Como curar a Tosse


 

A tosse é bastante chata e incómoda, principalmente quando não conseguimos aliviar os sintomas nem curar essa tosse que só atrapalha! Já está irritado com o excesso de tosse e quer um alivio rápido?

Neste artigo vai saber como curar e acabar com a tosse e parar de tossir principalmente com remédios naturais e chás para a tosse!

Quando tem uma apresentação importante na empresa, quando tem que fazer um trabalho onde use bastante a voz ou outras situações relacionadas, não é nada bom ter tosse! Pode atrapalhar no momento errado e deitar tudo a perder. Não sofra mais com essa tosse e saiba como pode acabar com a tosse e parar de tossir!

O que é a tosse? Porque ocorre?

A tosse é uma forma que nosso organismo encontra para libertar agentes invasores das vias respiratórias. É uma resposta fisiológica do nosso organismo. Podemos encarar a tosse como um sinal que nosso corpo nos envia dizendo que algo não está bem. Pode ser uma coisa passageira e pouco incómoda mas também pode ser uma tosse bem irritante, incomodativa e até dolorosa. Pode acontecer de forma voluntária ou involuntária.

Quais as causas da tosse?

A tosse pode ter várias causas. Pode surgir devido a uma constipação, resfriado ou gripe mas também pode ser causada por alergias, asma, tabaco, inflamações, infeções, secreções, substâncias irritantes que derivam de algum detergente doméstico, por exemplo, ou mesmo devido à toma de algum medicamento, entre outras causas.

Cada caso é um caso e convém não descurar se a tosse teimar em permanecer.

Sabemos que bebés e crianças são os “alvos mais fáceis” da tosse porque o seu sistema respiratório vai melhorando a sua eficiência nos primeiros anos de vida mas até lá vai dando muita tosse e problemas respiratórios que, nalguns casos, são preocupantes do ponto de vista clínico.

Quais os sintomas da tosse?

A tosse é por si só um sintoma de algo que se passa no nosso corpo.

A tosse pode ser de quatro tipos: persistente, seca, com expetoração e com expetoração com sangue.

Como curar a tosse?

Existem alguns medicamentos anti tussicos, mas o medicamento a tomar depende do tipo da sua tosse (se é seca ou com expetoração). O melhor será visitar uma farmácia e conversar com o farmacêutico ou em casos mais avançados, consulte o seu médico para que ele possa receitar o melhor medicamento para aliviar a sua tosse.

Entenda que terminar com a tosse não é o mais indicado quando se trata de uma tosse com expetoração! Se está com espetoração, a maior parte das bactérias que estão no seu organismo causando alguma doença ou até mesmo sendo responsáveis pela tosse, estão alojadas nessa mesma expetoração. Assim sendo, para aliviar a tosse e ajudar a curar a sua doença, o essencial é expelir essa expetoração. Por isso, se tiver uma tosse com expetoração, o melhor mesmo é usar um medicamento expetorante, que vai ajudar a libertar a expetoração, como é o caso da acetilcisteína!

Atenção, você vai tossir mais! Se está com expetoração, um medicamento expetorante vai liquidificar a sua expetoração, tornando-a mais liquida para poder ser expelida mais facilmente. Para além disso, um medicamento expetorante também vai “forçar” a sua tosse, vai obrigá-lo a tossir cada vez mais, isto para que liberte a sua expetoração.

Remédios naturais para aliviar e acabar com a tosse:

A tosse pode ser tratada com medicamentos ou remédios naturais. Veja estas formas naturais de curar a tosse! Se a tosse for persistente e incomodativa convém procurar ajuda médica. E claro, se se tratar de um bebé ou de uma criança procure sempre aconselhamento médico antes de seguir outras alternativas.

