Como Curar a Tendinite – Sintomas, Causas e Tratamentos


Quer saber como aliviar as suas dores e como curar a tendinite? Quer conhecer chás que ajudam a aliviar a dor da tendinite?

Muitas vezes sentimos dores fortes no ombro, pulso ou cotovelo. Devido a um mau jeito, movimentos repetidos, ou até mesmo devido ao envelhecimento. A causa dessa dor, poderá estar numa tendinite.

Neste artigo vamos explicar tudo sobre essas dores e explicar como pode curar esse problema!

O que é uma tendinite?

A tendinite (tendinopatia ou tendinose) é uma lesão acontecem na estrutura que liga os nossos músculos aos ossos. Essa estrutura chama-se de tendão. A tendinite é então, uma inflamação do tendão, que provoca dores e dificuldade em movimentar a área afetada pela inflamação do tendão.

Causas da tendinite

A tendinite pode aparecer devido a uma lesão no tendão, devido ao excesso uso do tendão, como movimentos repetidos ao longo de vários anos. É uma situação que acontece em muitas pessoas que trabalham sempre efetuando os mesmos movimentos por repetidos anos, acabando por desenvolver uma tendinopatia. A tendinite também pode ser devido ao envelhecimento da pessoa e logicamente do próprio tendão, que vai perdendo elasticidade com o tempo. Doentes que sofram de artrite reumatoide ou de diabetes têm um risco mais elevado de desenvolvimento de desse problema.

Esse problema pode acontecer em qualquer tendão do corpo, porém, os mais frequentes são os tendões no cotovelo, no joelho, no calcanhar, no pulso e no ombro.

Sintomas da tendinite

O principal sintoma da tendinite é uma dor forte na área afetada, mas existem outros sintomas também associados à essa dor como:

  • A pele que reveste o tendão inflamado fica quente e vermelha;
  • Sensibilidade no tendão;
  • Dor mais intensa à noite;
  • Dificuldade de movimentar o tendão inflamado;
  • Dor aumentada com os movimentos.

Como tratar a tendinite?

O tratamento da tendinite passa por diminuição da dor e da inflamação, junto com sessões de fisioterapia para tratar o problema.

1 – Evitar movimentos

O mais importante será evitar ao máximo movimentar a região afetada pela inflamação, ou seja, se sofrer de tendinite no joelho deverá evitar ficar de pé, andar de carro, correr, levantar e abaixar várias vezes repetidas, etc…

Se a tendinite for no ombro, deverá evitar rodar o braço, levantar o braço, movimentar o ombro, e exercícios que exijam o movimento do ombro.

Se for uma tendinite no calcanhar, deve evitar caminhar por longos períodos de tempo, movimentar o pé, evitar movimentos bruscos com o pé, e outros movimentos e exercícios que obrigam a movimentar o calcanhar.

Se for uma tendinite no pulso, deverá evitar os movimentos por completo da mão do pulso afetado.

Caso a tendinite seja no cotovelo, deverá evitar dobrar o braço repetidas vezes, mantendo-o numa posição esticada, ou encolhida, como lhe for mais favorável e causar menos dores, sendo que a mais provável de causar menos dores, será numa posição de braço esticado.

2 – Gelo

Deve aplicar gelo, durante 15 minutos, 2 vezes por dia, sobre a área do tendão inflamado.

3 – Anti-inflamatório, pomada e analgésico

Deverá considerar o uso de um anti-inflamatório para aliviar a inflamação e a dor do tendão. Se a dor voltar poucas horas após tomar o anti-inflamatório e ainda não poder tomar mais um, pode tomar um analgésico, como o paracetamol, 4 horas após o anti-inflamatório. Deve também aplicar uma pomada, com propriedades anti-inflamatórias se possível, por cima da região afetada pela dor.

4 – Fisioterapia

A fisioterapia é muito importante para ajudar os problemas que essa dor causa! Este tratamento irá ajudar a combater a inflamação e a dor causada pela inflamação.

Aproximadamente após 20 sessões de fisioterapia, os resultados são positivos. Isto se o paciente tiver cuidado e não movimentar o tendão inflamado e colocar o gelo todos os dias.

5 – Chá caseiro para a tendinite

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias, pelo que um um chá de gengibre, irá ajudar a diminuir a inflamação, o inchaço e a dor provocada pela tendinose.

O alecrim é utilizado para o alivio de dores provocadas pela artrite reumatoide, mas também tem eficácia comprovada no alivio da dor da tendinite, pois também tem propriedades anti-inflamatórias à semelhança do gengibre.

Em casos mais graves, a tendinose pode levar à deposição de cálcio no tendão, podendo provocar uma rotura no tendão. Caso isto aconteça, será necessário uma cirurgia para resolução do problema.

Veja também: Como curar a artrose

Como prevenir uma tendinite

  • Pratique aquecimento e alongamentos, antes e após atividade física;
  • Evite movimentos repetidos dos mesmos tendões por longos períodos de tempo, durante vários dias;