Como Curar Garganta Inflamada


Uma garganta inflamada não é nada bom, causa imensa dor, as amigdalas ficam maiores, preenchendo a garganta e dificultando a deglutição (engolir) de alimentos, liquídos e até mesmo de remédios que sejam necessários tomar para a dor de garganta.

Veja também: Como curar uma Dor de Garganta

O que é uma garganta inflamada

Antes de mais, entenda-se que uma inflamação, é diferente de uma infeção! Uma garganta inflamada, não tem necessáriamente que estar infetada! Ainda assim, é possível acontecer, porque uma infeção pode levar a uma inflamação.

Explicando melhor a situação: Uma infeção, acontece quando existe uma invasão de um microorganismo nocivo (bactérias, virus, fungos, ou outros parasitas), no nosso corpo, que se vai multiplicando e acaba por causar uma doença.

Por exemplo, uma amigdalite é resultante de uma infeção, uma vez que são bactérias que invadem o organismo e se multiplicam causando uma doença, dores e desconfortos. É por isso que visto ao espelho, consegue ver umas plaquinhas brancas nas amigdalas. São as bactérias que invadiram e ficaram na sua garganta!

Veja também: Como curar a Amigdalite

Uma inflamação, é uma resposta do nosso próprio organismo, para combater uma agressão externa a ele mesmo, ou a uma lesão no órgão. Ou seja, quando existe uma invasão por parte de bactérias ou outros parasitas, no nosso organismo, o nosso corpo responde com uma inflamação, para combater essa invasão.

Assim, quando ocorre uma Amigdalite, estamos perante uma infeção e em resposta, surge uma inflamação de forma a defender o nosso próprio corpo para eliminar o agente invasor.

Assim, uma garganta inflamada, é uma garganta que sofreu algum dano, ou foi invadida por algum agente nocivo, e em resposta a isso, para tentar expulsar o invasor, o corpo reage com uma inflamação.

Sintomas de garganta inflamada

O principal sintomas desta situação é a típica dor de garganta, principalmente ao engolir. Este é o sintoma que a maioria dos pacientes se queixa, uma vez que a garganta estando inflamada fica com as amigdalas cheias, e o engolir, quer seja saliva, alimentos ou líquidos, vai “arranhar” a garganta.

Devido à irritaçã da garganta, também pode surgir tosse seca, que ainda vai piorar a dor na garganta.  Uma simples tosse, fraquinha mas que é bem comum e normal numa situação de garganta inflamada.

A febre também é um sintoma de garganta inflamada, uma vez que essa inflamação pode causar febre. Por outro lado, a inflamação pode ser resultante de uma infeção, e o corpo responde com febre para eliminar e matar o organismo invasor.

Outro sintoma que também pode surgir, é o mau hálito. Muitas pessoas não dão por isso, mas existe uma alteração dos odores da boca, e quando falamos ou respiramos, esses cheiros são expelidos, e normalmente não são agradáveis. Esse mau hálito é causado por células mortas na boca e garganta, mas assim que curar esse problema, o mau hálito desaparece.

Causas da garganta inflamada

Como já foi explicado, a inflamação resulta ou de uma lesão no orgão, ou devido a uma infeção. A inflamação ocorre quando passa muio tempo exposto ao frio, ou quando tem outras doenças associadas, como é o caso da amigdalite, faringite, laringite, gripe ou resfriado.

Veja também: Como curar a Gripe de Modo Fácil e Rápido

Tratamento para curar a garganta inflamada

Pode ser importante reduzir a inflamação para reduzir o desconforto causado. A toma de remédios e medicamentos anti-inflamatórios é uma hipótese para poder reduzir essa inflamação, mas lembre-se que esse tipo de remédios devem ser apenas receitados pelo médico.

Porém, se a inflamação for causada por uma infeção e se apresentar pontos brancos na sua garganta acompanhada de febre, estará perante uma amigdalite, causada por bactérias. Neste caso será necessário recorrer a antibióticos, uma vez que eles vão ajudar a combater e a eliminar as bactérias que estão causando esse problema na garganta.

Ainda assim existem alguns métodos caseiros que quando são utilizados logo num momento precoce da doença, são capazes de curar a inflamação e melhorar o seu bem-estar.

Água morna + sal

O sal é um potente antiséptico, tem também características anti-inflamatórias e antimicrobianas. Basta colocar um pouco de sal num copo de água morna, e fazer gargarejos durante alguns segundos, várias vezes ao dia. O sal ajuda no combate aos microorganismos e reduz os sintomas incomodativos.

Chá de limão e gengibre com mel

Este chá é muito conhecido no que diz respeito a gripes, resfriados e problemas da garganta. Limão, Gengibre e Mel têm um efeito potente no que diz respeito ao combate a bactérias. A vitamina C contida no limão é excelente para a defesa do organismo, o gengibre é antibacteriano e o mel vai suavizar a garganta e diminuir a dor.

Xarope de gengibre e própolis

O gengibre e o propólis fazem um excelente xarope para garaganta inflamada! A sua preparação não tem nenhuma dificuldade e guardado na geladeira pode ser utilizado durante 2 semanas. Este xarope também pode ser tomado por crianças. Para preparar basta misturar 1 xícara de mel com 1 colher de chá de extrato de própolis e 1 colher de café de gengibre em pó. Deve frever estes ingredientes ao fogo durante alguns minutos. Quando ficar morno, coloque num recipiente de vidro.

Crianças de 4 aos 13 anos devem tomar apenas 1 colher deste xarope por dia, enquanto com idades superiores aos 14 anos podem tomar 2 colheres (uma de manhã outra à noite) deste xarope.

Cuidados a ter com garganta inflamada

Quando está com a garganta inflamada deve preferir alimentos líquidos ou meio líquidos como sopas, leite quente, etc. Evite alimentos frios, uma vez que se estiverem gelados vão piorar a situação e causar ainda mais dor ao engolir.

Prefira alimentos quentes, fáceis de engolir e que não causem um enorme desconforto nem arranhem a sua garganta.