  • Mel: O mel ajuda a acalmar as membranas mucosas. À noite antes de deitar é uma excelente opção já que irá contribuir para uma boa noite de sono. Juntá-lo num copo de leite quente ou numa chávena de chá ou até mesmo ingeri-lo à colher são possibilidades que surtirão o mesmo resultado.
  • Cenoura: A cenoura é conhecida pelas suas propriedades antitússicas. Rale a cenoura e coloque-a dentro de um recipiente no congelador. Ao fim de alguns minutos, retire o suco que a cenoura libertou e misture com um pouco de mel. Este preparado surte muito efeito nas crianças. Dê-lhes este preparado várias vezes ao dia.
  • Cebola: Corte uma cebola em quatro pedaços e coloque na mesinha de cabeceira do seu quarto! É verdade que o cheiro pode não ser mais agradável, mas irá ajudar a dormir muito melhor! A tosse é chata principalmente de noite, quando queremos dormir, e muito se deve à posição em que dormimos… Mas a cebola é muito importante para aliviar a tosse durante a noite! Siga este conselho e vai ver que conseguirá dormir muito melhor, sem tosse!

Não se esqueça de beber muita água durante todo o dia! A água não só é maravilhosa para acelerar o processo de cura da tosse, assim como é bastante necessária para o nosso organismo e vital!

Chás para a tosse:

Também existem chás para aliviar a tosse e acelerar o processo para terminar com essa tosse que está atrapalhando bastante!

  • Chá de limão: Pode juntar ao chá de limão uma colher de mel e um pau de canela.
  • Cremes como o Vicks Vaporub. Graças à sua composição à base de mentol, cânfora e óleo de eucalipto acalma a tosse e elimina as dores musculares. Não é recomendado para crianças com menos de 2 anos. Aconselha-se a leitura da posologia e modo de administração que constam no próprio creme. Não é sujeito a receita médica.
  • Chá de hortelã: A hortelã tem propriedades antitússicas e resulta muito bem em casos de tosse seca.
  • Chá de cebola, figo e pão: Faça um chá com cebola (incluindo a casca da cebla), casca de figo e côdea de pão. Pode não ser uma mistura muito agradável, nem no paladar nem visivelmente, mas tenha certeza que vai ajudar e muito a curar a sua tosse!

Não use açúcar para adoçar os chás! Prefira o mel invés do açúcar! Para além de ser muito mais natural e não fazer tanto mal, o mel também ajuda a curar a tosse, como já dissemos anteriormente.

Como prevenir a tosse?

Este é um assunto que ainda deixa a comunidade médica dividida. Divergências à parte vamos seguir os conselhos de nossas avós e evitar pegar frio, sair à rua de cabelo molhado, andar descalço em casa no inverno e beber bebidas muito geladas.

Entenda ainda que se é fumador, a sua tosse pode vir principalmente do fumo do tabaco! Se está pensando em deixar de fumar, aqui tem um excelente incentivo! Para além dos muitos males que o fumo do tabaco faz, um deles é causar aquela tosse seca que arranha no peito! Deixe de fumar e vai ver que se vai sentir muito melhor.

O mesmo se aplica a pessoas que frequentam ambientes com muitos fumadores… Pode não ser fumador direto, mas respirando um ambiente com muito fumo de tabaco, vai fazer de você um fumador, embora passivo… Esse fumo de tabaco também lhe irá causar tosse! Evite estes ambientes e o fumo do tabaco para não ter tosse.

 

Concluindo, a tosse não tem uma forma eficaz e rápida de ser eliminada! Não vai conseguir deixar de ter tosse e parar de tossir da noite para o dia! Tem que ter paciência e aguentar uns dias com essa tosse. O máximo que pode fazer é aliviar os sintomas, tentando parar um pouco a tosse durante o dia e durante a noite, para dormir melhor, e acelerar o processo de cura da tosse para que deixe de ter tosse mais rápido!







  • Como Curar a Gripe de Modo Fácil e Rápido

    Apanhou uma gripe? Não sabe como curar? Não quer tomar medicamentos para curar a sua gripe? Não está para ir ao médico? Se for…

  • Como curar uma Bronquite

    Uma bronquite é um caso sério que pode levar a complicações mais graves como por exemplo o desenvolvimento de pneumonias ou outras doenças do…