Como Curar Frieiras de Inverno ou Dedos Inchados


As frieiras de inverno são um transtorno da circulação sanguínea com o aparecimento de inchaços avermelhados nos dedos das mãos ou dos pés, acompanhados de comichão, ardor, sensação de queimadura e de dor, causado pelo frio. Veja neste artigo como curar e tratar as frieiras de inverno.

Quando o corpo fica exposto a temperaturas baixas, os vasos sanguíneos contraem, dificultando a circulação sanguínea nas extremidades do corpo como por exemplo, nos dedos dos pés e das mãos.

Após essa exposição ao frio, se existir uma passagem brusca de temperaturas baixas para temperaturas mais elevadas nas extremidades do corpo, vai aumentar a quantidade de sangue que chega a essas extremidades, e o organismo não consegue reagir tão rapidamente a esse aumento de temperatura para se preparar para a chegada de uma grande quantidade de sangue repentina nas extremidades, o que resulta numa saída do sangue dos vasos sanguíneos para a pele, causando uma reação inflamatória, as chamadas frieiras de inverno.

Existem dois tipos de frieiras de inverno

As frieiras agudas, que aparecem após a exposição de um individuo ao frio, e causam comichão durante alguns dias, podendo voltarem sempre que existir uma exposição desse mesmo indivíduo ao frio.

As frieiras crônicas, que aparecem quando o indivíduo está exposto ao frio provocando lesões que perduram durante meses.

Quais os factores de risco?

Casos de dedos inchados ocorrem mais frequentemente em nos jovens, nas crianças, nos idosos e nas mulheres.

Casos de hipertensão arterial também podem favorecer o aparecimento de frieiras de inverno, visto que existem problemas de circulação sanguínea.

Qual o tratamento para as frieiras de inverno

Para o tratamento das frieiras de inverno devem ser utilizados cremes na área lesada. Esses cremes devem conter princípios ativos calmantes e antipruriginosos, para acalmar a área lesada e para aliviar a comichão que causam.

Alguns princípios ativos com essas propriedades são:

Calamina – Tem ação adstringente, ou seja, provocam contração dos vasos após aplicação na área lesada e alivia a comichão.

Aloé Vera – Provoca alívio da sensação de queimaduras.

Cânfora – Tem efeito analgésico, aliviando algumas dores que possam existir.

Calêndula – Tem ação adstringente, calmante e analgésica.

Em caso de as dedos inchados apresentarem feridas, deve optar por usar cremes com princípios ativos anti-sépticos.







  • Como curar Frieira

    Frieira, também conhecida como pé de atleta, nada mais é do que um tipo de dermatofitose que ataca o espaço entre os dedos e…