Como curar fungos na unha do pé

Fungos na unha do pé é problema normalmente acontece na unha grande do pé, mas também pode acontecer em outras unhas, não só do pé, como também das mãos, apesar de ser raro. Os fungos “atacam” a unha do dedo  do pé, e destroem a unha. Há solução para isso! Saiba aqui como pode curar os fungos nas unhas dos dedos do pé.

Costuma ter a unha do seu pé com uma cor amarela e com uma forma mais grossa que as restantes? Descubra aqui como curar os fungos da unha do pé!

O que são fungos?

Fungos são microrganismos, que sobrevivem e que se desenvolvem de forma mais eficaz em ambientes úmidos e quentes, por isso este tipo de doenças de fungo na unha do dedo do pé, é mais comum em países tropicais.

Causas dos fungos na unha do dedo do pé

Uma vez que os fungos se desenvolvem em ambientes úmidos e quentes, o uso de meias e sapatos que dificultam a ventilação nos pés, e criem um ambiente úmido devido à transpiração, é um ambiente ótimo para o desenvolvimento deste tipo de fungos.

Para além disso, andar descalço em locais públicos, tais como piscinas, ginásios, banheiros públicos, etc… também pode ajudar a contrair o fungo, uma vez que é transmissível de pessoa para pessoa.

Uma fraca circulação sanguínea, por exemplo com o uso constante de meias que apertem e dificultem a chegada do sangue aos dedos do pé, vai contruibuir para o desenvolvimento do fungo. O sangue contém células de defesa capazes de combater os fungos. Se o calçado ou as meias impedirem a chegada do sangue, em condições, aos dedos do pé, acontece que irá haver pouco sangue nos dedos do pé, e portanto, estarão disponíveis poucas células de defesa capazes de combater o fungo.

Uma lesão ou infeção na unha, ou na pele próxima da unha, que não tenha sido devidamente desinfetada, pode contrair os fungos.

Um sistema imunológico fraco, também pode ajudar o fungo a desenvolver-se na sua unha. Se tiver um sistema imunológico deficiente, não vai ter células de defesa suficientes para combater a doença.

Quais os sintomas de fungos na unha do pé?

Os sintomas são maioritariamente sinais, tais como:

  • Cor amarelada da unha, e possível coloração branca na ponta;
  • Espessura grossa da unha;
  • Unha frágil, partida e “escamada”
  • Unha deformada;
  • Unha pode aparecer levantada (separada da carne que está por baixo da unha);
  • Em casos graves, a unha pode ter uma cor mais negra.

Como tratar e curar os fungos na unha do pé?

Curar fungos na unha do pé com remédios

O tratamento mais utilizado para curar os fungos na unha do pé, é através do uso de cremes, loções ou soluções, de aplicação direta na unha, que contenham substâncias antifungicas, tais como o Fluconazol, Terbinafina ou Itraconazol.

Em casos mais graves, deverá consultar o seu médico, e aí poderão ser receitados medicamentos antifungicos para tomar por via oral.

O tratamento dos fungos na unha do pé demora muito tempo, dependendo essencialmente do tempo que a unha demora a crescer e a ser substituída. Pode levar vários meses, e até um ano.

O tratamento deve ser continuado até que a unha volte a ficar num estado normal.

Curar fungos na unha do pé com remédios caseiros

Vinagre:

Várias fontes indicam que o uso de vinagre na unha doente, ajuda a tratar dos fungos da unha do pé. Porém, ainda não existem quaisquer estudos que comprovem que essa teoria é verdade.

Para curar os fungos da unha do pé com vinagre branco, depois de lavar e secar muito bem os pés, deve:

1) Despejar o vinagre sobre a unha doente. Se a unha estiver com uma espessura muito grossa, coloque o vinagre de uma forma calma para que ele penetre na unha.

2) Coloque vinagre de forma abundante

3) Utilize um objeto para raspar a superfície da unha (limas DESCARTÁVEIS são o mais indicado). Depois de usar esse objeto tem 2 escolhas: ou manda para o lixo, ou desinfeta muito bem, com álcool, antes de voltar a utilizar. Se está a “raspar” os fungos da sua unha com uma lima, os vestígios desses fungos vão ficar na lima. Ao voltar a usar a mesma lima (sem desinfetar), no dia seguinte, estará a recolocar na sua unha, os fungos que retirou no dia anterior, por isso é importante usar limas descartáveis ou desinfetar a lima usada.

4) Repita esse processo 2 vezes por dia, durante cerca de 2 semanas. Se passadas 2 semanas conseguir ver melhoras, pode continuar com o processo até curar a sua unha. Se não tiver melhoras, o mais indicado será em procurar outra alternativa, porque essa pode não estar a ser eficaz.

Alho:

O alho é conhecido como um alimento com fortes propriedades antifúngicas e antimicrobianas. O uso do alho para tratar os fungos da unha do dedo do pé pode ser bastante benéfico, para além de ser um produto natural que combate o fungo.

Para tartar os fungos do dedo do pé com alho, deve:

1) Coloque dentro de um frasco de esmalte branco, 3 dentes de alho picados, entre 4 a 5 gotas de limão e 5 gotas de  iodo branco. Deixe a mistura atuar durante cerca de uma semana, no recipiente.

2) Passado essa semana, depois de lavar e secar bem os pés, aplique a mistura que fez, APENAS na unha que contém os fungos, uma vez por dia, durante duas semanas. Passadas essas 2 semanas, pare o tratamento durante 1 semana, e retorne durante mais 2 semanas… E assim sucessivamente até curar a sua unha.

O limão junto com o alho e o iodo branco, vão criar um ambiente esterilizado e ácido, que irão matar os fungos da sua unha.

Como prevenir os fungos na unha do pé?

Afinal, o melhor tratamento é a sua prevenção! Para evitar ter fungos nas unhas dos pés, deverá seguir algumas regras:

  • Evite andar descalço em locais públicos, principalmente úmidos, tais como piscinas, banheiros, ginásios, etc…;
  • A toalha que usa para limpar os pés, é somente sua! Não partilhe com mais ninguém;
  • Não reutilize as suas meias sem antes lavá-las!
  • Utilize calçado e meias que não apertem os pés e que permita uma ventilação por dentro, ou seja, que não sejam completamente fechados;
  • Desinfete com álcool todos os objetos de pedicure antes de utilizá-los;
  • Quando lavar os pés, seque muito bem as unhas, dedos e espaço entre os dedos do pé.

Assim que ver a sua unha a ficar com um aspeto “feio”, que desconfia de ser fungos, ou se mesmo depois destes tratamentos a sua unha não teve melhoras, o melhor será procurar um médico dermatologista, ele saberá melhor que ninguém qual o problema que tem no seu pé, e como poderá fazer para curar!


Artigos relacionados