Como Curar Furúnculo ou Espinha com Pus – O que é, Causas e Tratamentos


Furúnculo

Você já ouviu falar sobre furúnculos? O nome pode parecer meio estranho, mas pode ser muito mais comum do que você imagina. O furúnculo parece com uma espinha. É um nódulo avermelhado, doloroso, endurecido e quente. Geralmente, possui uma área amarelada em virtude de pus.

Explicando melhor é uma inflamação na pele causada por bactérias que pode causar muito desconforto e dores que incomodam bastante. Apesar de ser mais comum, essas lesões não aparecem apenas no rosto, podem se manifestar em diversas partes do corpo. O tamanho pode variar de acordo com a profundidade da infecção. Se não forem bem tratados podem deixar marcas, cicatrizes ou até mesmo problemas mais graves.

Mas não precisa ficar preocupado! O furúnculo pode ser rapidamente curado. Aqui nós vamos explicar quais são os seus principais sintomas, causas e tratamentos para que você fique bem informado e prevenido.

Sintomas do Furúnculo

O furúnculo geralmente pode ser manifestado no rosto, pescoço, axilas, nádegas e coxas. As primeiras manifestações são nódulos avermelhados extremamente sensíveis, aos poucos toma a forma de um balão cheio de água ou cisto. O desconforto aumenta conforme a infecção adquire pus. Os sintomas mais comuns que se remetem a essa infecção são:

  • Nódulo avermelhado com presença de pus;
  • Coceira na região;
  • Mal-estar;
  • Febre;
  • Vermelhidão e suor na pele ao redor da infecção;
  • Crescimento constante do nódulo.

O furúnculo pode ser facilmente notado. Se você tem alguns desses sintomas e acredita ser apenas uma espinha, o recomendável é procurar um médico dermatologista o quanto antes. O que o diferencia de uma espinha ele pode causar febre, dor recorrente, cresce muito rápido ou não se cicatrizou em até duas semanas.

Causas do Furúnculo

Na maioria das vezes, o furúnculo é causado por uma bactéria chamada Staphylococcus aereus. É um microrganismo que se estabelece na pele ou dentro do nariz. Em alguns casos, a infecção também pode ser causada por outros tipos de fungos ou bactérias que adentraram na região por causa de uma ferida ou picada de inseto que deixou a região aberta.

Eles podem se manifestar em qualquer parte do corpo, mas preferem se instalar em regiões com pelos e que são mais expostas a umidade. O furúnculo pode ser extremamente comum em pessoas que possuem a pele oleosa, já que elas facilitam a obstrução dos folículos pilosos.

Tratamento para o Furúnculo

Você pode fazer o tratamento do furúnculo na sua própria casa. O ideal é aplicar compressa molhada com água quente na região onde se encontra essa espinha. Além de aliviar a dor, favorece a drenagem natural da lesão, fazendo com que o pus saia para fora.

Procure também sempre manter o local limpo para evitar algumas complicações. Mas o ideal é procurar um médico, pois ele pode receitar antibióticos que vão combater as infecções causada pelas bactérias ou em casos maiores fazer uma incisão na parte central do furúnculo e retirar todo o pus.

É importante que você nunca tente espremer o furúnculo. Caso faça esse procedimento, pode agravar ainda mais a situação, pois ao espremer, você vai empurrar toda infecção ainda mais para dentro da pele e poderá espalhar a bactéria por outros locais do corpo.

Nunca se automedique com os antibióticos! Eles obrigam a uma prescrição médica por alguma razão, e por isso, apenas tome antibiótico se o seu médico receitar! Além de que muitas bactérias que são causadoras do furúnculo podem ser resistentes a alguns antibióticos. Por isso, muitas vezes é necessário fazer um exame físico para realizar o diagnóstico.

Se o paciente estiver em casos extremos da infecção que se apresenta com grandes lesões, o dermatologista deve enviar uma amostra do pus para análise laboratorial para saber qual antibiótico deve ser utilizado e quais procedimentos de tratamentos são mais acessíveis.

A importância de procurar um especialista se deve que o furúnculo pode causar sérias complicações a saúde. Se a lesão aparecer ao redor do nariz ou ouvido, há o perigo de a bactéria se instalar em vasos que se comunicam com o cérebro e caso a bactéria se dissemine na corrente sanguínea pode atingir os ossos e até mesmo o coração.

Prevenir o Furúnculo

Mas, não precise se preocupar caso surja um furúnculo. Procure sempre um especialista para averiguar o caso e recomendar o melhor tratamento. Além disso, com pequenas medidas e hábitos diários você pode prevenir o furúnculo.

  • O importante é sempre manter as mãos extremamente limpas. As bactérias podem se concentrar nessa região.
  • Para evitar você deve manter feridas abertas sempre cobertas por curativos. Lembre-se que a bactéria penetra em lugares abertos na pele.
  • Na hora do banho procure utilizar sabonetes antibacterianos. Eles podem ser extremamente eficazes na prevenção.
  • Evite compartilhar itens pessoais com pessoas que possuem furúnculo, como toalhas de rosto por exemplo.
  • Sempre que possível troque as roupas de cama e banho. Elas podem ser uma grande fonte de bactérias.

Caso esteja com furúnculo, evite coçar o local da lesão para evitar que se espalhe em outras partes do corpo e procure sempre manter a infecção bem higienizada.