Como curar Catapora – Varicela


curar catapora varicela
A catapora (ou varicela), começa por aparecer como alguns sintomas “normais” no nosso corpo, e nem sabemos o que é, ou pensamos ser uma gripe normal… Porém, é preciso estar alerta, e se nunca teve esta doença, quando aparecem certos sintomas, pode ser um sinal de que a catapora está atacando… Fique atento!

Febre, mau estar, dor de cabeça, dores no corpo, coceira, ou em casos mais avançados, manchas vermelhas no corpo? É catapora (ou varicela)!

A varicela é mais comum nas crianças, mas também pode aparecer nos adultos… É muito perigoso se atacar um adulto, e bastante contagiosa! As borbulhas da varicela estão contaminadas com muitos vírus! Saiba aqui tudo sobre a varicela, e saiba como curar a varicela!

O que é a Varicela?

Esta doença (varicela), é considerada como uma doença de carater infeccioso, e é também muito contagiosa! O vírus que causa a varicela é um com o nome de Varicela-Zoster, ou abreviando VZV!

A varicela é uma das doenças mais comuns a ocorrer na infância. O vírus da varicela, pode causar outro tipo de infeções para além da varicela, como por exemplo: Primário (quadro clínico bem estabelecido), latente (sem manifestação) e reativação.

Uma vez contraído, o vírus da varicela irá ficar no nosso corpo durante toda a vida… Mas fica “adormecido”.

Quais as causas e como apanhar Varicela?

Quando ainda não existiam vacinas (era pré-vacina), entre 85 a 90% das pessoas, desenvolviam a doença primária da varicela.

O principal “alvo” da Varicela, são as crianças… Mas também pode atingir um adulto, e quanto mais adulto for a pessoa, mais grave será a situação!

A transmissão da varicela, acontece através do contato aéreo ou da contaminação direta através de uma via respiratória de uma pessoa contaminada, para outra via respiratória de uma pessoa saudável, ou então, também pode acontecer por contato direto com as bolhas do corpo de uma pessoa contaminada, uma vez que o líquido se encontra bastante contaminado com o vírus!

Quais os sintomas da Varicela?

Assim que chegam ao nosso corpo, os vírus que causam a varicela começam-se a multiplicar, invadindo o sangue e produzindo sinais de infeção… Esses sinais são:

  • Coceira (Um dos sintomas mais caraterísticos da varicela por ser bastante forte e intensa);
  • Febre a rondar os 30ºC ;
  • Mau estar;
  • Perda de apetite;
  • Dores de cabeça;
  • Dores em todo o corpo.

Estes sintomas podem variar a sua intensidade, dependendo da quantidade de vírus que existe no corpo e da capacidade que o próprio organismo tem, de se defender desses mesmos vírus.

As lesões que a varicela provoca, vão-se desenvolvendo ao longo do tempo… Sendo que a última lesão e o último estágio da doença, são as manchinhas vermelhas, características da doença, que se espalham por todo o corpo, acabando por depois se transformarem em bolhas com líquido. Líquido esse que está carregado com bastantes vírus.

Como tratar e como curar a Varicela?

A cura da varicela é “sozinho”, ou seja, o nosso próprio organismo irá ser o principal responsável pela cura da doença… Porém, pode fazer um tratamento para aliviar e controlar os sintomas.

Caso a varicela ataque mulheres grávidas, recém-nascidos ou alguém que sofra de imunodeficiência (baixas defesas do organismo), essa pessoa irá necessitar de um cuidado especial.

Os sintomas comuns da varicela (dores de cabeça, febre e coceira), podem ser tratados com analgésicos para aliviar a dor, e anti-histamínicos.

O mais importante no tratamento da varicela, é o repouso absoluto do doente.

Como prevenir a Varicela?

Atualmente existe uma vacina para a varicela, que é aconselhada a administrar em crianças após o seu primeiro ano de idade. Porém, esta vacina não garante a total proteção e prevenção de contrair a doença… O que a vacina faz, é apenas garantir que quando a varicela aparecer (ou se aparecer), que os sintomas sejam mais ligeiros e não “ataquem” com tanta intensidade.

Se está com varicela, é muito importante que fique em casa, isolado, até que as bolhas sequem totalmente, para evitar que contamine outras pessoas.







  • Como curar a Caxumba – Papeira

    Está com um inchaço de lado na cara? Sente dor? A área afetada está quente? Muito provavelmente está com caxumba que também pode ser…