Como curar a Sinusite


sinusite dor no nariz e testa

Dores de cabeça, desconforto no nariz, dor na face perto do nariz, são alguns dos principais sintomas causados pela sinusite. Veja-se livre dessa sinusite!

Neste artigo fique a conhecer melhor do que se trata a sinusite e como pode curá-la!

O que é a sinusite?

A sinusite é uma doença bastante conhecida por se caracterizar por uma inflação das mucosas nas vias respiratórias, mais precisamente nas cavidades ósseas próximas do nariz.
Esta inflação consequentemente vai atrapalhar o escoamento da secreção que normalmente deitamos pelas vias nasais, sendo que esta doença pode ser secundária e aparecer em pessoas que são alérgicas a algo. Normalmente muitas pessoas são alérgicas ao pólen da Primavera e são nestas alturas que se descobrem algumas doenças nas vias nasais que se desconhecia.
Esta doença nasal que se caracteriza como sinusite, tanto pode ser crónica como aguda, ou seja, na primeira hipótese é quando o inchaço e a inflamação tem mais ou menos a duração de três meses, na segunda hipótese, é quando os sintomas aparecem e desaparecem num espaço de tempo até três meses, não excedendo este tempo, senão passa a ser considerada uma sinusite crónica.

Quais as causas da sinusite?

A sinusite pode ser causada por vários agentes, como por exemplo, algum tipo de bactéria, fungo, vírus ou outros fatores associados a alergias, como por exemplo, o pó que se acumula dentro de casa, o pêlo dos animais de estimação, poeiras ou cheiros muito ativos.
A exposição prolongada das vias respiratórias com produtos químicos é outro dos fatores que pode provocar a causa da sinusite, sendo que em casa mais raros e extremos, a presença desta doença, pode evidenciar a presença de um tumor.

Quais os sintomas da sinusite?

Apesar de existirem dois tipos de sinusite, uma crónica e outra aguda, ambas apresentam os mesmos sintomas da doença. Sendo que a sinusite aguda apenas é vista como uma espécie de constipação e apresenta alguns sintomas, como por exemplo:
– Dor na estrutura óssea junto ao nariz;
– Perda de alguma percentagem do olfato;
No entanto, na sinusite crónica os sintomas são mais elevados e pode incluir:
– Dores de ouvidos;
– Tosse que tem tendência a piorar durante a noite;
– Garganta inflamada;
– Mau hálito;
– Naúseas e fadiga.

Como curar a sinusite?

Existe um método muito eficaz de tratamento que ajuda a aliviar os sintomas provocados pela sinusite, como por exemplo, a água do mar – existe à venda em algumas farmácias as chamadas soluções salinas, trata-se de uma mistura entre a água do mar e a água destilada e são ótimas para desentupir as vias respiratórias. Se porventura decidir fazer esta mistura de forma caseira, também é possível, basta adicionar um colher de chá de sal por cada litro de água.
Os restantes métodos de tratamento para sinusite já englobam medicamentos, cirurgias, antibióticos e o aconselhável é informar-se junto do seu médico os mais adequados para não causar mais problemas.

Como prevenir a sinusite?

Existem algumas dicas que ajudam a prevenir a sinusite e ajuda a melhorar a doença para quem já tem:
– Evitar a exposição das vias respiratórias em atividades que pioram os sintomas;
– Inalar vapor de água, faz muito bem para desobstruir as vias;
– Evitar ao máximo o tabaco, este é um agente altamente irritante para as vias respiatórias;
– Fazer lavagem nasal com frequência e beber muita água.

O que melhora muito a sinusite durante o Inverno, é frequentar a praia durante o Verão! Para viver um inverno melhor, livre de sinusite, vá à praia durante o verão, e tome banho no mar, para limpar bem as fossas nasais! Se possível, pode até inalar alguma água do mar pelo nariz, para que limpe o seu nariz por dentro! É muito bom para passar melhor o inverno, sem sintomas de sinusite!

A sinusite não tem uma cura específica, mas através de alguma prevenção e de algum tratamento sintomático, consegue viver melhor, sem ser incomodado pela sinusite!




  • Como curar a Dor de Cabeça sem remédio

    Chegou aquele momento da sua vida, em que não quer tomar mais remédios para curar a sua dor de cabeça? Não sabe como fazer…

  • Como curar a Enxaqueca

    Costuma ter muitas dores de cabeça? Não consegue aliviar as suas dores? Já não sabe o que fazer? Não suporta essas enxaquecas? Veja aqui…

  • Como curar a Rinite Alérgica

    Sofre de dores de cabeça, nariz pingando constantemente, principalmente na altura da primavera quando tem muito pólen no ar? Ou também sente isso quando…

  • Como Curar a Gripe de Modo Fácil e Rápido

    Apanhou uma gripe? Não sabe como curar? Não quer tomar medicamentos para curar a sua gripe? Não está para ir ao médico? Se for…