Como Curar a Tendinite no Ombro


Os nossos músculos e ossos, estão ligados por tendões. Porém, quando esses tendões são submetidos a esforços constantes, pode gerar uma inflamação – a tendinite.

Quando é comum esforçar muito o seu braço, efetuando movimentos com o seu ombro, como é o caso dos carpinteiros, pedreiros, pintores ou alguns esportistas que praticam natação, tênis, pingue-pongue, ou qualquer outro que obrigue a movimentar o braço muitas vezes, é normal ou usual que comecem a ser sentidas dores no topo do braço.

O excesso de movimento pode provocar uma inflamação nos tendões que são usados em excesso, com movimentos repetidos, e por isso, os praticantes das atividades referidas anteriormente, têm uma maior probabilidade de desenvolver tendinite no ombro.

Como saber se a dor no ombro é tendinite?

Por vezes também pode estar a sentir uma ligeira dor no seu ombro e não se tratar de uma tendinite! Ou pode estar a sentir uma dor ligeira e pensar que é apenas um mau jeito ou uma dor por excesso de esforço, quando na verdade até pode ser algo mais grave!

Antes de mais, se está a sentir uma dor desconfortável no ombro, evite movimentá-lo. Deve consultar o seu médico para que ele faça os exames indicados para verificar a situação, que normalmente é uma ecografia ao ombro ou uma ressonância magnética quando se suspeita de algo mais grave.

É possível curar a tendinite no ombro?

Muitas pessoas têm a dúvida se a tendinite tem cura. Se esta também é a sua questão, pode ficar contente, pois os tendões apesar de sofrerem inflamações, são estruturas que se regeneram e por isso vão ajudar muito no tratamento e recuperação do seu ombro, mas para isso terá que sofrer um pouco com as dores (nos primeiros dias), e fazer um tratamento indicado para conseguir ultrapassar este problema.

Tratamento para tendinite no ombro

Se está sofrendo com tendinite no ombro, entenda que a fisioterapia será a sua aliada nos próximos meses. Vai ser através da fisioterapia que vai conseguir resolver o seu problema no ombro, uma vez que se obtém excelentes resultados quando é usada no tratamento da tendinite! Enquanto isso, tente ao máximo evitar movimentos com o ombro lesado, ou caso contrário vai sofrer com mais dores e o tratamento vai atrasar.

Durante a fisioterapia vai ser aplicado gelo no seu ombro, vão ser feitas massagens, aplicação de ultrassons e ionizações com anti-inflamatórios. Todo este tratamento leva algum tempo, não vai conseguir curar a tendinite no ombro de um dia para o outro, mas com as indicações certas e a precaução correta, vai conseguir acabar com a tendinite.

Quando sentir dores durante o dia, pode optar por tomar anti-inflamatórios não esteroides (ibuprofeno, diclofenaco, etc), de forma a aliviar os sintomas. Porém, por vezes a dor sentida durante a noite, é muito dolorosa e não permite que o paciente descanse e durma corretamente. Nesta situação, o médico pode prescrever corticosteroides, uma vez que são mais fortes e vão ser mais eficazes no controlo da dor da tendinite. Ainda assim, estes medicamentos à base de corticoides têm alguns riscos, e por isso é necessário avaliar o caso e verificar se a relação benefício / risco compensa.

Para casos mais graves, em último recurso, pode ser necessário recorrer a cirurgia para curar a tendinite. Apenas se aplica em casos excecionais, principalmente quando estão associadas outros problemas de saúde com o ombro do doente.

Alimentos para curar e aliviar dores da tendinite no ombro

Apesar de o tratamento mais eficaz na tendinite ser a fisioterapia, alguns alimentos têm propriedades anti-inflamatórias que quando consumidas ou aplicadas diretamente no local da dor, têm capacidade de aliviar os sintomas sentidos.

Alecrim

Esta planta é conhecida pelas suas propriedades anti-inflamatórias o que torna uma excelente aliada no tratamento e alivio da dor da tendinite. Basta fazer um chá, cozendo umas folhas de alecrim durante 10 minutos, e depois deixar repousar até ficar morno. Esse chá não é usado propriamente para beber, mas sim para esfregar e lavar o ombro, pode molhar um pano, algodão ou compressas nesse preparado, e aplicar sobre o ombro até ficar frio.

Agrião

Uma sopa de agrião, ou simplesmente numa salada, pode ser uma forma ideal de consumir estas folhas e ainda estar a tratar a sua tendinite. Para além das suas vitaminas e minerais, esta planta ajuda na recuperação da tendinite, e trás ainda outros benefícios para a sua saúde.

Amora

Esta fruta pode ser consumida em suco ou simplesmente como fruta fresca. É utilizada na medicina como um fruto antioxidante e também tem as suas propriedades anti-inflamatórias que vai ajudar na recuperação da tendinite.

Gengibre

O famoso gengibre é utilizado, de forma natural, em muitas situações medicinais para curar doenças e outros problemas de saúde. Para o tratamento da tendinite, um chá à base de gengibre pode ser o ideal. Basta fazer ferver cerca de 1 cm de gengibre em meio litro de água. Deixe ferver durante cerca de 10 minutos e após isso é coar e beber. Pode adoçar com mel caso o sabor não lhe agrade.