Como curar os Pelos Encravados


Os pelos encravados são uma verdadeira dor de cabeça, sobretudo para as mulheres que sofrem muito com este problema por fazerem a depilação muitas vezes de forma inadequada.

Também os homens estão sujeitos a este problema, pois fazem a barba com bastante frequência. Um pelo encravado é um pelo que tem dificuldade em atravessar a pele e por isso cresce de forma curvada debaixo da pele.

O que são pelos encravados?

Este problema causa dor no local e fica com um aspeto pouco estético, sobretudo quando existe pus. Um pelo encravado passa por diferentes estágios: inicialmente está debaixo da pele, depois fica inflamado e provoca inchaço e bastante vermelhidão e, por fim, fica com pus, o que causa um aspeto amarelado. Nos casos mais graves, pode mesmo desenvolver-se um cisto, causando bastantes dores e incómodo.

Sintomas

Os sintomas dos pelos encravados são: surgimento de espinhas vermelhas que podem ter pus; bolhas com pus que formam crostas; pele vermelha e muito inflamada na região afetada e coceira incomodativa.

Neste artigo, vamos deixar algumas dicas para curar e se livrar dos pelos encravados!

São apresentadas abaixo várias dicas que pode usar mesmo em casa para tratar e acabar com os pelos encravados! Veja cada uma delas com atenção, pois elas resultam se forem bem aplicadas!

Esfoliação frequente

A esfoliação é obrigatória para ter uma pele saudável. Existem muitas opções no mercado e na hora de escolher um esfoliante corporal deve ter em conta o seu tipo de pele. Um bom esfoliante natural e recomendado para todos os tipos de pele obtém-se através da mistura de azeite com açúcar.

Duas vezes por semana utilize este remédio caseiro, fazendo movimentos circulares nos dois sentidos nas zonas mais propícias ao aparecimento de pelos encravados. Isso vai remover as células de pele mortas, elimina a sujidade e óleos ou cremes que possam estar a impedir o crescimento natural do pelo.

Sal grosso

Esta dica não deve ser seguida por pessoas que tenham uma pele muito sensível. Contudo, para quem tem pele normal é um remédio caseiro muito eficiente. Misture sal grosso com um hidratante ou óleo de amêndoas e massageie a área afetada durante dez minutos. Este é um ótimo esfoliante natural.

Deve utilizar esta receita apenas no período em que o pelo está encravado, pois é um pouco agressiva para a pele!

Compressas de água quente

Humedeça uma toalha em água quente e coloque na zona inflamada, pressionando-a. Faça este procedimento durante dez minutos por dia. Isto vai abrir os poros e amolecer a pele, o que contribui para a saída do pelo.

Opte pela depilação a laser

A depilação a laser é a melhor opção para o tratamento dos pelos encravados. Este método de depilação remove os pelos de forma definitiva, através da utilizam de aparelhos que emitem raios laser. O calor do laser destrói a matriz do pelo (o local onde ele nasce) e, por isso, ele não voltará a crescer tão rapidamente.

A depilação a laser não elimina para sempre o pelo, mas destrói uma grande parte deles e quanto menor for a quantidade de pelo numa determinada área, menor será a probabilidade de ter pelos encravados.

Tenha cuidado após a depilação

Não deve expor-se ao sol nas 48 horas a seguir à depilação. Isso vai deixar a sua pele muito sensível e com maior probabilidade de encravar o pelo. Além disso, deve hidratar muito bem a pele após a depilação, independentemente do método utilizado. Uma pele bem tratada e saudável tem menos propensão a desenvolver o problema de pelos encravados. Antes de fazer a depilação deve molhar a área a depilar com água quente, pois isso vai ajudar a abrir os poros.

Evite o uso de roupas apertadas

As calças de ganga skinny estão na moda e favorecem a nossa silhueta, mas elas são prejudiciais para os pelos encravados, por isso, se está a passar por um problema deste género não deve utilizar este tipo de roupa. O uso de roupas apertadas não deixa a pele respirar convenientemente e não deixa espaço para que o pelo cresça de forma saudável. Se estiver com um problema de pelos encravados, opte por usar saias ou calças largas, pois só assim a sua pele vai respirar.

Pelo encravado precisa de ir ao médico?

Se mesmo após ter todos os cuidados e tentar todos os tratamentos caseiros a sua pele continuar com pelos encravados, é melhor consultar um dermatologista. Muitas vezes, este problema desenvolve para infeções realmente complicadas e é necessário tomar antibióticos. Em casos mais graves, é necessário realizar uma pequena intervenção cirúrgica, de modo a levantar a pele e a remover o pelo encravado. Em casos mais graves, consulte um dermatologista e siga todas as suas indicações!