Como curar a Gota


doença gota

Sente uma enorme dor no dedo grande do pé? Uma dor forte que não suporta nem o lençol da cama em cima do dedo? Não consegue caminhar com dor no dedo do pé? Comeu muito marisco ontem à noite? Provavelmente está com excesso de ácido úrico na articulação do dedo grande do pé, resultando na doença “Gota”…

A gota no pé quando “ataca”, causa dores muito fortes que nem colocar o pé no chão conseguimos… Saiba aqui como curar a gota no pé.

O que é a Gota no pé?

A gota no pé é uma doença metabólica que ataca principalmente as articulações, provocando dores muito fortes. Este é um tipo de doença caraterizado por deposição de cristais de ácido urico nas articulações. A gota no pé pode ser percebida através do inchado e dor aguda no dedo grande do pé, no entanto, não afeta apenas este local, as articulações dos pulsos e dos joelhos também podem inflamar. Normalmente a gota no pé pode atacar os jovens após a sua maturidade, mulheres após a menopausa e nos homens após a sua juventude, pode aparecer em qualquer altura. Por norma, a gota no pé ativa na Primavera e no Outono.

Quais são os sintomas da gota no pé?

A dor é intensa e acompanhada de uma inflamação e vermelhidão da articulação do dedo grande do pé, mas também pode atingir outras articulações… E quando isso acontece, por vezes pode ser confundida com outras doenças, tais como a artrite ou ainda há quem ache que seja algo mais simples, e confunda mesmo celulite… Quem tem gota no pé certamente também irá sentir dificuldade em caminhar.

Quais as causas, como acontece e como ficamos com gota no pé?

A gota no pé pode ser classificada de duas formas, a primária em que a sua causa é desconhecida e segundo especialistas, talvez esteja ligada a fatores genéticos.

A secundária deve-se a fatores como:

  • Consumo frequente de bebidas álcoolicas
  • Grande uso recorrente de aspirina e de medicamentos diuréticos;
  • Dieta hiperproteica;
  • Consumo de alimentos ricos em ácido úrico;
  • Drogas que provocam uma forte destruição das células.
  • Realização de pouco, ou nenhum exercício físico;
  • Stress em excesso.

Como tratar / como curar a gota no pé?

A gota no pé pode tratar-se em casa, ou seja, não necessita de uma intervenção direta na articulação. O tratamento da gota no pé pode incluir uma dieta com menos proteínas, incluindo as carnes originárias de gado, peixes e aves, frutos do mar, miúdos e grãos. Frutas e legumes são essenciais na alimentação de quem tem gota no pé. As maçãs por exemplo são um excelente fruto para ajudar a curar esta doença, tendo em conta que o ácido málico presente neste fruto neutraliza a ação dos cristais nas articulações, por isso, comer uma maçã após as principais refeições é uma ótima escolha. Sucos de vegetais são outra alternativa, desde os sucos de cenoura, aos de beterraba e pepino, estes deveriam ser bebidos todos os dias. Assim como os sucos de limão, se beber um copo de manhã e outro à tarde, ajuda a curar a gota no pé. Para quem não sabe, as cerejas também são boas para curar esta doença, se ingerir 15 a 25 cerejas por dia ajuda a restaurar o organismo. As cerejas enlatadas têm o mesmo efeito!

Como prevenir da melhor forma a gota no pé?

A melhor forma de prevenir a doença da gota no pé é apostar numa alimentação equilibrada, rica em vegetais e frutas, não abusar das proteínas e praticar exercício físico. Procurar no exterior algo que acalme para não levar uma vida stressada e evitar o consumo de álcool. Trocar os sucos de lata por sucos naturais e para quem já tem a doença da gota no pé, não desista porque esta é uma doença de fácil cura, não é problemática e se tiver uma dor muito aguda no pé, aqui fica uma dica – coloque uma compressa fria na articulação afetada, principalmente à noite antes de se deitar, irá ajudar a aliviar os sintomas.