Como curar unhas encravadas – como desencravar unhas


unha encravada

As unhas encravadas para além da dor, causam um grande desconforto quer sejam as unhas das mãos ou as dos pés. É possível desencravar as unhas encravadas e evitar que isso volte a acontecer!

Veja aqui neste artigo as nossas instruções sobre o que pode fazer para curar ou para desencravar uma unha encravada.

Como tratar e como curar uma unha encravada

Para se tratar uma unha encravada, pode tentar levantar-se o canto da unha que se encontra encravada, com uma pequena porção de algodão ou gaze esterilizada que se põe entre a unha e a pele, para se poder levantar a unha.

Se notar um inchaço na área da unha, ou em seu redor, ou se se encontra inflamada, com uma cor rosada ou avermelhada e/ou até mesmo apresente pus, será necessário recorrer ao uso de uma pomada antibiótica indicada pelo médico. Em casos mais gravosos pode ser realizada uma pequena cirurgia para se retirar a unha.

Como se trata e como se cura uma Unha Encravada em casa?

Para se tratar uma unha encravada em casa, poderá fazer do seguinte modo:

  • Aqueça uma quantidade de água suficiente para encher um recipiente ou uma bacia, e depois, coloque os dedos do pé ou da mão que têm as unhas encravadas nesse recipiente que contém a água quente durante cerca de 20 a 25 minutos ;
  • Com a ajuda de um pouco de algodão, ou de uma gaze esterelizada, eleve o canto da unha (com algum cuidado para não se magoar) até que ela fique longe da pele e da carne. Deve mudar o algodão ou a gaze que colocou na unha encrava, pelo menos uma vez por dia;
  • Limpe, utilizando uma solução desinfetante que ajude a cicatrização e impossibilite que a região infecione;
  • Se houver necessidade e para que se aliviem as dores, quando se levanta a unha encravada e inflamada e/ou infetada, pode sempre passar-se uma pomada anestésica. Se depois de ser posto o algodão ou a gaze esterilizada as dores continuarem pode tomar-se um analgésico ou um anti-inflamatório como o Ibuprofeno ou um analgésico como Paracetamol.

O que não deve fazer se tiver uma unha encravada?

No caso de ter uma unha encravada não deve:

  • Cortar a unha que se encontra encravada ;
  • Cortar a unha em forma de “V” ;
  • Pôr um penso apertado em cima da unha encravada.

Se fizer algum dos pontos referidos anteriormente, corre o risco de a unha vir a encravar novamente ou de piorar a unha que já se encontra encravada.

O que fazer, como tratar e como curar uma unha que se encontra encravada e ja contém pús?

Se a unha encravada já se encontra num estado avançado que apresente pús, deverá sempre procurar a ajuda um médico dermatologista ou podólogista. Nestas situações, é necessário usar pomada antibiótica, indicada pelo médico, para pôr na unha e tratar a infecção.

Se utilizou o tratamento da elevação da unha, e este não resultou, pode recorrer à intervenção cirúrgica, uma vez que é a mais adequada para a resolução deste problema. Assim, e após anestesia local, na maioria dos casos não se torna necessário retirar a unha toda. Dependendo da unha que vai curar, o médico pode sempre aplicar um ácido que irá destruir parte da unha que se encontrava encravada.

Como prevenir unhas encravadas?

Para judar a prevenir unhas encravadas, as unhas devem ser cortadas de forma reta e nunca arredondar, uma vez que as unhas redondas têm uma maior possibilidade de encravarem.

Utilização sempre calçado adequado e confortável, que não aperte muito o pé. Deve obtar por calçado aberto como sandálias e outros, evitando utilizar sapatos que apertem a frente do pé, ou algum tipo meias apertadas, uma vez que este tipo de calçado e de meias, ao apertarem a frente do pé, vão modificar a forma “natural” das unhas e poderão forçar a unha a “entrar” na pele, e encravar…

A mudança de meias diariamente, é também aconselhável.

Deve manter uma alimentação saudável e equilibrada, ter os pés sempre limpos e secos e cortar as unhas todas as semanas e em linha reta. Se se cortarem as unhas de forma errada, muito curtas ou se as quebrarmos, bastará lixar as extremidades da unha, para evitar que estas penetrem a pele.

Se seguir estas dicas, é garantido, que a possibilidade de as unhas encravarem diminuirá, o que irá manter unhas e pés sempre saudáveis.

Tudo pelo conforto dos seus pés !







  • Como curar fungos na unha do pé

    Fungos na unha do pé é problema normalmente acontece na unha grande do pé, mas também pode acontecer em outras unhas, não só do…