Como curar a descamação do couro cabeludo


A descamação do couro cabeludo tem como nome científico dermatite seborreica.

Contudo, é como caspa que nós conhecemos este problema que atinge mais de metade da população mundial e que se apresenta como o maior inimigo para um cabelo bonito e saudável. Além de não ser agradável esteticamente, a caspa tem outras complicações mais graves, como a coceira irritante, a irritação do couro cabeludo e a queda de cabelo.

A descamação do couro cabeludo costuma aparecer mais nos meses frios do ano, pois é neste período que as pessoas tomam banhos mais quentes e deixam passar mais tempo entre uma lavagem e outro. Estes hábitos aliados a um clima seco e frio, deixam o cabelo mais oleoso e desidratado, originado a descamação da pele nessa parte do corpo.

Sintomas da descamação

Os principais sintomas da descamação do couro cabeludo são coceira intensa, vermelhidão, ressecamento da pele da cabeça e formação de cascas brancas.

Veja todas as dicas para curar a dermatite seborreica

Neste artigo, deixamos-lhe algumas dicas importantes para curar a descamação do couro cabeludo. São dicas bastante úteis, pois ajudam bastante através de ações no dia a dia, como também através de remédios caseiros e naturais.

1. Use os produtos adequados para o seu tipo de cabelo

Pode parecer que comprar um shampoo e um amaciador seja uma tarefa básica e que qualquer coisa serve para lavar o cabelo. Na verdade, muitas vezes é o uso dos produtos errados que fazem com que este problema surja. Se não sabe qual é o seu tipo de cabelo, peça ajuda ao seu cabeleireiro, que lhe saberá indicar qual o tipo de shampoo mais adequado para si. Utilizar máscara hidratante todas as semanas é muito importante também, pois mantém o cabelo mais saudável, além de mais bonito!

2. Não exagere nas lavagens do cabelo

É muito importante que o cabelo seja lavado com frequência, mas a lavagem excessiva também pode ser prejudicial à saúde do cabelo. As pessoas que sofrem de descamação do couro cabeludo têm os fios capilares mais sensíveis, e por isso não devem lavar o cabelo diariamente. Na hora de lavar o cabelo, devem utilizar shampoo aconselhado pelo médico, com propriedades de anti-caspa. Cada tipo de cabelo exige um cuidado diferente. Por isso é tão importante saber em que tipo se enquadra o seu cabelo, para que possa utilizar uma lavagem adequada e que não prejudique a saúde dos fios capilares.

3. Massageie o couro cabeludo

Durante a lavagem, deve massagear o couro cabeludo, pois este ato acalma a raiz irritada e estimula a circulação sanguínea, aumentado o nível de oxigenação. Assim, o transporte dos nutrientes dos produtos capilares fica mais facilitando, contribuindo para a rápida solução do problema.

4. Faça esfoliação capilar

Deve esfoliar o couro cabeludo a cada 15 dias pois isso ajuda-o a eliminar células mortas e combate o excesso de oleosidade. A oleosidade excessiva é um dos principais fatores para o surgimento da descamação do couro cabeludo, por isso é muito importante fazer de tudo para evitar que o cabelo fique oleoso!

5. Use vinagre

Um remédio caseiro muito eficaz para curar a descamação do couro cabeludo é utilizar vinagre de maçã pois este composto reduz a inflamação e evita o crescimento de fungos. Também promove o rejuvenescimento do cabelo e ajuda a diminuir a irritação. Basta juntar um quarto de uma chávena de vinagre de maçã e um quarto de uma chávena de chá de água. Misture tudo e coloque num frasco de spray. De seguida, borrife a mistura no seu cabelo e massageie com movimentos suaves e calmos. De seguida, envolva o cabelo numa toalha e deixe atuar durante 15 minutos. Depois pode lavar o cabelo normalmente, mas evite usar água muito quente.

6. Limpe regularmente as escovas e pentes

Vivemos a correr, mas há certos cuidados que não devemos descurar. As escovas e os pentes que utilizamos devem ser limpas com bastante frequência, pois a falta de higiene nestes objetos pode levar ao surgimento de fungos prejudiciais ao couro cabeludo.

7. Consulte um médico

Muitas vezes, a descamação do couro cabeludo é originada por alterações hormonais, que acontecem no organismo devido a um stress excessivo. Contudo, existem doenças que podem causar descontrolo hormonal e necessitam de tratamento médico adequado. Caso a escamação do couro cabeludo permaneça durante longos períodos e não responda aos tratamentos normais, deve consultar um médico para que possa identificar a causa do problema.

 

A descamação do couro cabeludo é um problema muito irritante que afeta sobretudo as mulheres, que são quem dá mais valor a um cabelo bonito, com brilho e saudável! Com o tratamento adequado a caspa é facilmente tratada, mas deve ter cuidado para não deixar o problema avançar, pois em casos mais graves pode mesmo levar à queda de cabelo.







  • Como curar a caspa no cabelo

      Geralmente nós percebemos que temos flocos pequenos e brancos no couro cabeludo, no cabelo e nos ombros. A caspa se desenvolve porque a…

  • Como tratar e acabar com a caspa

    Você sabia que a caspa é uma condição que afeta algo em torno de 40% de toda a população mundial pelo menos uma vez…