Como curar o mau hálito


mau hálito

Sofre de mau hálito? Não sabe qual o problema do mau hálito? Já tentou de tudo para se livrar do mau hálito e não consegue? Saiba aqui como pode curar o mau hálito e deixar de sofrer desse problema!

Você pode nem saber, e sofrer de mau hálito! E se já falou com alguém assim, sabe o quanto isso é desconfortante! Aqui nós vamos ajudá-lo a curar esse mau hálito.

O que é o mau hálito?

Antes de explicar o que é o “mau hálito”, vamos explicar que o “hálito” é aquele cheiro que sai da boca de uma pessoa. Há todos os tipos de cheiros, desde os mais agradáveis, até aos mais desagradáveis. Há pessoas que sofrem de um hálito um pouco desagradável, e pouco convidativo a cheirar, o que pode ser chamado de mau hálito.

Quais as causas do mau hálito?

O mau hálito pode ser provocado por inúmeras situações, desde a doenças a alimentos que ingere.

As causas do mau hálito podem ser:

Abcesso dentário;
– Alcoolismo;
– Presença de cáries;
– Consumo de drogas
– Ingestão de alimentos com cheiro forte (ex: repolho, alho, cebola, etc…)
– Gengivite (doenças na gengiva);
– Infeção pulmonar;
– Sinusite;
– Fraca higiene dentária;
Infeção na garganta;
– Consumo de tabaco;
– Ingestão de suplementos de vitaminas em doses elevadas;
– Insuficiência renal;
– Obstipação;
– Bronquiectasia;
– Diabetes;
– Cancro do esófago;
– Rinite;
– Faringite;
– Pouca ingestão de açúcar;
– Ingestão de pouca água.

Como saber se tenho mau hálito?

É dificil cheirarmos o nosso próprio hálito, mas existem técnicas que podem ajudar a saber qual o seu hálito! Pode esfregar a sua língua, ou dentes, num lenço de papel ou guardanapo, e de seguida cheirar. Pode não ser uma prática muito eficiente, mas dá para ter noção de como está o seu hálito.

Como curar o mau hálito?

1) A principal maneira de curar o mau hálito, será escovar os dentes todos os dias, várias vezes durante o dia, com pasta de dentes (não se esqueça de escovar também a língua!!). Mantenha a higiene oral, não só escovando diariamente os dentes, como também utilizado o fio dental. Utilize elixires antissépticos, para tratar alguns problemas a níveis  orais, e até mesmo para eliminar algumas bactérias que podem ser responsáveis pelos maus cheiros.

2) Pode usar salsa, hortelã, ou mentol, para combater o mau hálito durante algumas horas.

3) Mascar uma pastilha elástica, ou chiclete, também poderá ajudar a aliviar o mau hálito temporariamente.

4) Beba água! Se tiver comido pouco açúcar durante o dia, o seu corpo vai procurar outras fontes de energia, produzindo corpos cetónicos. Esses corpos cetónicos, têm um cheiro característico que sai no hálito. Também são solúveis em água, e por isso são excluídos facilmente na urina! Para evitar que eles sejam excluídos no hálito, provocando um mau hálito, beba água para que esses corpos cetónicos sejam excluídos na urina.

5) Evite beber café. Apesar de ficar com o hálito característico do café após beber (o que pode não ser desagradável), o café cria uma cobertura sobre a sua língua, e dificulta a oxigenação das células, ajudando a aumentar o número de bactérias existentes na sua boca, o que ajuda a provocar mau hálito.

6) A boca pode não ser a causa do seu mau hálito! Esse cheiro característico ruim pode vir de dentro. Se nenhuma das dicas anteriores ajudou a curar o mau hálito, investigue se a causa não estará no estômago, ou esôfago. Doenças existentes nesses locais, podem contribuir para um mau hálito!