? Não sabe o que é nem como curar? Possívelmente trata-se de uma verruga ou cravo! Costumam aparecer no rosto, mãos e pés, principalmente…

Apesar de as verrugas ou cravos não ter sintomas dolorosos ou incomodativos, dão um aspeto estranho á pessoa e são contagiosas… Estas verrugas ou cravos são causadas por um vírus! Veja o nosso artigo e aprenda como pode curar ou fazer desaparecer uma verruga ou cravo.

O que são verrugas ou cravos?

As verrugas (ou cravos), são classificadas como doença infecciosa causada por um vírus – o papiloma humano (HPV).

Existem diversos tipos deste vírus, sendo que as verrugas podem ocorrer em qualquer parte do corpo mas os locais onde aparecem com mais frequência, é nos dedos das mãos, pés e até no rosto (especialmente nas áreas de maior contacto com o exterior).

As verrugas podem ter várias designações, tendo sempre em conta o local onde aparecem e a aparência que apresentam:

As verrugas vulgares – São localizadas nas mãos, nos braços e nas pernas;

As verrugas plantares – São as verrugas que aparecem na planta dos pés, as verrugas periungueais ou subungueais que geralmente se localizam ao redor ou por baixo das unhas e as verrugas planas que normalmente aparecem de forma numerosa no rosto e no dorso das mãos.

Estes dois tipos, são alguns dos tipos de verrugas mais conhecidos e vulgares. A questão de muitas pessoas é: Como curar as verrugas?… É bastante simples!

Antes de mais, e não menos importante, é necessário entender as causas e os sintomas das verrugas, isto porque existem sempre formas de evitar determinadas doenças ou pequenos vírus que se instalam no nosso corpo.

Quais as causas das verrugas?

As verrugas são causadas por vírus, e são mais frequentes em idade escolar, adolescentes e jovens adultos. As verrugas são contagiosas, mas nem todas as pessoas são susceptíveis ao vírus e estas lesões podem aparecer até meses após o contágio.

Quais são os sintomas das verrugas?

As verrugas aparecem no corpo, sob a forma de nódulos duros, de tamanho variável, um pouco escamosas e são em geral assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas, simplesmente aparecem no corpo. Após o seu aparecimento, elas podem sofrer irritação, inflamação ou até mesmo causar um certo desconforto.

Como curar as verrugas ou cravos?

Não existe um único tratamento eficaz para todos os tipos de verrugas, o tratamento deve ser feito o mais rapidamente possível, assim que notamos o aparecimento da verruga, para evitar o aparecimento de novas lesões e depende também da idade do doente, do tipo e local da verruga.

A evolução das verrugas é imprevisível, principalmente em crianças, por isso, deve-se tentar tratar logo de início, recorrendo a alternativas menos agressivas, pois existe até a hipótese da cura espontânea, tendo sempre em conta a imunidade do doente. Normalmente as verrugas mais comuns acabam por desaparecer de forma natural, e no caso de persistir, o aconselhável é questionar um médico ou farmacêutico acerca do melhor medicamento específico para tratar das verrugas.

Como prevenir as verrugas?

Tendo em conta que não existe uma justificação apropriada para o aparecimento das verrugas, elas simplesmente aparecem e começam a crescer na pele e em determinados locais, também não há certezas relativamente à sua prevenção, no entanto, evitar o contacto direto com as lesões, neste caso com as verrugas, ajuda a evitar que naquele determinado local apareça algum tipo de lesão deste tipo. É certo que com o tempo as verrugas tendem a desaparecer, mas tomando consciência de que elas são contagiosas, o mais correto é procurar um medicamento para tratar das mesmas. Principalmente quando as verrugas surgem em crianças, isto porque, elas estão quase sempre juntas e em contato permanente umas com as outras, e sem qualquer intenção, em certas brincadeiras podem pegar as verrugas a uma outra criança.