Como curar Impotência Sexual Masculina – O que é, Causas, Tratamento e Remédios Naturais


A impotência sexual (disfunção erétil) é um problema que atinge os homens com idades a partir dos 50 anos sendo mais frequente com o avançar da idade. Esta situação preocupa os homens afetados e podem trazer outras complicações na sua saúde, como é o caso do desenvolvimento de problemas psicológicos, depressões, ansiedade, etc, prejudicando a qualidade de vida assim como a vida íntima.

Alguns homens têm vergonha da situação e não procuram ajuda médica, contudo não há necessidade de sentirem vergonha ou culpa pela situação, uma vez que é algo perfeitamente natural no ser humano e é uma situação recorrente em que os médicos estão habituados a lidar.

Em relação ao problema da impotência sexual, não é necessário levantar grandes preocupações, isto porque existem no mercado alguns medicamentos capazes de contrariar a impotência sexual e promover uma ereção para conseguir ter relações sexuais sem quaisquer problemas a este nível. Ainda assim, caso não pretenda tomar medicamentos para promover a excitação, também existem soluções e chás naturais que promovem o mesmo efeito, ou semelhante.

O que é a impotência sexual?

Também conhecida pelo termo de disfunção erétil, a impotência sexual masculina é caracterizada pela impossibilidade do homem conseguir atingir uma ereção do pênis suficientemente capaz para que exista e se mantenha a penetração sexual. É considerado impotência sexual quando este episódio ocorre pelo menos em metade das vezes que o homem tentou uma ereção para ter relações sexuais.

Sintomas da impotência sexual

Os principais sintomas são essencialmente sinais visuais, tais como:

  • Dificuldade em atingir ou manter uma ereção peniana;
  • Ejaculação precoce;
  • Diminuição de pelos púbicos;
  • Redução no tamanho do pênis;
  • Ereção flácida e pouco rígida;
  • Necessidade de maior concentração para manter a ereção;
  • Doenças vasculares que estejam a dificultar a passagem do sangue para o pênis;

Como e porque acontece a impotência sexual?

Muitas pessoas se questionam porque acontece a impotência sexual e se é culpa do próprio homem. Porém, esta situação é perfeitamente natural no ser humano e acontece com a maioria dos homens.

Numa situação normal, quando existe um estímulo sexual, é libertado no sangue uma substância denominada de óxido nítrico. Esta substância dilata os vasos sanguíneos, e logicamente, também dilatada os vasos sanguíneos que se encontram no pênis, logo, com os vasos sanguíneos do pênis dilatados, existe a possibilidade do sangue entrar no órgão sexual provocando assim uma ereção, ou seja, uma ereção sexual acontece quando os vasos sanguíneos do pênis dilatam e a entrada do sangue faz com que fique ereto.

Na situação de impotência sexual, está presente uma outra substância – fosfodiesterase-5 (PDE5) – que desativa o efeito do óxido nítrico de dilatar os vasos sanguíneos. Desta forma, se não existe uma dilatação dos vasos sanguíneos a nível do órgão sexual, o pênis mantem-se relaxado e a quantidade de sangue que entra nas artérias do pênis, é igual à quantidade que sai, impossibilitando assim uma ereção.

Resumindo: Quando existe um estimulo sexual, é libertado óxido nítrico que dilata os vasos e permite a entrada de mais sangue no pênis. Desta forma, o pênis ganha volume e fica ereto. Na presença do composto PDE5, o óxido nítrico não produz o seu efeito e por isso não existe uma dilatação dos vasos sanguíneos do pênis, não entra o sangue suficiente para manter uma ereção e assim acontece a impotência sexual. Desta forma, e concluindo, o PDE5 é o inimigo na impotência sexual que se pretende eliminar para facilitar a ereção.

Causas da impotência sexual

Para além das causas naturais causadas pela presença da PDE5 que impede o efeito do óxido nítrico, existem outras causas e doenças que também promovem a impotência sexual, tais como:

  • Consumo de drogas;
  • Consumo de álcool e tabaco;
  • Diabetes;
  • Medicamentos anti-hipertensivos, antideperessivos, antipsicóticos;
  • Depressões, ansiedade, insatisfação sexual;
  • Obesidade;
  • Hipertensão arterial,
  • Insuficiência renal;
  • Aterosclerose.

Tratamento da impotência sexual

Existem vários tratamentos para curar a impotência sexual dependendo da sua causa. Porém, os tratamentos mais comuns são o uso de medicamentos e terapias com acompanhamento de um psicólogo.

Os medicamentos mais usados para o tratamento da disfunção erétil são bastante eficazes e produzem o efeito desejado, contudo o preço de mercado não é o mais desejado. Ainda assim, já existem estes medicamentos genéricos, com a mesma composição e com valores bem abaixo dos remédios de marca, o que facilita e bastante o consumidor.

Apesar de existirem vários medicamentos no mercado, deverá consultar o médico antes de começar a tomar qualquer medicamento para facilitar a ereção, pois só ele poderá saber qual dos medicamentos disponíveis é o mais adequado para a sua situação e qual a melhor dosagem! Qualquer medicamento para esta situação requer uma receita por parte do médico e um aconselhamento antes de começar a ser tomado!

Tratamentos naturais e caseiros para a impotência sexual

Ainda assim existem pessoas que não querem avançar para os medicamentos e preferem algo natural de forma a tratar a disfunção erétil. Desta forma, existem alguns chás e remédios naturais que podem ajudar a resolver a situação da impotência sexual.

1- Chá de Catuaba

Com apenas cerca de 40 gramas de raíz da planta catuaba é possível fazer este chá que tem excelentes propriedades para aumentar a libido e melhorar o desempenho do homem na cama.

2- Chá de Tribulus terrestris

As folhas secas desta planta têm propriedades capazes de aumentar a síntese de testosterona, melhorando a impotência sexual e aumentando a libido. Para preparar o chá use apenas 2 colheres de sobremesa com folhas secas da planta tribulus terrestris.

3- Chá de alecrim, chapéu-de-couro e catuaba

Em vez de usar o chá de catuaba individualmente, poderá associá-lo com o alecrim e chapéu-de-couro para aumentar o efeito. 100 gramas de cada uma destas plantas é o suficiente para melhorar a circulação do sangue e conseguir uma ereção;

4- Chá de Marapuama

Bastam apenas as cascas de marapuama para melhorar a circulação sanguínea para conseguir uma ereção e melhorar o apetite sexual.

5- Chá de sementes de melancia

Este chá com sementes de melancia também ajuda a tratar a impotência masculina. Basta ferver 2 colheres de sopa de sementes de melancia e juntar meio litro de água.

6- Xarope caseiro para impotência sexual

Um xarope à base de mel, guaraná, ginseng e gengibre é muito útil para aumentar a líbido sexual e promover a ereção. É um xarope que dá muita energia e também melhora a circulação sanguínea. Para preparar o xarope basta 1 xícara de mel, 1 colher de guaraná em pó, 1 colher de ginseng, meia colher de gengibre em pó e poucas folhas de hortelã.

Qualquer um destes remédios naturais devem ser tomados em jejum para que o corpo os absorva ao máximo e o efeito seja mais rápido. É também importante que entenda que estes remédios naturais podem não fazer efeito imediato, sendo necessário um tratamento e uma toma prolongada destes chás e xarope até que começam a aparecer os efeitos desejados!







  • Como Tratar Ejaculação Precoce

    Você já teve ou ainda sofre com a ejaculação precoce? Saiba que este problema é muito comum, no entanto, para a maioria dos homens…