Como Curar a Gripe de Modo Fácil e Rápido


Apanhou uma gripe? Não sabe como curar? Não quer tomar medicamentos para curar a sua gripe? Não está para ir ao médico? Se for uma simples gripe sazonal, não se preocupe que mesmo em casa consegue curar isso. Veja aqui como pode curar a gripe, em poucos dias, sem remédios, apenas com métodos naturais.

Hoje em dia é muito raro uma pessoa passar um ano inteiro sem passar por uma única gripe nesse ano. Felizmente, é possível, com alguma facilidade, curar a gripe, em poucos dias.

O que é a gripe?

Uma gripe é uma infecção viral aguda, causada por vírus que entram pelas vias aéreas e chegam aos pulmões, onde se inicia o processo de divisão desses vírus.

Após isso, há uma série de sinais e sintomas que são desencadeados, como: Febre alta (superior a 38,5ºC), Dor de garganta, Dor muscular, artralgias, fadiga, arrepios, dores de cabeça, irritação ocular, tosse seca.

Após o vírus da gripe se instalar, o período de duração dessa gripe é de mais ou menos 1 semana, sendo que entre 3 a 4 dias a situação é pior. A tosse e a fraqueza que se faz sentir, poderá permanecer várias semanas.

É de extrema importância referir, que se não conseguir curar a sua gripe em cerca de 1 semana e se os sintomas piorarem, deverá de ir ao médico, pois o caso poderá ser mais grave. Podendo já existir um agravamento de uma doença já pré-existente, um enfraquecimento do sistema imunitário, ter agravado para uma pneumonia ou ainda outros problemas mais graves.

Artigo relacionado: Como curar uma pneumonia

Dicas de como curar a gripe

1. Febre abaixo de 37.5ºC

Se tiver febre abaixo  de 37.5ºC, não será necessário tomar um antipirético (medicamento que reduz a febre), pois a febre é importante para matar o vírus que se instalou no seu organismo. Se a febre for superior a 37.5ºC e não conseguir baixar, aí sim pode tomar um Ibuprofeno para ajudar a baixar a febre e a aliviar as dores.

 2. Evite doces

Doces e chocolates devem ser evitados ao máximo. Os doces  e os chocolates fortalecem a gripe e diminuem a nossa resistência contra ela.

Uma colher de chá apenas de açúcar  não tem problema, desde que seja utilizado em chás ou nos sucos.

O mel é ótimo para curar a gripe. Pode até ir comendo uma colher de mel durante o dia. Aproveite também o mel para usar no chá, em vez do açúcar. (mas não abuse)

3. Aqueça a sua garganta

A sua garganta precisa de calor. Mantenha a garganta quente, isso irá ajudar a curar a gripe. Mesmo por essa razão, é importante beber chá enquanto está com gripe, para manter a garganta quente.

4. Evite o frio

O frio enfraquece o organismo e fortalece a gripe. Mantenha-se aquecido, e agasalhado para evitar um agravamento da gripe. Nada de bebidas frias ou alimentos frios. Só piora a dor de garganta e o estado da gripe.

 5. Suco de laranja, muita água e outros líquidos

Pode beber várias vezes ao dia e às refeições, suco de laranja (de preferência natural). Não o beba frio. Beba a uma temperatura ambiente. O suco de laranja contém vitamina C, o que é muito importante para curar a gripe.

Beba também muita água durante o dia, principalmente se tiver febre. (beber muitos líquidos é de extrema importância).

Outra excelente opção é optar por sopas de legumes ou canja de galinha. (evite os lacticínios)

 6. Permaneça em repouso

Enquanto fica em repouso, o seu organismo vai usar a energia que tem disponível para combater o vírus da gripe. Enquanto que se fizer exercício físico, as defesas do seu corpo vão baixar e poderá complicar a sua situação.

7. Gargarejos com água e sal

Faça várias vezes ao dia, gargarejos com água e sal. Desta forma irá aliviar a sua dor de garganta e irá remover as secreções que se encontram lá.

8. Bolsa de água quente

Pode e deve colocar uma bolsa de água quente nos seus músculos para aliviar a dor destes através da vasodilatação que consequentemente irá provocar o relaxamento dos mesmos.

 9. Nebulização

Deve fazer nebulização, através da inalação de vapores, pois o vapor ajuda a limpar as suas vias respiratórias.

 10. Médico

Como já foi dito, se os sintomas persistirem por mais de uma semana, ou se piorarem, consulte o seu médico.







  • H1N1 – Gripe Suína, o que é, quais os sintomas e tratamentos?

    Conhecida popularmente como gripe suína, a H1N1 já foi reconhecida como uma epidemia em 2009 e 2010, mas é considerada rara hoje em dia,…

  • Como curar a Enxaqueca

    Costuma ter muitas dores de cabeça? Não consegue aliviar as suas dores? Já não sabe o que fazer? Não suporta essas enxaquecas? Veja aqui…

  • Como curar a Tosse

      A tosse é bastante chata e incómoda, principalmente quando não conseguimos aliviar os sintomas nem curar essa tosse que só atrapalha! Já está…

  • Como curar uma Bronquite

    Uma bronquite é um caso sério que pode levar a complicações mais graves como por exemplo o desenvolvimento de pneumonias ou outras doenças do…

  • Como curar uma Dor de Garganta

    Sente dores na garganta? Tem muita tosse? Sente a garganta a arranhar? Provavelmente estará a sofrer de uma inflamação na sua garganta ou até…

  • Como curar uma Pneumonia

    Tudo começa com um resfriado, um resfriado, uma simples gripe, uma tosse, tudo sintomas que um chá, sopa quentinha e um repouso possam resolver.…