Como curar uma dor de costas


dor-de-costas

As suas costas estão doendo? Não consegue virar na cama? Não consegue estar deitado, nem sentado, ou até mesmo em pé faz doer as suas costas? Por vezes uma má postura, dormir numa posição errada ou um jeito pode ser suficiente para ficar com uma dor de costas! É muito complicado trabalhar ou fazer as tarefas diárias quando estamos a sofrer com uma dor nas costas! Entenda neste artigo, de que forma você poderá evitar este problema, e caso você já esteja com ele, saiba como poderá curar!

O tratamento para a dor de costas não é assim tão complicado, mas muito depende da sua causa! Veja tudo neste artigo e saiba como pode curar este problema que tanto afeta o seu dia-a-dia!

O que é uma dor de costas?

Quem nunca sofreu com uma dor de costas? De forma geral todas as pessoas já sentiram em algum momento dor de costas.
A dor pode ser mais ou menos intensa e incomodativa. Importa portanto identificar a causa da dor e corrigi-la, uma vez que, em alguns casos a dor de costas é um sintoma e não uma doença propriamente dita.
A dor nas costas pode ter origem na coluna vertebral, músculos, nervos ou em outras estruturas situadas na região das costas.

Quais as causas de uma dor de costas?

Postura errada, passar muitas horas sentado e cansaço são algumas das causas mais frequentes das dores de costas. A evolução do ser humano e o excessivo número de horas de trabalho em tarefas mais sedentárias ou repetitivas pode ser o grande responsável por este “mal”. No entanto, outras causas estão também identificadas.

Pedras nos rins, pneumonias e problemas de coluna são outras causas que requerem acompanhamento médico.

Artigos relacionados: Como curar dor de rins – cólica renal

Por vezes, levantar pesos na academia pode também desencadear dor nas costas. Qualquer exercício físico que implique força deve ser definido com o treinador, preparador físico ou outra pessoa que possa acompanhar e corrigir os exercícios.

Se a dor for acompanhada por febre ou dificuldades em respirar ou andar não se deve esperar que a dor passe mas antes recorrer de imediato às urgências.

Quando a dor de costas é acompanhada por dificuldade em respirar pode verificar-se um quadro de doença respiratória.

Quando a dor nas costas surge juntamento com enjoos, mal-estar ou a dor se intensifica com esforços deve-se chamar de imediato ajuda médica porque pode ser sinal de enfarte.

Hérnia de disco, ciática, artrose, dorsalgia, lombalgia, aneurisma na aorta, espondilite anquilosante, espondilolistese, estenose espinhal, fibromialgia e osteomielite são outras causas associadas à dor nas costas.

Artigo relacionado: Como curar a artrose e Como curar uma lombalgia

Doenças e quadros clínicos como torção testicular, cistos nos ovários, câncer nos ovários, infeções na bexiga, apendicite, pedra na vesícula e endometriose poderão originar dor de costas.

Perante a intensidade da dor e a frequência é importante procurar ajuda médica para despistar possíveis causas. O diagnóstico é fundamental para se poder tratar corretamente a dor.

Quais os sintomas da dos nas costas?

O principal sintoma é precisamente a dor sentida na região das costas. A dor pode ser localizada ou sentida com mais intensidade numa determinada área, dependendo da sua causa.

Como curar uma dor nas costas?

Compressas quentes, alongamentos e exercícios de pilates ou yoga são ótimas estratégias para curar a dor de costas ou pelo menos aliviá-la.
Dormir no chão, massagens na área ou medicação com analgésicos ou anti-inflamatórios são outras estratégias que costumam aliviar ou eliminar totalmente a dor nas costas.

Em alguns casos pode ser necessário recorrer à fisioterapia para conseguir curar por completo uma dor de costas. Se a dor for persistente e durar algumas semanas, consulte o seu médico e siga as suas instruções para que consiga recuperar dessa lesão!

Como prevenir uma dor de costas?

Costuma-se dizer que a prevenção é o melhor remédio e nas dores de costas não podia ser mais verdade. Adotar uma postura correta seja a andar seja sentado é uma excelente medida preventiva.

Fazer pausas de minutos ao longo do dia de trabalho é recomendável. Se o seu trabalho o obriga a estar sentado durante 7 horas por dia, faça pequenos intervalos ao longo do seu dia para aliviar as costas e esticar as pernas.

Praticar pilates, yoga ou musculação e fazer massagens com alguma regularidade são dicas muito importantes além de todo o corpo e mente beneficiar com a escolha.