Como curar o esporão do calcâneo – dor no calcanhar


O esporão do calcâneo é um problema que causa muita dor e que prejudica a vida quotidiana que quem sofre desta condição.

Existem alguns casos que necessitam de acompanhamento médico, mas outros podem tratar-se facilmente em casa (ainda que não eliminado o problema, mas sim eliminando a dor que ele causa). Neste artigo, falamos sobre o esporão do calcâneo e sobre tudo o que precisa de saber para minimizar a dor que ele causa!

O que é o esporão do calcâneo?

O esporão do calcâneo surge quando há uma inflamação no local em que os tendões se unem aos ossos do pé. Manifesta-se através de uma protuberância com um tipo de ponta.

Veja também: Como curar a Tendinite – Sintomas, Causas e Tratamentos

O calcâneo é o osso do calcanhar e situa-se na sola do pé. O esporão desenvolve-se quando existem pequenos traumas e inflamações na zona do calcanhar. Ao longo do tempo, essa inflamação vai originar a calcificação dos tecidos que se encontram perto do ossos do calcanhar, formando assim o esporão.

Causas do esporão do calcâneo 

O esporão do calcâneo é um problema que afeta sobretudo mulheres acima dos 40 anos pois é causado na maior parte das vezes pelo uso de calçado inapropriado, como tacões muito altos. Existem ainda outras causas que podem levar a este problema, tais como:

  • Estresse;
  • Atividade física exagerada;
  • Excesso de peso;
  • Caminhar com postura incorreta;
  • Passar muitas horas do dia em pé

Sintomas do esporão do calcâneo 

Por vezes, o esporão do calcâneo não apresenta sintomas, pois este problema pode ser indolor e apenas apresentar a protuberância na região do calcanhar. Quando existe dor, sendo que é este o principal sintoma deste problema ortopédico, é porque existe uma inflamação perto do calcanhar.

No fundo, não é o esporão que causa a dor, mas sim a inflamação que ele provoca e que só surge após a exposição a traumas repetitivos naquela região. A dor costuma ser intensa e afeta a planta do pé. A dor tem tendência a ser mais forte pela manhã, ao sair da cama, e ao levantar-se após ter estado muito tempo sentado.

Tratamentos para o esporão do calcâneo 

Os tratamentos para o esporão do calcâneo visam aliviar a dor e a dificuldade para caminhar. É aconselhado utilizar calçado confortável e macio e para ajudar a caminhada do paciente é imprescindível a utilização de uma palmilha ortopédica que ajude a apoiar o pé, aliviando (e eliminando em muitos casos) a dor que o problema causa.

Existem ainda outras formas de aliviar a dor:

Fazer alongamentos

Alongar a zona do pé é muito importante para reduzir a dor. Puxe os dedos dos pés para cima durante cerca de 20 segundos e role o pé por cima de uma bola pequena. Isso vai ajudar a aumentar a elasticidade e flexibilidade do pé.

Massagens

Massageie o pé com um creme hidratante ou com óleo de amêndoas doces. Pode ser o próprio paciente a fazer esta massagem a si mesmo, mas será muito mais relaxante se for outra pessoa a fazê-lo! No final da massagem pode aplicar uma pomada com anti-inflamatório, como o Voltaren.

Medicamentos e Remédios para esporão do calcâneo

Quando a dor é muito intensa, pode tomar um anti-inflamatório ou um analgésico. Mas alertamos para o facto de que não deve auto-medicar-se. O ideal é consultar sempre um médico antes de decidir tomar algum medicamento.

Vinagre de maçã

Molhe um pedaço de algodão em vinagre de maçã e massageie a zona dolorida. Pode também encher uma bacia com água morna e colocar um pouco deste vinagre. Deixe o pé lá dentro durante meia hora. O vinagre de maçã tem propriedades anti-inflamatórias.

Gelo

O gelo ajuda a diminuir a inflamação. Coloque alguns cubos de gelo num saco de pano e aplique na zona dolorida. Rapidamente irá sentir melhorias.

Solução salina

Colocar o pé em água e sal também ajuda a diminuir a dor. Se passa muitas horas de pé durante o dia, é aconselhável repousar o pé ao final do dia numa bacia com água e sal. A água do mar, que é salgada, também pode ser uma ajuda.

Acupunctura

A acupunctura é um tratamento alternativo que tem trazido muitos resultados a quem o utiliza. Se possível, realize esporadicamente uma sessão deste tratamento e verá que a sua dor vai reduzir significativamente.

Cirurgia

Nos casos mais graves em que o esporão está a comprimir o calcanhar e a prejudicar realmente a vida normal do paciente, a cirurgia é vista como uma solução. No entanto, a operação nesta região pode trazer complicações futuras, como formigueiro na zona do calcanhar.

O esporão do calcâneo é um problema incomodativo e é importante antes de tudo ter bons hábitos de saúde no que diz respeito ao pé. Não podemos esquecer que são os pés que suportam todo o nosso peso e não devemos negligenciá-los. Opte por usar calçado confortável e se a dor persistir consulte um ortopedista. Ele é o profissional indicado para o ajudar nesta questão!