Como curar e parar com os pensamentos negativos


O positivismo e a presença de pensamentos positivos já foi comprovado cientificamente que trás inúmeros benefícios no nosso dia a dia! A “arma” de pensar positivo e esperar o melhor, é excelente para afastar problemas e complicações na nossa vida.

No entanto, também existem os pensamentos negativos que surgem muitas vezes, sem qualquer aviso, e quando damos por nós, estamos a pensar o pior!

Isso não é nada bom, nem para a nossa saúde mental, nem para o nosso dia a dia, uma vez que pode trazer ansiedade, e outros problemas psicológicos.

Assim, é fundamental saber como tirar pensamentos negativos da cabeça!

O que são pensamentos e como eles ocorrem?

Se quiser, sempre haverá algo de que nós podemos nos queixar. Isso pode se tornar uma dependência diária. Há muitas variações neste processo. Mas todos eles têm algo em comum. No início, uma estimativa de erro, que depois segue e pode ser automática. Nosso corpo conhece muitos automatismos úteis, como, por exemplo, respiração, digestão e circulação sanguínea. Não há uma decisão intencional necessária para respirar. Se nós deliberadamente interferimos neste sistema automático, isso pode ter consequências desagradáveis.

Mas também há automatismo, que aprendemos, como andar de carro ou de bicicleta, por exemplo. Girar e apertar ou pisar os pedais funcionam por si só quando é a primeira vez. No entanto, ninguém pode fechar os olhos e tapar as orelhas. Se ocorrer um obstáculo, você deve poder travar. Então é com o nosso cérebro. As rotinas diárias estão tentando automatizar o cérebro, por razões de eficiência. Seria fatal, no entanto, se abandonássemos o controle disto. A pesquisa do cérebro mostrou que todo ser humano se preocupa com cerca de 60 000 pensamentos todos os dias, muitos dos quais são repetidos e boa parte deles são negativos.

Os pensamentos são a resposta para o nosso ambiente, que inclui tudo: amigos, familiares, vizinhos, colegas de trabalho, supervisores, até mesmo o motorista de ônibus e o serviço no restaurante ou na loja de departamentos. Adicione a isso a televisão, o jornal, a publicidade, o clima e o que mais acontece todos os dias ao nosso redor. Um pensamento é desencadeado pela estimulação de um dos nossos sentidos e pela comparação com memórias e sentimentos do passado. Isso é rápido, geralmente não estamos cientes desse processo. Irritação e reação ocorrem automaticamente em nossas vidas. Os pensamentos nos cercam todos os dias, embora muitas vezes nós não temos consciência de como isto acontece.

A boa notícia é que isso também está acontecendo em ambos os sentidos. Pensamentos negativos muitas vezes seguem ainda mais pensamentos negativos, mas pensamentos positivos encoraja mais pensamentos positivos. Se uma pessoa sofre da “síndrome do pensamento negativo”, é como se um treinador pessoal estivesse constantemente berrando. Ele diz o que não pode fazer ou o que pode fazer, queixa-se de nossa aparência externa, ele duvida de nossas habilidades mentais e torna nossa vida geralmente bastante miserável.

No pior dos casos, é um discurso contínuo de abuso mental. Você mesmo e os outros são humilhados e punidos mentalmente. Mesmo nos dias, que são realmente muito bons, esses pensamentos negativos surgem repetidas vezes e ameaçam destruir tudo. Desta forma você passar a ver tudo negativo a sua volta: o presente é muito pequeno, o meu amor não é honesto. Um pensamento negativo vem sempre após o outro.

A “síndrome do pensamento negativo” pode rapidamente se tornar uma “síndrome do mau-humor”

Se somos honestos, todos nós seremos afetados — pelo menos ocasionalmente. A “síndrome do pensamento negativo” não é uma doença, mas pode fazer você ficar doente se você se entregar a ela e pensar os mesmos pensamentos uma e outra vez. Pensamentos desagradáveis atraem seu coração, fazem sua vida mais estressante. Você não pode culpar os outros, porque a única pessoa que cria o meio ambiente através de sua percepção e, assim, cria sua realidade é você assim como sua imaginação. Todos nós somos responsáveis pelo nosso humor. Esta é outra boa notícia porque você não é dependente de outras pessoas para mudar seus pensamentos negativos.

Quando primeiro percebemos que apenas nossa própria imaginação produz esses pensamentos, que na maioria dos casos não têm outra base além de medos, conjecturas e informações incompletas ou incorretas, que são reais para nós, então você pode mudar algo. Por isso que pensamentos negativos já não determinam nossas vidas. A menos que você de espaço para que estes pensamentos negativos dominem sua vida por completo.

Uma boa dica é você começar diretamente pela manhã na frente do espelho no banheiro e conscientemente observar o que vem à mente. O automático é desligado e nós vamos primeiro no modo de observação. Você pode então ser surpreendido e ver quantos pensamentos negativos já estavam vagando ao redor de nossas cabeças tão cedo pela manhã como, por exemplo: Já existe uma espinha no meu nariz, oh! Meu Deus as olheiras sob os olhos estão cada vez mais terríveis, ou o meu cabelo não está bom hoje. O dia está tão nublado la fora, provavelmente vai chover em breve, e eu tenho que ir trabalhar. E você continua: porque o carro está quebrado, na verdade, eu preferiria ficar na cama hoje e puxar o cobertor sobre minha cabeça.

Diferenças entre pessoas que tem pensamentos positivos e negativos:

O positivo é sempre parte da resposta, o negativo é sempre parte do problema.

O positivo sempre tem um plano, o negativo sempre tem uma desculpa.

O positivo diz: “Deixe-me ajudar você” — o negativo diz: “este não é o meu trabalho”.

O positivo vê para o problema uma solução, o negativo sempre vê um problema em cada resposta.

O positivo compara seu desempenho com seus objetivos, o negativo compara seus desempenhos
com as de outros.

O positivo pensa: é difícil, mas é possível — o negativo: “É possível, mas muito difícil”.

O positivo vê o copo meio cheio, os negativos: meio vazios.

Desta forma você que esta lendo este artigo se estiver passando por esta situação procure já mudar seus pensamentos e sua forma de enxergar a vida. Antes mesmo de arruinar sua vida, muitas vezes sem ter consciência disto. Se você não consegue isto sozinho procure a ajuda de um profissional.