Remédios Naturais para curar a Amigdalite – Dor de Garganta


remedios-naturais-amigdalite-dor-garganta

A amigdalite é caracterizada por uma forte dor de garganta, principalmente ao engolir. Quando a dor já está muito forte e a amigdalite muito evoluída, o melhor é ir ao médico e atacar logo a amigdalite com antibióticos. Em alguns dias fica melhor, e quando terminar de tomar o antibiótico até ao fim, ficará curado da amigdalite.

Artigo relacionado: Como curar uma amigdalite

Porém, se conseguir identificar logo a amigdalite no início e conseguir usar remédios caseiros e remédios naturais para curar, vai ser muito melhor para o seu organismo e vai conseguir curar essa dor de garganta!

Remédios Caseiros e Naturais para curar a amigdalite – dor de garganta

Existem várias alternativas naturais para combater uma dor de garganta, vamos deixar-lhe aqui alguns remédios que pode usar e fazer em casa para aliviar e curar a sua dor de garganta!

Para além da conhecida dor de garganta, a amigdalite também provoca febres, mal estar, presença de pontinhos brancos na garganta, etc…

Remédio caseiro com água e sal para a amigdalite

O sal é um excelente remédio caseiro para a amigdalite. Ele é anti-séptico e ajuda a limpar a sua garganta e a libertar o muco espesso que foi formado na sua garganta devido à infeção que produz pus. Desta forma, a longo prazo, vai conseguir ir aliviando a dor sentida.

Junte uma colher de chá de sal em um copo de água morna. Mexa bem e faça gargarejos desta mistura durante 5 minutos deixando a água ir bem fundo na sua garganta.

Faça este procedimento pelo menos 4 vezes por dia, pode fazer mais vezes se sentir necessidade.

Remédio caseiro de infusão de eucalipto para a amigdalite

Um chá de eucalipto também é uma excelente alternativa para curar a amigdalite. Não só para a dor de garganta, um chá de eucalipto também é excelente para tratar e curar outros problemas respiratórios. O eucalipto ajuda a reduzir a inflamação da garganta graças às suas propriedades anti-inflamatórias.

Para fazer este chá para a amigdalite ou dor de garganta, basta ferver algumas folhas de eucalipto, coar e beber enquanto ainda estiver quente. Beba três xícaras desta mistura por dia. Pode adicionar mel para adoçar, o mel também ajuda a curar a amigdalite.

Remédio caseiro com mel e gengibre para a amigdalite

Um chá com mel e gengivre é ótimo para aliviar as dores de garganta provocadas pela amigdalite. Este chá é usado para fazer gargarejos.

Ingredientes para este remédio natural:

  • Cravo da índia (1);
  • Gengibre Ralado
  • Copo de água;
  • Uma colher de sopa de mel

Como preparar este remédio natural para a amigdalite:

Coloque a água a ferver. Quando começar a ferver, desligue o lume e junte o cravo-da-índia e rale o gengibre ou use gengibre ralado. Deixe ficar morno esfriando à temperatura ambiente, coe a mistura e adicione o mel. Mexa tudo muito bem, e faça gargarejo deste remédio enquanto ainda estiver morno, 3 vezes por dia!

O mel é um excelente anti-séptico natural e o gengibre é um anti-inflamatório potente. A combinação destes dois produtos vão acalmar a sua garganta e aliviar as dores sentidas.

Remédio natural de alecrim e vinho branco para a amigdalite

Uma mistura de vinho branco com alecrim é muito eficiente no combate à amigdalite. Encha uma xícara de vinho branco e junte um punhado de alecrim. Faça ferver durante poucos minutos e adicione duas colheres de chá de mel.

Pode usar esta mistura para beber ou para fazer gargarejos (para este caso faça 3 vezes ao dia).

Remédio caseiro de maçã e mel para a amigdalite

O mel, como já foi dito, é anti-séptico e ajuda a limpar a sua garganta. Comer maçã com mel é uma boa forma de acelerar o processo de curar a sua amigdalite.

Corte uma maçã em pedaços e junte mel. Deixe repousar durante cerca de 5 minutos para que o mel penetre a maçã e está pronto a comer.

Coma 2 maçãs destas por dia.

Remédio caseiro com amora para a amigdalite

O suco de amora preta vai ajudar a aliviar as dores da amigdalite. A amora é um fruto com propriedades anti-inflamatórias e não tem quaisquer efeitos secundários.

Ingredientes para este remédio natural:

  • Copo de água;
  • Copo com amoras pretas;
  • Uma colher de sopa de mel

Como preparar este remédio natural para a amigdalite:

Passe todos os ingredientes no liquidificador e beba a mistura logo de seguida.

Esta mistura ajuda a aliviar as dores de garganta graças ao poder anti-inflamatório das amoras e às propriedades anti-sépticas do mel que ajudam a remover as bactérias que estão provocando a amigdalite.

Remédio caseiro com sálvia para a amigdalite

Usar um chá de sálvia para fazer gargarejos é uma ótima forma de usar um remédio natural para aliviar uma dor de garganta. Esta mistura tem flavonóides e substâncias amargas que ajudam na cura da doença.

Ingredientes para este remédio natural:

  • 2 colheres de sopa de sálvia;
  • Copo de água;
  • Uma colher de sopa de mel

Como preparar este remédio natural para a amigdalite:

Coloque a água a ferver. Quando começar a ferver, desligue o lume e adicione a sálvia. Deixe esfriar à temperatura ambiente, mexa tudo muito bem e faça gargarejo deste remédio enquanto ainda estiver morno entre 2 a 3 vezes por dia!