Como curar queimadura solar


Passou demasiadas horas ao sol? Saiba que uma exposição prolongada aos raios solares pode causar graves problemas na sua pele incluindo câncer! Tenha em atenção quando vai ficar longas horas ao sol, e isto não se aplica só quando vai para a praia, porque o sol em quente em todo o lado! Proteja-se, e caso já esteja com uma queimadura solar, aprenda a curá-la!

Nota: se está procurando um artigo de como curar queimaduras que não seja somente queimadura solar, veja aqui o nosso artigo: Como curar uma queimadura

Quer saber quanto tempo demora a curar uma queimadura solar? Se está com uma queimadura solar, veja as nossas dicas para curar!

O que é uma queimadura solar – escaldão?

Um escaldão ou queimadura solar é uma queimadura provocada pela exposição ao sol e pelos raios ultravioleta (UV).

Consoante a gravidade do escaldão estes podem classificar-se em três categorias: primeiro grau (queimadura mais ligeira), segundo grau (queimadura com formação de bolhas e dor acentuada) e terceiro grau (queimadura que destrói tecidos. É a mais grave).

Quais as causas de uma queimadura solar?

Um escaldão é causado pela exposição solar. A gravidade da queimadura aumenta com o tempo que fica exposto ao sol! E lembre-se que sol existe em todo o lado, não é só na praia! Não colocar protetor solar ou permanecer ao sol nas horas mais quentes do dia é abrir caminho para que uma queimadura solar apareça.

Quais os sintomas de uma queimadura solar?

Vermelhidão, inchaço e dor são alguns dos principais sintomas de uma queimadura solar.

As queimaduras solares podem ser tratados, no entanto, potenciam o envelhecimento precoce da pele e podem levar ao surgimento do cancro da pele (que normalmente aparece anos mais tarde).

Como curar uma queimadura solar?

Se quer curar uma queimadura solar, a primeira dica é sair imediatamente do sol! Se continuar ao sol, a sua queimadura só vai agravar.

Se a sua queimadura solar não for muito grave, vai conseguir curá-la seguindo alguns conselhos simples!

Contudo, se a queimadura solar for numa criança ou num bebé, o caso já é mais grave, e o mesmo se aplica quando se trata de uma queimadura de terceiro grau em adultos. Neste caso deve procurar um médico para que ele possa avaliar a gravidade da queimadura e aconselhar da melhor forma.

Quando se trata de uma queimadura mais leve, pode curar a queimadura solar em casa seguindo algumas dicas. Deve arrefecer a área afetada com água fria durante alguns minutos. A água fria vai acalmar a dor e controlar o edema.

Após aplicar a água fria na queimadura solar, deve aplicar um creme que contenha aloé vera. Cremes com aloé vera são muito bons para queimaduras solares, são os principais cremes indicados por terem propriedades cricatrizantes e calmantes.

Manter a pele hidratada é de extrema importância, uma vez que ajuda a pele a regenerar e tanto precisa.

Pode também, e deve, tomar banho com água mais fria que o normal para não agredir mais a pele.

Opte por roupa mais larga para que os tecidos não estejam em constante contacto com a pele e agravem mais a situação. Tecidos em algodão ou seda são os mais aconselhados por não irritarem tanto a pele.

Roupa leve e fresca e que não roce na pele é portanto o mais indicado.

Tomar um medicamento anti-inflamatório ajuda a aliviar a dor e diminuiu a inflamação e vermelhidão e pode ser feito sem recurso a receita médica. Pode dirigir-se à farmácia mais próxima, expor a situação e pedir um anti-inflamatório ou analgésico.

Beba muita água ao longo do dia para que o organismo possa repor os seus níveis de hidratação.

Como prevenir uma queimadura solar?

Prevenir uma queimadura solar é possível e fácil! Siga estas dicas e vai conseguir ter um dia de praia, ou de calor em outro local qualquer, sem ficar queimado por todo o corpo!

Não se deixe adormecer ao sol. Use protetor solar adequado ao seu tom de pele. De duas em duas horas ou até menos consoante a intensidade do sol volte a aplicar protetor solar.

Caso esteja na praia, mesmo que passe longos tempos dando mergulhos no mar aplique protetor solar já que os raios solares passam através da água.

Evite a exposição solar entre as 11h e as 16 horas.

Não deixe que a sua ambição por um bronze irresistível lhe deixe “marcas” na pele.

Sempre que se trate de bebés ou crianças, os cuidados terão que ser muito mais rigorosos devido à sensibilidade das suas peles.

 

Lembre-se, queimaduras solares podem provocar câncer da pele, e não só ! Os raios ultravioletas do sol penetram a pele, penetrando as células e podem atingir o núcleo das células, provocando alterações no código genético! Um código genético alterado pode levar à formação de câncer! Mais uma vez relembramos que não é só na praia que fica com queimadura solar! Qualquer exposição prolongada ao sol pode provocar queimaduras solares, tenha muita atenção e previna-se!







  • Como Curar Assaduras – Pomadas e Remédios Naturais

    As assaduras ocorrem devido à continuação de forças de atrito entre a pele e roupas, tecidos, calçados, fraldas e diversos outros motivos. Normalmente, as…

  • Como curar uma Queimadura

      Acidentes todos sofremos, e queimaduras por vezes acontecem, apesar de não querermos que isso aconteça, pois ninguém gosta de sofrer com a sensação…